quarta-feira, 20 de abril de 2016

Indicando: Outrora - Paola Giometti (org.)

Título: Outrora
Autor: Vários autores.
Editora: Andross
Ano: 2015
Páginas: 192
Sinopse: O sonho de um mundo ideal não existe mais. Outrora, instaurou-se o caos, desencadeado pela ignorância e pelo mau comportamento humano. O totalitarismo oprime as massas, vigia seus atos e as pune sem misericórdia. Nesse universo distópico, habitam políticos amorais que, explorando a estupidez coletiva, guiam a sociedade à falência de uma história digna e ao abandono da esperança.
Neste livro, contos de mundos sem cores, sem vida, sem lucidez, farão o leitor refletir sobre a sociedade em que vivemos. Depois de ler OUTRORA, você se dará conta de que sua vida simples e cotidiana é uma dádiva almejada por muitos, mas conquistada por poucos.


Outrora é uma antologia que nos traz 31 contos distópicos, escritos pelos mais diversos autores, logo, abordando as várias facetas de uma distopia. Em sua maioria são contos que mostram nosso futuro dominado por governantes cruéis e que se apoiam na tecnologia, ou dominado por governantes cruéis num mundo onde acabaram os recursos, ou os dois ao mesmo tempo. Alguns contos podem muito bem acontecer em breve, alguns em minha opinião, não acontecerão ou pelo menos não tão logo (eu espero).

Acho difícil resenhar antologias, não é uma coisa contínua que eu possa falar, e dar atenção só para alguns em meio a 31 acho injusto, então, ao invés de uma resenha grande resolvi fazer o indicando que é mais breve.

A antologia como um todo é muito bem escrita, são contos rápidos de se ler apesar do tema forte e que sempre vão te fazer refletir, seja sobre o que você faz agora, sobre a natureza ao seu redor, sobre seus governantes ou sobre o que você faria nas situações expostas. Muitas coisas, mesmo que inventadas para uma distopia, se encaixam perfeitamente no mundo em que vivemos 

Tenha que confessar que só marquei 5 contos como favoritos, e pelo menos uns outros 5 eu não entendi bulhufas da história ou não entendi o porquê de estar na antologia, mas você encontra contos para todos os gosto aqui.
A edição está simples mas ótima. Adoro a capa! E não encontrei erros em nenhum conto. Recomendo bastante para quem gosta de distopia e pra quem quer se aventurar nesse gênero.

Ah, não podia deixar de falar que tem um conto da Sarah Marques no livro, a blogueira do Entre Parênteses. O conto dela chama Catarse e foi um dos meus favoritos. 

10 comentários:

  1. Oi Nath!

    Eu adoro contos, tenho muitos livros assim na minha estante. Mas por causa das parcerias, é muito dificil eu manter a leitura em dia! rsrsrsrsrsrs

    Tbm gosto muito da capa, mas de 31, vc só gostar de 5 me deixa em dúvida.... :/
    Enfim, se eu tiver a oportunidade de lê-lo, claro que farei!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Adorei o post!
    Achei a idéia dos 31 contos distópicos até legal, mas, você me desaminou ao relatar que gostou de apenas 5. Apesar disso tudo, deve ser legal ficar lendo e imaginando qual seria a nossa reação para determinada dificuldade, mas, mesmo assim, não leria.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi dona Nath! Tudo bem com você?
    Eu não leio muitas antologias então não dá para fazer comparações. Outrora é a obra onde a menina Sarah tem um conto não é? Isso é o que mais gosto das distopias quando elas trabalham temas que nos faz pensar se em breve poderá ocorrer ou não, o que espero que não seja tão cedo. Gostei da sinceridade. HAHA. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathalia.

    Interessante este livro de contos distópicos.Gosto de ler contos mas acho que no gênero distopia não li nenhum conto. Eu gostei da capa e daria uma chance para o livro tranquilamente para tirar minhas próprias conclusões, pois são 31 contos... Então deve ter várias histórias diferenciadas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Eu achei bem legal essa sua indicação, realmente me interessei bastante pela obra e achei bem diferente do que costumo ler, ainda mais quando prefiro ler contos <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nath!

    Eu também acho complicado resenhar livro de contos, afinal, ou você cita apenas alguns deles ou faz uma resenha geral da leitura, o que acho mais vantajoso. Bem, confesso que não me interessei pelo livro, mas fiquei curiosa para ler o conto da Sarah, já li alguns elogios pelos escritos dela, mas mesmo assim, não acho que me arriscaria pela leitura, afinal, se dos 31 você só favoritou 5, é de se refletir se vale mesmo a pena, só quem sabe mais para frente? :3

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!!

    Eu acho ótima a Andross por todo apoio que dá aos autores para essas antologias. Eu particularmente gosto pouco, depende da temática.
    Essa não me atraiu muito não.
    Gostei bastante da sua resenha! E é bem normal umas não agradar como outras né?


    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro antologias, e realmente é difícil falar de todos. Mas fiquei curiosa em saber dos que você mais gostou. :(
    Eu adoro distopia, então esse é um livro que vai entrar para os desejados! E ah, nem liga, sempre tem aqueles contos que a gente não entende nada mesmo, hahaha.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não gosto muito de livros distópicos, ainda mais em forma de contos, mas pelo tanto que você gostou, vou indicar aos amigos que curtem esse estilo.
    Legal o livro abordar o tema tecnologia. Acho que eu também teria dificuldade em resenhar esse tipo de livro.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Nath,

    adoro contos, gosto de distopias, obras que abordem governos. Achei legal o fato do livro tratar sobre a tecnologia, a temática me atraiu e confesso que desconhecia essa obra, parece ser de fato interessante. Então não deu 5 estrelas pois não entendeu alguns contos, é uma pena! Bjusss
    www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)