quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Ninguém te perguntou: E-book, por que tão caro? (com Samantha Rosa)


Oi galera! Voltei com mais um Ninguém te perguntou, que dessa vez será comandado pela Sammy do blog Da Imaginação à Escrita. O debate de hoje é feito especialmente pra você que lê e-book e é pobre como a gente. 


"Quem me conhece e acompanha o blog e suas redes sociais, sabe o quanto adoro os e-books, os famosos livros digitais e a convite da Nath, resolvi debater nesta coluna sobre o preço deles. Comentei certa vez que não entendo e não concordo que os e-books sejam sempre mais caros que os livros físicos e as inúmeras explicações para este fato, sinceramente não me convencem, afinal, no livro temos vetores diferentes que no e-book, e que consequentemente, explicariam muito mais o preço do livro físico ser superior, mas quando é ao contrário, sinceramente, não consigo entender, pois estamos cortando custos, não será impresso, não terá o trabalho de procurar o melhor papel para impressão, ou seja, o custo para se fazer um e-book é menor, então qual o motivo de seu preço não ser mais em conta, mais acessível?

Vou dizer, eu sou o tipo de pessoa que adora uma boa oferta, sei o valor do meu dinheiro e me recuso a comprar um livro acima de 20 reais; posso estar sendo muquirana, mesquinha ou afins? Para alguns sim, mas vejamos bem, na nossa sociedade, onde tudo tem imposto, que aliais é elevado, onde tenho uma casa, que tenho custos e muitas outras coisas, como aluguel, comida, futuro profissional, roupa, remédio, como posso me dar ao luxo ao comprar um livro que custa 20, 30, 50 reais? Com esse preço, eu compro carne, leite, ou que estiver em falta na lista de compra! Sim, são situações diferentes, coisas diferentes, mas é ai que quero chegar, meu dinheiro tem um destino certo, é contado, e nem sempre posso me dar ao luxo de comprar um livro neste preço, espero ansiosa as ofertas, Black Friday, o que seja para comprar no menor preço possível. Diz para mim, com 30 reais, posso comprar 3 livros que desejo, mas também tenho a opção de comprar um livro apenas por esse preço e este também está na minha lista, o que vou escolher? Sim, comprar três livros ao invés de um, agora vamos fazer o seguinte, o dinheiro que tenho, ou eu compro livros ou compro algo mais importante para minha casa, seja a comida, ou o que for, qual pesa mais? Para mim a resposta é óbvia. Se adoro ler? Claro que sim, mas tenho minhas prioridades, não posso deixar falta alguma coisa, ou deixar de fazer um curso que agregará no meu futuro para comprar um livro, desculpa, mas é o que penso. Fui criada para saber o valor de cada coisa, de saber o que é mais importante, por isso mesmo, cada vez mais gosto dos e-books, pois sempre tem uma oferta legal, e quando é nacional, nossa, melhor ainda, o preço chega a ser menos de cinco reais! Isto anima quem não pode se dar ao luxo de torrar sempre uma grana com livros, então entra outra questão que quero colocar em pauta. O mercado de e-books está em alta, vem crescendo cada vez mais, então qual o receio de abaixar os preços? Qual o motivo dele ser superior? Claro que temos o custo da editora, o custo do autor, do revisor e do diagramador, mas será que tudo isso justifica para o preço ser tão elevado, de ser até maior, na maioria das vezes, ao livro físico, que tem como custo a impressão (que aliais, é grande)?

A editora achando que eu to esbanjando dinheiro.

