quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Resenha: Os Imortalistas - Chloe Benjamin


Título: Os Imortalistas
Autor(a): Chloe Benjamin
Gênero: Ficção, Fantasia, Drama
Editora: Harper Collins
Ano: 2018
Páginas: 320
Avaliação: ★★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: É 1969 no Lower East Side de Nova York e os rumores na vizinhança são sobre a chegada de uma mulher mística, uma vidente que se diz ser capaz de dizer a qualquer um qual será o dia de sua morte. As crianças Gold – quatro adolescentes que estão começando a conhecer a si mesmos – saem de casa sorrateiramente para saber sua sorte. As profecias informam as próximas cinco décadas de sua vida. Simon, o menino de ouro, escapa para a costa oeste, procurando por amor na São Francisco dos anos 80; a sonhadora Klara se torna uma ilusionista em Las Vegas, obcecada em misturar realidade e fantasia; Daniel, o filho mais velho, luta para se manter seguro como um médico do exército após o 9 de setembro; e Varya, a amante dos livros, se dedica a pesquisas sobre longevidade, nas quais ela testa os limites entre ciência e imortalidade. Um romance notavelmente ambicioso e profundo com uma brilhante história de amor familiar, Os imortalistas explora a linha tênue entre destino e escolha, realidade e ilusão, este mundo e o próximo. É uma prova emocionante do poder da literatura, da essência da fé e da força implacável dos laços familiares.

Havia muito tempo que eu não lia um livro assim... Um drama familiar com uma pegada de fantasia e romance. E quando comecei a ler Os Imortalistas eu não esperava nada disso. Na verdade estava imaginando só uma fantasia em que os 4 irmãos passam a fazer coisas incríveis e mirabolantes. Hoje fico contente por estar muito enganada. Este é um livro que mexe com o leitor de um jeito sutil, mas profundo. As reflexões que passamos a fazer após concluir a leitura ficam por dias e a vontade de debater com outros leitores é insaciável.

Neste livro temos 4 irmãos que quando crianças vão na casa de uma vidente. Eles ficaram sabendo que ela conta o dia da morte das pessoas. Simplesmente isso. Claro que essa data não nos é revelada de cara, pois existe um mistério com o que esta se passando ali com as crianças, mas logo na primeira parte quando os irmãos conversam sobre o episódio, já adultos, alguns compartilham da visão da mulher. E é com eles adultos que a história passa a acontecer.


Mas o que tem de tão legal no livro assim? Bom, a jornada desses personagens até a morte. Os questionamentos que ficam é, de fato, se viveríamos diferente sabendo que dia morreríamos? O que seria diferente? Ou questionando as escolhas dos personagens: será que eles realmente teriam morrido na data que a vidente disso se não tivesse tomado atitude x ou atitude y? A vida que eles escolheram no livro os levou direto para o final trágico, em alguns havia até a possibilidade de escolher se seria aquilo ou não.

Um outro ponto legal na trama são os questionamentos religiosos que a autora coloca, como forma de questionamentos até pessoais das personagens. O pai deles era muito religioso, praticava rituais de sua crença e gostaria que os filhos tivessem o mesmo rumo; e eles acabam falando sempre sobre as diferenças que tem com o pai, o que acreditam ou não daquela religião e até mesmo de outras e o quanto aquilo influencia sua vida, seja de forma positiva ou negativa. Apesar de eu não ter religião formada eu gosto muito desses questionamentos em livros, pois muitas vezes são meus próprios questionamentos refletidos na obra.

Os Imortalista é um livro maravilhoso que deve ser lido por todos. Sem mais.

2 comentários:

  1. Nathalia,tudo bem?

    Adoro um romance com drama. Esse livro chamou a minha atenção, porque além de se passar no ano de 1969 e por misturar os gênero. Gostei bastante!

    Até mais!
    Lídia
    https://www.depoisdaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica! Historia cativante. Fiquei muito curioso para ler👍

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)