sábado, 9 de maio de 2015

Resenha: Filme Noturno - Marisha Pessl

Título: Filme Noturno
Autor: Marisha Pessl
Editora: Intrínseca
Páginas: 624
Ano: 2014
Sinopse: Com uma narrativa ágil, pontuada por recortes de jornal, páginas da internet, relatórios policiais e bilhetes manuscritos, Filme Noturno é um thriller que mantém o leitor preso até a última página.
Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.
Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.



Esse livro é tão tenso e intenso, tem uma história tão bem trabalhada que eu mal sei o que falar nessa resenha!

Scott McGrath é um grande jornalista que viu sua carreira quase ser destruída por completo quando acusou Stanislas Cordova, um famoso diretor de filmes de terror, de ser um torturador de crianças ou coisa do tipo. Divorciado e tentando recuperar sua antiga vida, Scott é jogado pra dentro de uma bela situação quando a filha de Cordova, Ashley Cordova, é encontrada morta e tudo indica que foi um suicídio. 
Scott, com a ajuda de Nora, uma jovem aspirante a atriz e Hopper um jovem traficante, começa a investigar a morte de Ashley, acreditando que há muito mais na história e acreditando que isso pode leva-lo até Cordova, que está sumido a anos.

Quando você acha que já chegou ao fundo do poço, se da conta de que está de pé em outro alçapão.

Misturando o sobrenatural e a lógica, Marisha Pessl criou uma história totalmente crível e incrível!
Filme Noturno trás uma história detalhada na medida que tem que ser e é fantasiosa até o próprio limite da mente humana. O começo é meio parado pois, a autora tenta te ambientar na história, te preparar pra bateria de investigações que estão por vir. A cada novo capítulo (que são curtos, o que facilita muito a leitura) você faz novas descobertas e ao mesmo tempo você não tem NADA. A autora joga pistas, novas pessoas, novas histórias e mesmo assim você não consegue chegar a uma conclusão

A escrita da autora é muito boa e é explícito como ela trabalhou nessa história! É tudo muito bem ligado, uma pista leva a outra que leva a outra, todas as pessoas tem um papel importante nesse caso. E os personagens aaaah os personagens! Eles são demais! MacGrath é o repórter investigativo perfeito: ele é cético, é teimoso, é curioso e é inteligente. Mas sua obsessão por Cordova o deixa cego as vezes, e isso mostra que ele é um homem super comum. Tenho que dizer que Nora me irritou de começo e muitas vezes não entendi o porquê de ela estar presente, mas ao final vi seu valor para a história; ela ajuda muito o MacGrath. O Hopper também tem seus momentos irritantes, mas achei-o apaixonante. Codorva é... bem, Cordova. Ele é uma incógnita o livro inteiro afinal, só conhecemos ele através das descobertas de MacGrath e de relatos de outros personagens. Não conhecemos o personagem em si, o que ele pensa, como ele é. Mas esse não é um problema de fato, o mistério em torno de Cordova deixa-o mais fascinante ainda. 

Eu sei que eu já disse isso mas a história é incrível! Eu penso em coisas que posso falar pra vocês pra demonstrar todo o meu sentimento com esse livro mas não consigo, nada que eu diga parece ser o suficiente! A história é escrita com maestria, é envolvente a ponto de você sentir a adrenalina correndo nas veias. Eu senti o medo dos personagens, toda a tensão, todo o desespero. Isso pra mim é a melhor coisa que um autor pode fazer num thriller como esse: me fazer sentir o mesmo que os personagens e com certeza a Marisha conseguiu isso. 

E esse livro ainda tem um quê a mais, ele é cheio de imagens de reportagens, prints de sites, fotos, etc., e tudo isso enriquece muito mais a história, é o complemento perfeito por deixar tudo mais real, tão real que eu juro que eu fui procurar pra saber se Cordova realmente existia. 

E o final? As revelações acabaram comigo! Fiquei totalmente em dúvida de qual das versões eu queria que fosse a verdadeira.

O trabalho da Intrínseca tem que ser comentado também, a diagramação está LINDA e não há erros. As letras na capa são prateadas, é um livro lindo pra se ter na estante.

Livro PERFEITO pra quem gosta de suspense e thrillers!




7 comentários:

  1. Oi, Nath!!
    Com essa resenha fiquei louca pra ler esse livro agora! Amei isso de misturar sobrenatural e lógica, deve dar um suspense ótimo!!!
    Eu tô louca pra ter esse livro na minhas mãos, pois vi várias fotos e realmente a edição tá linda!!
    Amei a resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oiiêê Nath!!!
    eu já tinha visto varias postagens desse livro mas resenha é a primeira
    vez, kkkk, o que cail bem porque eu estou precisando de livros assim kk
    espero poder compra-lo
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OEEEEEE NATH
    socorrito hein miga, que ódio de vc, e agora? e agora? tô sem grana e como vou ler esse bendito? UAEUHAEUAHEUAE
    eu tô muito na vibe de thriller e acho que vou pirar muito E MANO, O LIVRO É ENORME DE PÁGINAS AKJSDKLSAJDÇKLSAD ME GUSTA <3

    Besos
    natalhyia aqui
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nath.
    Conhecia esse livro apenas pela capa e não imaginava que houvesse por trás um enredo tão rico. Menos ainda imaginava uma construção tão boa e uma diagramação com imagens e etc. Tudo na sua resenha me surpreendeu.
    Por ser um gênero que eu gosto muito, com certeza lerei a obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nath!

    Olha, sendo sincera ok? Minha lista de desejados aumentou consideravelmente depois que vc criou este blog! kkkkkkkkkk Vou ficar mais pobre.... :( rsrsrsrrsrs

    Sobre o livro, cara, fiquei mega curiosa! Adoro livros cheios de suspense e se tem um toque sobrenatural, nem preciso pensar duas vezes, quero! kkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Oi,a resenha ficou otima e tive que colocar esse livro na minha lista, fiquei muita curiosa para saber como ele vai desvendar esse assassinato e o que ira acontecer com ele. Muito obrigado pela dica não conhecia o livro, mas com certeza pretendo ler.

    ResponderExcluir
  7. Livros intensos me prendem muito facilmente, espero muito ler este!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)