 “Livro digital é caro no Brasil e editores têm medo de desconto, diz vice-presidente da Amazon”, está chamada faz parte de uma entrevista com o vice-presidente da Amazon e quando bati o olho nela, me veio a seguinte pergunta: Qual é esse medo que os editores têm? De não vender? Do livro físico morrer? Qual é esse medo que faz com que o e-book seja tão caro? Sinceramente, não compreendo o motivo de tamanho receio, esse nicho está crescendo e vai continuar crescendo, é a lei da evolução, estamos cada vez mais digitais, mas não é por isso que o livro vai morrer. Muitos pensam que o e-book é o vilão, que veio para substituir, mas já parou para pensar que na verdade ele é mais um recurso? Que há um público grande e que continua se expandido, que vai suprir essa demanda digital, será que as editoras pararam para pensar nisso? Sim, a editora visa o lucro, mas será que o e-book é tão mal visto assim, que pensam que ele não gera dinheiro? E se não gera essa porcentagem tão esperada, qual o motivo do leitor digital estar crescendo tanto, que cada vez mais leitores estão apreciando e gostando do e-book? Seja por seu preço, ou facilidade? É a pirataria que está sustentando isso? Não, claro que não, os e-books vendem e quando o preço é bom, ai é que vende mais! Quando há uma oferta boa, qualquer um fica animado e tende a comprar mais, então porque é mais caro? Para não vender?

Felizmente, a Amazon tem feito jogadas ótimas, vira e mexe tem uma promoção legal, comprei vários títulos que estavam na minha lista de desejos a tempos, por menos de dez reais, quer um exemplo? O Orfanato da Senhorita Peregrine, há tempos eu queria esse livro, mas o preço nunca ajudava, então na Black Friday do ano passado, o e-book estava por 3 reais! Claro que não pensei duas vezes! Outro exemplo? Comprei a versão física de O Reino Secreto e qual a minha surpresa, que ao visitar a Amazon, e esse mesmo título o e-book estava a 7 reais! Fiquei chateada, pois paguei o dobro na versão física, e mesmo tendo sido até que barato, ver o e-book a esse preço me deu uma única certeza, que prefiro muito mais o digital e que sim, as editoras estão perdendo em deixar muito título com o preço superior ao físico. Acredito que se o digital fosse até 15 reais venderia muito, este preço poderia ser para lançamento por exemplo e abaixo disto, os livros mais antigos e volto a repetir, se a oferta é boa, o consumidor vai sim comprar e até mais! Não digo isto apenas por ser uma leitora que adora e-books, mas também por ter sido vendedora, sei como o consumidor é e quanto mais barato, claro que não tão barato a ponto da pessoa não lucrar, mas um preço que chame a atenção do consumidor vai fazê-lo levar o produto! E sabe qual outros motivos do consumo do e-book estar em alta? Não precisar pagar frente, não precisar esperar para ler o seu livro. A comodidade que o e-book oferece faz com que mais leitores prefiram essa opção e os editores estão perdendo em não colocar um preço mais acessível para este produto. Sou a favor de um preço justo ao e-book e me alegra ver o quanto a Amazon me proporcionou títulos ótimos, minha coleção digital cresce, então fica a grande questão? O e-book é mais caro, por qual motivo?


Vou admitir que eu nunca comprei um e-book com meu dinheiro mesmo, só baixo os de graça que a Sammy divulga (da uma olhadinha aqui) ou compro com alguma daquelas promoções que parecem bug da Amazon hahaha e tenho dois motivos: não tenho emprego e o preço não dá. Pelo preço de alguns e-books que eu quero, que chegam bem perto do físico, eu prefiro esperar uma promoção e comprar o físico. 
Mas o mercado para os livros digitais ta crescendo muito mesmo e ta conseguindo bater aquele preconceito. Eu mesma odiava e-book antes, hoje acho bem prático. Mas ainda não entendo ser caro.
E vocês, o que acham? Beijo meu e da Sammy!




