quarta-feira, 29 de março de 2017

Indicando: A história da mitologia para quem tem pressa - Mark Daniels

Título: A história da mitologia para quem tem pressa
Autor: Mark Daniels
Gênero: História
Editora: Valentina
Ano: 2015
Páginas: 200
Compre: Amazon - Submarino
Sinopse: Profundamente pesquisado, conciso e didático, A HISTÓRIA DA MITOLOGIA PARA QUEM TEM PRESSA é uma jornada iluminadora pelo mundo fascinante da mitologia. De vastas civilizações a sociedades locais no mundo inteiro, todas criaram um rico catálogo dedivindades, heróis, monstros e mitos. Essas personagens e estruturas contam a história de nossas origens, triunfos e desastres, agindo como ferramentas criativas para comunicar as lições de vida mais importantes. A escala e a dramaticidade desses relatos épicos, aos quais não faltam elencos de criaturas fantásticas e grandes famílias separadas pelo amor e a guerra, dão de dez em qualquer novela moderna. Nesta introdução magistral à mitologia, Mark Daniels explora as antigas histórias dos aborígenes australianos, sumérios, egípcios, chineses, índios norte-americanos, maias, incas, astecas, gregos, romanos e nórdicos, entre outros. Desemaranhando a complexa teia de deuses e deusas, divindades menores e monstros, Daniels revela as criaturas e as narrativas do passado que tanta influência exerceram sobre as culturas do presente. Descubra por que Odin, o Pai dos Deuses na mitologia nórdica, estava tão interessado em perder o olho, a importância do mito de Osíris no Antigo Egito, mitos gregos, astecas, chineses, nórdicos, egípcios, romanos, e muito mais. Tudo que você precisa saber sobre mitologia, explicado e introduzido de forma clara, resumida e ilustrada.


Esse é um livro que a muito tempo eu tinha curiosidade de conhecer. Não só ele, aliás, mas todos os que fazem parte dessa coleção de "pressa". Pois bem, tive a oportunidade de adquiri-lo e não foi bem o que eu esperava.

O livro traz sim um compilado de informações sobre as principais mitologias (grega, romana, nórdica, egípcia, e outras) que podem saciar um pouco a curiosidade do leitor interessado no assunto. Em suma, em cada mitologia descrita nós encontramos um pequeno ajuntamento de lendas e mitos breves. 
Em sua maioria, e nisso vemos como muitos povos tem um pensamento parecido, os mitos tem relação com a criação do planeta e da vida. É interessante parar e refletir sobre essas culturas tão distintas e como elas por vezes se parecem, mas basicamente, o livro fica só nisso. 

Sei que o intuito era ser um livro informativo conciso, tanto que isso fica explícito no título, mas senti falta de uma "cara melhor" para o texto. Em minha opinião, o autor poderia ter escrito de forma mais envolvente, pois, durante a leitura me senti lendo um trabalho qualquer, um apanhado de coisas que eu poderia ter feito também com um pouco de pesquisa. Aliás, falando em pesquisa, ao observar as fontes que são citadas ao final do livro, me deparo com o nome da Wikipédia. REALLY?????!!!!!!

Pra alguém como eu, que gosta de mitologia mas tem preguiça, o livro agrega ao trazer não só as mais conhecidas, mas mitologias até da Austrália (!!), então rola um diferencial sim. Pra quem é um ávido leitor de mitologias, creio que o livro passe a ser inútil. E pra quem não sabe de nada esse livro pode servir como uma introdução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)