domingo, 17 de maio de 2015

Resenha: O Vale dos Mortos - Rodrigo de Oliveira

Título: O Vale dos Mortos
Autor: Rodrigo de Oliveira
Ano: 2013
Editora: Faro Editorial
Páginas: 304

Sinopse: 2017... UMA PROFECIA ESQUECIDA DO LIVRO DO APOCALIPSE, REITERADA POR OUTROS PROFETAS MODERNOS, RESSURGE...
Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o corpo celeste passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer...
Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto...
E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.
Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, O Vale dos Mortos baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia a transformação em grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.


Antes de mais nada tenho que dizer que li esse livro ano passado e tenho preguiça de ficar procurando as coisas nos livros, então esqueci o nome de todo mundo UAHSASH

O Vale dos Mortos é o primeiro livro da série e é um dos melhores livros introdutórios que já vi, em minha humilde opinião, pois nos ambienta perfeitamente na história e tem ação, nos prende do começo ao fim. Quero mais o que né?!
Tudo começa quando cientistas descobrem o planete Absinto, muito maior que a Terra, e divulgam que ele está em rota de colisão com nosso pobre planeta. A humanidade vai a loucura e todos temem o terrível fim, mas para alegria de todos os cientistas calcularam errado e o planeta vai passar a uma distância segura da Terra e ainda por cima vai proporcionar um belo show. O grande dia chega e todos estão excitados com a ideia de olhar para o céu e ver um novo planeta, outros ainda se encontram com medo de que tudo de errado. No meio de todos somos apresentados a Ivan e Estela, um casal apaixonado, com dois belos filhos que estão indo passar um feliz dia no shopping. De repente, no meio da praça de alimentação, algumas pessoas começam a cair mortas, e ninguém sabe o que fazer. A preocupação é geral e tudo vira uma loucura quando aquelas pessoas que caíram começam a se levantar e atacar os vivos...
Acompanharemos aqui, Ivan, Estela e seus dois filhos tentando fugir, tentando achar algum lugar seguro no mundo onde não haja zumbis.

Espetacular, essa é a palavra que eu tenho pra definir esse livro. Rodrigo criou uma história totalmente fantástica para nós, pobres fãs de zumbis que já estávamos cansados da mesmice. É uma história de apocalipse zumbi? É. Eles comem pessoas? Sim. Eles morrem com um tiro na cabeça? Sim. Então o que tem de novo? Tudo! Mesmo tendo características já conhecidas, o autor conseguiu inovar em sua história, conseguiu escrever uma coisa que nos deixa loucos (no bom sentido)! E o melhor de tudo? É nacional! Sabe o quanto eu fico feliz de ver uma história tão boa assim sendo escrita por um autor nacional, que mora aqui perto de mim? Eu fico é feliz pra caramba! 

A história é muito bem estruturada e ao meu ver teve a explicação necessária para o que está acontecendo (alô TWD, aprende com o Rodrigo a dar o motivo das coisas). Uma das coisas que achei mais legal é que o Rodrigo escreveu partes mostrando o apocalipse em outros países, como a França e China, mostrou que não foi uma coisa só aqui, mostrou que o desespero é geral. Aliás, adorei a parte da China. 

E os personagens? O que são esses personagens! Declaro que sou apaixonada pelo Ivan e pela Estela. Eles eram pessoas totalmente normais, com vidas normais e o autor os transformou totalmente a partir do momento em que eles se encontraram em perigo. Eles são fortes, são determinados, são totalmente prontos para uma situação dessa mesmo que eles mesmos não soubessem disso antes. As coisas que eles enfrentam no caminho, as situações pelas quais eles passam demostram uma tremenda inteligência e coragem. Os outros personagens também são ótimos é claro, cada um foi tão humano quanto podia ser, tiveram as mais diversas reações, do jeito que eu imagino que as pessoas iriam reagir numa situação dessas mesmo.

A escrita do Rodrigo é totalmente dinâmica, você não consegue desgrudar do livro um minuto sequer e em momento algum sente tédio ou coisa parecida. Ele escreve com tremenda maestria.
Sabiam que a história surgiu de um sonho dele? Esse homem é louco gente. Ou um gênio. Só sei que O Vale dos Mortos se tornou um dos meus livros favoritos e tenho muito orgulho de tê-lo na minha estante. 

Fãs de zumbi, leiam esse livro. Pessoas que tem medo de zumbi, leiam esse livro. Quem nem gosta de ler, simplesmente leia esse livro!


6 comentários:

  1. The Walking Dead tem mesmo que aprender com esse autor. u.u
    Eu li o primeiro capítulo na internet e MEU DEUS!! Eu necessito!!! Percebi que a história nos prende mesmo, tô louca por um livro assim, que a gente não sente vontade de desgrudar!
    Mais uma prova de que escritores brasileiros arrasam!
    Amei a resenha! Bjs, Nath <333

    ResponderExcluir
  2. Oeeeeeeee Natalinda
    Tenho muita vontade de ler essa série, por que: ZUMBIS e NACIONAL
    Só li Sangue Quente, que tem o enredo zumbístico (?) x-x preciso de mais na minha lista de leituras u-u
    E que ótimo que o enredo supera TWD u-u LKAJDÇKLASJDLKAS

    Beijos!
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Nath!!!!

    HAAAAA!!!! Pára o mundo que quero descer! Livro MARAVILHOSO neh? Sou apaixonada por essa série! Ivan e Estela são meus heróis infinitos! kkkkkkk
    Adorei a resenha!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nath.
    O fato desse livro ser nacional e se passar em São Paulo contribuiu e muito para eu amar a série. Sempre vemos zumbis nos EUA, por que não no Brasil?
    E o autor é incrível, o que torna o livro ainda melhor.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. É sempre muito bom quando o autor consegue criar uma história que nós gostamos tanto, principalmente quando eles renovam um pouco o que já conheciamos, tenho certeza de que irei adorar esse livro, já está na minha lista.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, a história me surpreendeu! A série vai ser uma das minhas próximas aquisições :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)