25 comentários:

  1. Oi Nath e Sammy!

    Adorei o post! Tbm me pergunto isso sempre! Fazer o que neh? Brasil! rsrsrsrsr
    Tbm consegui comprar O Orfanato da Senhorita Peregrine na amazon de graça! isso mesmo. No ano passado a Amazon estava dando cupons de desconto das editoras, tive a sorte de conseguir comprá-lo de graça! Fiquei muito feliz mesmo! Antes eu tbm me recusava a gastar dinheiro comprando ebook, mas mudei de ideia pelo menos no que diz respeito a livros nacionais. O primeiro ebook que comprei na amazon foi nacional e me atrevo a dizer que nunca comprei (com dinheiro mesmo) um livro internacional. Todos que tenho baixo de graça! rsrsrsrsrs

    Adorei sua opinião e concordo totalmente. Vamos baixar o preço de e-book! <3

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nath e Sammy.
    Adoro livros. Adoro os físicos e também os digitais. Tenho centenas de físicos e centenas de digitais. E concordo exatamente com tudo que a Sammy falou: não há motivo para o livro digital ser tão caro. Aliás, tirando os livros de estudo, não compro livros caros.
    Acredito que as editoras têm medo da pirataria, por isso evitam ou encarecem o digital. Porém, se colocassem o digital a um preço justo, pirataria alguma iria resistir. Duvido que alguém iria preferir o pirata a um bom trabalho digital com preço justo.
    Diferente da Nath, compro livros digitais com certa frequência, mas confesso que muitas vezes deixo de comprar por causa do preço.
    Sem dúvidas, é necessário rever o preço da obra digital. Quando isso for feito, a literatura só terá a ganhar.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Meninas..
    Concordo com vocês sobre o preço abusivo dos livros.
    Como não compro e books não sabia que eles são mais caros que os livros fisicos, e realmente foi uma grande surpresa pois como vc mesmo disse a editora nao ira gastar com nada.
    Em outro lado prefiro mil vezes o livro fisico nao por ser rica (pois ainda moro com meus pais rsrs) mas por poder levar o livro para todo lugar, pois como nao tenho tablet ou notebook nao posso levar o ebook para a faculdade onde eu passo amaior parte do tempo.
    Amei o debate aprendi bastante..
    Beijos e abracos..
    http://ladymarisilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nath e Sammy, tudo bem com vocês?
    O único lugar que compro ebook é na Amazon, sempre encontro um livro da Harlequin e/ou nacional com preços ótimos, então quando tenho dinheiro compro. A Sammy sempre tá divulgando os ebooks e salva a minha vida sempre. Obrigada Sammy ;)
    Eu também não tô pagando mais que 20/30 reais em um livro (só se for para presente de aniversário), pois tô sem Emprego e não posso tá gastando muito.
    Adorei seu texto e concordo. Pq ebooks tão caros, minha gente? A Amazon veio para salvar a gente, mas ainda temos um longo caminho para percorrer.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vocês inteiramente, por que ser caro tão um ebook?!! Como você valorizo o pouco de dinheiro que possuo e sempre vou priorizar as minhas necessidades e da minha familia... é absurdo pagar caro por um ebook, principalmente pq estamos em crise criado por um governo corrupto e não temos noção de quando (se) sair. Os responsaveis pela venda dos e-books devem repensar/mudar a politica de venda. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi concordo com você os ebooks são muitos caros e eu também baixo os livros mesmo sendo errado acho que os livros digitais deveriam ser mais baratos.

    ResponderExcluir
  7. Editores com medo?? Mas seria de que mais precisamente? Vocês não concordam que o mercado editorial vem apresentando um aumento significativo? Eu acho que sim, vejam esse povo todo que tá sempre comprando livro, não é pouco não!!! Eu não pago mais de 20,00 num livro físico, imagina num ebook... Não dá mesmo.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Também tenho visto e-books muito caros, mais caros até do que o livro físico e acho um absurdo! Só que, como não gosto de e-books, isso nem me incomoda! Haha. Acho que e-book deveria ser 10,00, no máximo 15,00 reais.

