sexta-feira, 9 de outubro de 2020

RESENHA: PISTAS SUBMERSAS - MARIA ADOLFSSON

 

TÍTULO: Pistas Submersas    
Doggerland, vol. 1
AUTOR (A): Maria Adolfsson
GÊNERO: Suspense, mistério, policial
EDITORA: Faro Editorial    
ANO: 2020
PÁGINAS: 368
SINOPSE: Bem-vindo ao mundo único de Doggerland! Uma nação formada por grande extensão de terras, hoje, a maior parte submersas, das quais restaram apenas três ilhas, localizada em algum lugar entre o Reino Unido e os países nórdicos. É lá que Maria Adolfsson cria o cenário perfeito para uma história arrebatadora. Na manhã seguinte ao grande festival das ilhas de Doggerland, norte da Escandinávia, a detetive Karen Hornby acorda em um quarto de hotel com uma ressaca gigantesca, mas não maior que os arrependimentos da noite anterior. Na mesma manhã, uma mulher foi encontrada morta, quase desfigurada, em outra parte da ilha. As notícias daquele crime abalam a comunidade. Karen é encarregada do caso, algo complexo pelo fato de a vítima ser ex-esposa de seu chefe. O homem com quem Karen acordou no quarto de hotel... Ela era o seu álibi. Mas não podia contar a ninguém. Karen começa a seguir as pistas, que vão desenrolando um novelo de segredos há muito tempo enterrados. Talvez aquele evento tenha origem na década de 1970... Talvez o seu desfecho esteja relacionado a um telefonema estranho, naquela primavera. Ainda assim, Karen não encontra um motivo para o assassinato. Mas, enquanto investiga a história das ilhas, descobre que as camadas de mistérios daquelas terras submersas são mais profundas do que se imagina.

Vocês ainda escolhem livro só pela capa? Porque eu sim hahaha Pedi esse livro pra editora depois de alguns meses dele ter sido lançado e na verdade, não tinha prestado muita atenção nele quando chegaram as news de lançamento, só vi uma capa legal e uma sinopse que só gravei que era alguma coisa de crime; isso ficou no subconsciente e pronto, chegou um momento em que precisava de algum livro pra ler e pedi ele. Grata foi a minha surpresa quando me deparei com uma história intrigante e muito bem escrita. 

Karen é um protagonista muito interessante, já que ao meu ver, ela foge dos padrões das "mocinhas" principais. Ela já é mais madura (em idade e personalidade), passou por momentos mais do que difíceis na vida e mesmo assim é dura na queda, inteligente e manda muito bem comandando a história. 

A autora tece uma história que prende nossa atenção, tanto pelo crime que parece que não terá solução, de tão complicado, quanto pelas histórias paralelas - mas que tem a ver com o foco principal - que ela vai contando. Apesar de eu estar numa fase ruim de leitura, onde tudo se torna arrastado pra mim, a leitura de Pistas Submersas foi muito prazerosa e estimulante. 

Como parece ser uma série, espero que a autora vá focar mais na história da própria Karen, que mesmo tendo sido mais ou menos contada, eu acho que merece uma maior atenção e o leitor merece e precisa saber mais sobre a personagem, assim como o próprio local onde a história se passa. Nunca havia visto nada sobre Doggerland, e mesmo que uma pesquisa no Google não entregue muita coisa, achei interessante a ideia de todo um território submerso nos dias atuais. Vai ser tão interessante uma série de livros num lugar desse tipo quanto se fosse num mundo totalmente fantasioso. 

O desfecho da história e a resolução do crime, apesar de eu achar que foi a parte mais rápida do livro em comparação com o resto, me surpreendeu positivamente, sendo algo que eu não havia imaginado que aconteceria. Maria Adolfsson tem tudo para entregar uma grande série de sucesso pra gente. Leiam Pistas Submersas! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)