segunda-feira, 26 de março de 2018

Resenha: Contra todas as probabilidades do amor - Rebekah Crane

Título: Contra todas as probabilidades do amor
Autor (a): Rebekah Crane
Gênero: Young Adult
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 240
Avaliação: ★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: Sejam bem-vindos ao acampamento Pádua. Um retiro de verão para adolescentes problemáticos. Mas não se tratam de problemas comuns, como não querer estudar, mentir ou colar na prova. Não! Estamos falando de problemas reais. Alguns deles tão grandes, tão sérios, que até um adulto desmoronaria sob o peso deles. No acampamento, Zander, uma garota enviada pelos pais contra a sua vontade, encontra uma série de adolescentes na mesma situação, e com três deles ela estabelece uma relação de amizade — Grover, Alex e Cassie. Todos os quatro são tão diferentes quanto as pessoas podem ser, mas têm algo em comum — eles estão quebrados por dentro. Em meio às sessões de grupo e, à medida em que o verão dá as caras, os quatro revelam seus trágicos segredos. Zander encontra-se atraída pelos encantos de Grover, e então começa a se perguntar, depois de muito tempo, se pode apostar em ser feliz novamente.
Mas, antes, ela precisa lidar abertamente com seus problemas, para poder juntar seus pedaços e reconstruir sua vida
Você pode pensar que se trata de uma história triste. E há partes duras sim, mas, Rebekah Crane consegue mostrar como na dificuldade podemos encontrar uma saída. Isso é uma das coisas que faz o livro completamente encantador, divertido e doce, capaz de deixar em você um grande sorriso no rosto.

Contra Todas as Probabilidades do Amor (vamos chamar de CTPA porque o nome é muito grande) é mais um YA extremamente fofo e que te conquista logo de cara. Como regra do gênero, a história aborda temas complicados da vida adolescente, e a autora acerta em cheio ao focar em problemas totalmente reais, ou seja, doenças como anoréxica, bulimia, depressão, esquizofrenia, entre outras.
O acampamento Pádua, onde se passa todo o livro, é um acampamento justamente voltado para jovens com problemas de ordem psíquica, onde eles passam o verão tentando se encontrar e melhorar.

Os pais de Zander a enviam para o acampamento, e de cara não conseguimos descobrir qual é o problema da garota, mas percebemos por seus sentimentos e emoções que ela tem um grande vazio dentro de si, e um apatia fora do comum. Lá, ela conhece Cassie - uma anoréxica extremamente irritante e grossa, Grover - um maluco que acha que a qualquer momento terá esquizofrenia, e Alex, um mentiroso compulsivo. Esse quarteto problemático conquista a simpatia e torcida do leitor logo de cara, isso eu garanto. O foco é em Zander, a protagonista, mas os outros três também são bem mostrados, apesar de Alex ser o mais excluído pra mim.

Eu achei interessante esse YA não focar tanto no romance, como alguns o fazem. A autora foca bem mesmo na auto descoberta, na aceitação, no entendimento do seu problema. Há um romance sim, mas ele só acrescenta e não toma conta de tudo. A amizade também é bem retratada, aquela coisa de você querer fazer bem ao seu amigo, querer fazer mais, querer tirar a dor dele. Levando-se em conta o tipo de pessoa que o acampamento comporta, as cenas que retratam a amizade ficam mais bonitas ainda.

A escrita de Rebekah é leve e dinâmica, é uma delícia de ler e você nem sente o livro passando. Parando pra refletir, é uma história extremamente simples mas com panos de fundo traumáticos e fortes. A autora ter conseguido misturar esse peso com essa simplicidade é o ponto mais alto da história.
As personagens são cativantes em seus problemas e deixam aquela vontade de continuar acompanhando suas vidas. O final é fofo e muito satisfatório.

A edição da Faro é impecável como sempre, e o livro se torna uma daquelas edições que dá gosto ter na estante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)