Autor (a): J. R .R. Tolkien
Gênero: Aventura, fantasia, juvenil
Editora: Martins Fontes
Ano: 2012
Páginas: 304
Avaliação: ★★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso.
Sendo o primeiro livro da saga de O Senhor dos Anéis, O Hobbit é reconhecido como um clássico da literatura infanto-juvenil. Publicado originalmente em 21 de setembro de 1937, foi aclamado pela crítica e recebeu um prêmio de melhor ficção infantil.
A história se passa em Midgard, em um pequeno condado, onde reside o Senhor Bilbo Bolseiro, um Hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, em sua toca no Bolsão. Mas, um dia o nosso pequeno Hobbit é surpreendido pelo mago Gandalf, que em companhia de 13 anões bate em sua porta com a proposta de uma grande aventura: uma expedição para a Montanha Solitária, a fim de resgatar o lar dos anões e o tesouro guardado pelo grande dragão Smaug. Bilbo, após muita insistência, aceita o convite de Gandalf, e liderado pelo anão Thorin Escudo de Carvalho, embarca em uma grande aventura totalmente distinta de sua vida no Bolsão.
O autor escreve de forma que o livro aparenta ser narrado por um velho amigo do personagem principal, fazendo comentários sobre os acontecimentos, e antecipando algumas informações.
Diferente de muitos outros, eu não achei a escrita do Tolkien cansativa. Ele relata detalhadamente os personagens e os fatos que se desenrolam com a leitura.
O livro é repleto de cenas de ações, onde o pequeno ladrão, o mago e os anões enfrentam diversos tipos de criaturas mágicas, como orcs, lobos gigantes, trolls e até mesmo aranhas gigantes, mas a maior cena de ação é a grande batalha final, onde os homens, anões e elfos se unem contra os orcs para proteger a Montanha Solitária.
Para mim, o a história se trata de amadurecimento e descobrimento. Digo isso porque é nítida a mudança de Bilbo a cada dificuldade superada por ele e seus 13 amigos. E também, sendo ele um amigo leal que sempre tinha uma palavra de conforto, ou algum plano para salvar seus companheiros, acaba por surpreender a todos mostrando muita coragem e dedicação a sua aventura.
Oi Laíza, confesso que não sou de ler esse tipo de fantasia, mas assisto aos filmes rsr. Ainda assim, achei a resenha muito boa, histórias de descobrimentos e que tem uma certa evolução são sempre ótimas e gostei de saber que mesmo que o autor tenha uma escrita bem detalhada, isso não te cansou, o que é bem positivo pra história ;)
ResponderExcluirEntão, confesso que nunca assisti O senhor dos anéis. E não é uma história que me chama atenção...
ResponderExcluirAchei interessante saber que há esse amadurecimento no personagem, é sempre muito bacana ver essa evolução.
Beijos
Nunca li esses livros dele e sempre que vejo algo bate aquela vontade de conhecer. Essa história já conheço por filme e o que vi falando do livro também. E é bem interessante né. Gosto da ideia dele, de como realça a amizade e aventura, e de como passa essa coisa do amadurecimento dos personagens, de se descobrir e as mudanças que enfrenta e etc. São coisas fáceis de relacionar com a realidade e a gente sempre acaba se identificando em alguma coisa. Tem mesmo muita gente que fala que é uma escrita cansativa, mas aí só lendo pra ver o que acho. Já li muita coisa no estilo de encher de detalhes e acho depende muito do teu estilo de leitura do momento e etc. No geral acho que iria gostar.
ResponderExcluirEu pessoalmente, não achei a leitura do O Hobbit cansativa não, já a do Senhor dos Anéis tem capítulos que quase nos levam a desistência, porém não são todos. Tolkien gosta de exagerar nos detalhes sobre o ambiente que os personagens estão, acho que a ideia dele é realmente nos transportar pra história, e conseguir visualizar todo o cenário.
ExcluirEspero que realmente goste.
Beijos
Já assisti os filmes de O Hobbit, porém não li os livros, pela sua resenha este livro parece ser bom, que bom que autor relata detalhadamente os personagens e os fatos que se desenrolam com a leitura, como gosto de histórias com ação e de fantasia, acabei ficando curiosa para ler este livro.
ResponderExcluirOi Laiza!
ResponderExcluirNunca li os livros, mas já assisti aos filmes, e olha, demorei tanto pra ver é me arrependi, porque amei!
De fato a história se trata de amadurecimento, e acredito que em descobrir a coragem também, já que Bilbo parece ser bem medroso, rsrs.
Imagino que a adaptação - mesmo que ótima - deve ser inferior ao livro, por isso pretendo ler.
Bjs
Oi Vitória!
ExcluirEu também demorei bastante para me render à toda a saga de O Senhor dos Anéis, e hoje ele vem sempre no topo da minha lista quando penso em histórias de fantasia.