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas!! Eu sou rata de ebook! Amo e sempre deixo os meus abaixo de 6,00 porque acho que isso faz o leitor comprar. Mas eu ainda prefiro ler pelo unlimited que dá pra ler muitos e pagar menos ainda! E ainda o valor que o autor ganha é mais alto do que quando ele vende o ebook.
    Se as editoras percebessem isso já teriam deixar os livros exclusivos na Amazon e apostado em baixar o preço dos ebooks.
    Também não entendo esse medo. Acho que por ser quantia fechada de tiragem de livros impressos, os editores tem medo de não vender tudo. Sei lá.
    Espero que essa realidade mude. A Verus já começou a colocar livros deles no unlimited, pra mim isso é um mega avanço!
    Beijocas, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  10. Sammy, eu sou o tipo de leitora que prefere um milhão de vezes o físico ao e-book, antes de comprar meu Kindle confesso que chegava até a desprezar e-books. Porém, eu mudei um pouco de ideia quanto a isso, e hoje leio muito mais e-books do que há alguns anos atrás, que eu fazia só quando não tinha outra alternativa. O problema é que não só os preços são altos, e eu como a Nath prefiro esperar uma promoção do livro físico, mas também a Amazon, maior vendedora de e-books do país não nos dá alternativa além do cartão de crédito, o que me leva apenas a comprar livros quando a amazon entra em bug ou quando um e-book que quero está de graça. Então a questão é meio irrelevante para mim que não tenho como pagar e tbm não uso cartão de crédito. Mas sim, concordo que os preços deveriam ser menores. Contudo, ainda assim continuarei comprando as versões físicas qdo for um livro que quero demais!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nath
    E quem não adora aquelas promoções de "Leve 3, pague 30" da Submarino? kkk
    Eu também me recuso a pagar mais de 20, 30 reais em um único livro. Nem nas edições da Darkside eu pago com facilidade (sempre espero as promoçõeszinhas). Bom, li uma vez que o preço do e-book é alto assim porque a produção é a mesma que um livro físico recebe, excluindo apenas a parte da impressão. Mas, sei lá.. Acho que tem jeito sim de abaixar um pouco isso aí. Eu, por exemplo, raramente compro e-books. Pego algum quando tem oferta na Amazon, mas prefiro mesmo é esperar o livro físico sofrer queda no preço kkkk

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop Stuff

    ResponderExcluir
  12. Confesso que tem livros que pago sim, mas é por causa da edição! Infelizmente livros no geral custam muito caro no Brasil e acredito que não tenham previsão de abaixar, justamente pelos impostos!

    Agora quanto aos e-books, realmente não vejo motivo para se cobrar tão caro, mas também nunca pesquisei a respeito. Está aí uma pesquisa interessante que vou fazer futuramente!!! rs Por curiosidade, mesmo! Mas... graças a Deus temos a amazon que vira e mexe sempre faz promoções de e-book e promoções de livros físicos com preços bem interessantes!!!!

    Amei o post, parabéns!

    BJ
    kEYLA vILELA - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. OI!
    Gostei bastante desse debate de vocês!
    Realmente as editoras precisam melhorar isso, não é porque um e-book está 3 reais que você vai deixar de comprar o livro quando ele está 10,00, ainda mais se o livro for incrível, a gente sempre quer ele na nossa estante.
    Eu compro ebooks só quando está menos de 5,00 e quando quero muito. Sorte que a Amazon faz ofertas ótimas.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito mesmo da matéria e com certeza alguns preços de e-books são um absurdo, nos mais raros casos são até mesmo mais caros que os livros físicos. Acho que quem tem e-reader tem o propósito de economizar. Amei, abraços =)

    ResponderExcluir
  15. Oie, Nathalia! Eu amo os ebooks, mas a Sammy tá certa, não dá para comprar um livro virtual por um preço maior ou igual ao do livro físico. Meus conhecimentos do mercado literário ainda não trouxeram um bom motivo para isso.
    Só mudaria que eu compro livros até uns 30, mas depende muito, afinal tem livro que é 79,90 e entra em promoção por 35... Mas eu analiso caso a caso, pois como disse a Sammy, eu sei o valor do meu dinheiro.
    Bjoo
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  16. Aaah gte! Abusivo ne! Tbm só baixo os de grátis rsrs... Sammy nos representa! rsrs Bjs

    ResponderExcluir
  17. Realmente não entendo o motivo de alguns e-books serem bem mais caros que um livro físico, eu prefiro muito livros físicos mas queria ter um kindle mas o motivo de não ter comprado é o preço dos e-books pois não vale a pena, e também não gosto de comprar livros muito caros, pois tem outros gastos para se gastar um valor muito alto com apenas um livro e por isso estou sempre procurando promoções.