Realmente, o Bilbo se torna muito corajoso, porém no livro, ele é retratado com uma descendência de hobbits aventureiros, e não é tão pintado um medroso, como no filme.
O livro é realmente muito melhor que o filme, vale a pena a leitura!
Beijos
Eu não costumo ler fantasia, mas gostaria de ler O Hobbit e O senhor dos anéis. São clássicos, né?
ResponderExcluirBom saber que a leitura não é cansativa, dá um animo a mais para ler kk
Sim, eles são clássicos, e maravilhosos!
ExcluirQue bom saber que minha resenha te deu ânimo em ler o livro, você não vai se arrepender!
beijos
Oi Laiza, nunca li nenhum livro da saga O Senhor dos Anéis e nunca assisti os filmes sinceramente a historia em si não me chama a atenção não sei porque por favor não me julguem hshshs, mas que legal que o livro foi publicado em 1937 muito muito tempo mesmo e continua fazendo sucesso até hoje, mas dessa vez vou passar, bjs.
ResponderExcluirOlá, apesar da popularidade da saga, nunca assisti as adaptações ou li alguma obra de Tolkien, mas vejo que o autor entrega para o leitor uma fantasia que realmente transporta o leitor para dentro da história, graças ao estilo detalhado que configura a escrita do autor. Beijos.
ResponderExcluirNUnca li O Hobbit ou O senhor dos anéis, e tbm nunca assisti aos filmes, não tenho muito interesse não !! Mas é bom saber que a leitura de O hobbit não é cansativa e o livro é rico em detalhes, eu amo fantasia e quem sabe algum dia eu leia, porém, não é a minha prioridade!!
ResponderExcluirAdoro livros que se ambientam em lugares, onde possuem criaturas mágicas, pois acredito que deixa a leitura ainda mais interessante e envolvente. E apesar de conhecer muito pouco dos livros desta série, e bom saber que neste em questão há um amadurecimento do personagem principal, e a cada dificuldade superada, se sente mais forte, para continuar sua aventura.
ResponderExcluirVenha participar do sorteio de um kit da caixinha da TAG Livros http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/
Ooi, sinto muita vontade de ler esse livro, já assisti os filmes e é um universo incrível.
ResponderExcluirAmo histórias que trazem o amadurecimento, acho incrível acompanhar a evolução dos personagens.
Bjs
Olá!
ResponderExcluirJá ouvir fala muito desse livro mas nunca soube do que iria a historia. Ao ler a resenha me deixou bastante curiosa, ainda mas com o fato de que é a serie O senhor dos Anéis e isso é incrível.
Tempos Literários
Amo as adaptações feitas de O Senhor dos Anéis, mas nunca quis ler os livros pq na minha cabeça a narrativa seria chata, rebuscada. Gosto muito de todos, gosto de como ressaltam a grandes amizades, o companheirismo.
ResponderExcluirOi, Laíza!
ResponderExcluirAssisti os filmes de O Senhor dos Anéis, e apesar de ter amado, os livros não são o meu estilo de leitura assim como O Hobbit também não.
Quanto a escrita de Tolkien, eu não conheço mas acredito que eu a acharia também cansativa pois não gosto de escritas detalhadas...
Abraços!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAmo ler livros de fantasia mas confesso que nunca li O Hobbit nem o Senhor dos Anéis Sim eu sei a sou uma completa idiota mas eu prometo mudar isso esse ano
ResponderExcluirNão li os livros pois já vi o filme e não consigo ler o livro depois, mas é surpreendente que um livro que foi lançado em 1937 não tenha uma escrita cansativa e pesada, jamais imaginei que seria para crianças, mas como os filmes não são iguais ao livro, com certeza o livro é melhor.
ResponderExcluirLaíza!
ResponderExcluirSou completamente apaixonada pela escrita do Tolkien, ele é tão criativo e parece que estamos dentro da história, participando de todas as aventuras.
Minha coleção favorita de fantasia é O Senhor dos anéis e claro que já li O Hobbit, porque Bilbo é um dos meus favoritos.
Já assisti todos os filmes também, para complementar...kkk
Muito boa sua análise.
Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
“Que o novo ano que se inicia seja repleto de felicidades e conquistas. Feliz ano novo!” (Desconhecido)
cheirinhos
Rudy
1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!
Puxa, nunca consegui gostar dos filmes O senhor dos anéis, assisti mas não curti. Tentei ler o livro, mas não foi a minha praia, infelizmente. É uma boa história, mas não foi do meu agrado.
ResponderExcluirNunca assisti os filmes do O Senhor dos Anéis, até comecei a ver um uma vez, mas acabei parando. Não estava muito no clima, eu imagino que o universo criado seja legal, diferente, com aventuras, mas não sei porque não tive até hoje aquela vontade enorme de ver. Já ouvi que a escrita do Tolkien é difícil, complexa demais e até cansativa, então achei legal ler essa sua crítica positiva sobre o O Hobbit, bate até uma vontade de ler um dia.
ResponderExcluir