    ResponderExcluir
  18. Não sou fã d e-book, mas também não deixo de ver isso como uma excelente ferramenta, cada sabe do seu jeito e modo de ler, para mim é horrivel ler em e-book, me cansa mais e até porque não tem nem comparação o semtimento por um livro fisico né!!
    Mas concordo com você Sammy, não só e-book mas os físicos sim, deveriam dar seu devido valor, a demanda tem aumentado muito e vejo que hoje muitos leiam, não importam onde, desde que possa ter a oportunidade de adiquirir o livro e sou a favor de valores mais em conta em ambos!!


    Nathália Bastos// Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir
  19. Você com certeza é minha xará, estou a seis meses tentando completar uma série de 5 livros, e sabe como conseguir?? Sorteio meu bem não gasto nada é de graça e não me atrapalha,eu sei quanto ganho e sinceramente não posso me dar o luxo de comprar todos os meus livros desejados...

    ResponderExcluir
  20. Só baixo de graça, mesmo assim prefiro ter o livro na estante

    ResponderExcluir
  21. Adoro essa coluna! Eu nao sou adapta a ler e-books porque minha vista cansa tipo em 5 minutos de leitura então o velho e bom livro são meus queridos.

    ResponderExcluir
  22. Oi!

    Eu não consigo comprar ebook...Prefiro juntar e comprar o livro fisico :/
    Eu sou o tipo de pessoa que sonha em ter a propria biblioteca e isso fica meio dificil se eu ficar comprando livros digitais, sabe? hahahahah
    Porém, acho que se eles baixassem um pouco o livro dos ebooks (a maior parte custa o memso que o livro fisico!!!!!!) a quantidade de leitores ia aumentar, assim como ia diminuir os indices de pirataria.

    ResponderExcluir
  23. DISSE TUDOO!!!! Realmente, os preços são abusivos. Antigamente eu não lia e-books, somente livros físicos, mas a comodidade e a facilidade de se ler dessa forma, acabou me conquistando. É claro que ainda prefiro MIL vez ainda ter e ler o livro físico, mas nos meus dias e condições atuais, leio mais livro em formato digital do que a versão física. Eu também não entendo quando o livro digital custa mais caro que o físico, é simplesmente uma coisa SEM LÓGICA NENHUMA, principalmente porque esse mercado só cresce a cada dia, visto a sua facilidade. As editoras deveriam realmente era explorar esse mercado, e lançar os seu ebooks a preços acessíveis, visto a enorme quantidade de leitores que aderiram a essa prática de ser ler livros digitais. Arrasou no texto!!!

    ResponderExcluir
  24. Então, eu também não entendo o preço do e-book ser maior que a edição física. Exatamente por conta de todas as vantagens e a própria digitalização do livro gerar menos gastos a editora, acredito que isso não seja justo com o consumidor. Também, como tu, não costumo comprar e-books (inclusive amo aquela parte do blog da Sammy em que ela divulga os de graça na Amazon!) e como a Samantha também valorizo meu dinheiro e dou destino certo a ele, sempre e em qualquer situação. Portanto, os e-books realmente ainda tem muito o que melhorar para me conquistarem de verdade, inclusive o preço!

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Muito legal esse post, já li algumas matérias falando do porque o e-book ser tão caro mas assim como você não me convenceu, o e-book deveria ser bem mais barato pois tem um monte de gasto que comparado com o livro físico não tem e sempre que vejo o e-book mais caro que o livro acho um absurdo !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)