segunda-feira, 30 de maio de 2016

Resenha: A Loira do Banheiro e Outras Histórias de Arrepiar - Dieison Groff


Título: A loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar
Autor: Dieison Groff
Editora: Arwen
Ano: 2016
Páginas: 103
Sinopse: Um dos mistérios da vida é: de onde vêm as lendas urbanas?
Você não conhece ninguém que tenha inventado uma lenda urbana. Os que contam uma dessas histórias sempre a ouviram de outro, que ouviu de outro, que ouviu de outro, que não se recorda de onde a ouviu. Em geral, quem conta uma lenda jura que aconteceu com a melhor amiga do primo da irmã do namorado da vizinha. Ou seja, com um conhecido bem distante.
As histórias que o povo conta podem até mudar um pouco aqui, outro pouco ali. Suas alterações de região para região são comuns, mas o importante é que elas continuam mexendo com o nosso imaginário, causando um misto de medo e curiosidade.
Dieison Groff resgatou doze lendas urbanas que prometem atrair a atenção da galera do começo ao fim. Este livro reúne histórias arrepiantes como a do vestido de noiva, da loira do banheiro, do motorista funerário, da moça do táxi, do menino na foto, entre outras que provavelmente vão fazer você terminar a leitura com os cabelos em pé.


Contendo doze contos, baseados em lendas urbanas populares no Brasil, A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, possui cerca de 103 páginas, as histórias são curtas e o livro pode ser finalizado em uma tarde por exemplo. Quando escolhi esse livro para ler, eu já esperava que fossem contos simples, sem ter aquela carga de terror e suspense que estou acostumada a ler e a qual eu adoro, quem me conhece, sabe que esses dois gêneros são os meus favoritos, mas eu sabia que não encontraria esses elementos no livro, por mais que sejam lendas urbanas e confesso que já li algumas macabras, A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, peca em ser uma obra leve e despretensiosa, onde as lendas não passam a emoção devida.

Por mais que a narrativa seja direta, exatamente como as lendas que eram contadas boca a boca, não temos uma trama elaborada ou que explora o medo no leitor, apenas possuem aquele pequenino fundo sinistro, mas não o suficiente para impressionar ou surpreender, apesar do autor ter feito histórias inspiradas nas lendas urbanas e inserido elementos atuais, o que foi bem interessante, já que muitas são antigas, não foi uma obra que me cativou. 

Gostei da origem das lendas urbanas que foram inseridas no final de cada conto, mas ao finalizar A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, conclui que não foi uma leitura arrebatadora, mas que entreteve e apenas isso, não causando arrepio ou emoção; O melhorzinho dos doze contos, foi O Baile de Debutantes, mas é finalizado tão rápido e com pouca profundidade que não passa qualquer comoção. De um modo geral, A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar foi uma leitura regular, para quem está acostumado com o gênero e até com lendas urbanas, o livro pode passar a impressão de ser muito brando e talvez a intenção fosse atingir o público mais jovem, como crianças ou adolescente, ou aqueles que não tem contato com histórias macabras e assustadoras. Acredito que os leitores mais jovens irão até se identificar mais com livro, pois alguns dos personagens dos contos são adolescentes, além disso, por ser uma trama mais simples, talvez este público seja mais adequado para o livro. 

Entendo que a falta de complexidade nos contos fosse para mostrar as lendas como são apresentadas no Brasil a fora, mesmo que isto não seja de todo ruim, afinal, a leitura acaba sendo feita rapidamente, o leitor finaliza o livro com a sensação de que faltou algo a mais na obra. Por isso mesmo reafirmo que A Loira do Banheiro e outras histórias de arrepiar, não é um livro que terá suspense e muito menos terror, mas que irá te entreter ao longo das páginas. Recomendo mais para leitores jovens, ou para aqueles que buscam uma leitura sem pretensão, leitores que gostem de suspense e terror, podem acabar se decepcionando pela tranquilidade dos contos e narrativa. Sem mais, foi uma leitura boa para distrair. 

15 comentários:

  1. Oi Sammy!

    Eu iria ler esse livro por achar que ele seria assustador... tbm gosto muito do gênero e, ainda bem que vc o leu antes para acabar com minha vontade de lê-lo! rsrsrsrsrsrs

    Mesmo assim, tenho ele aqui e espero, um dia, lê-lo despretensiosamente, mesmo sabendo que o livro não assusta tanto!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Sammy!
    Esse não é meu gênero habitual de leitura, mas por ser um livro destinado mais ao publico jovem, acredito que não vou ler, mas pela sua resenha, posso indicá-lo a quem gosta, meu filho é um deles.
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ooi Sammy!
    Confesso que desde a sinopse não passou pela minha cabeça ler, não me interessou nenhum pouco. Depois da sua opinião então, confirmei a minha haha
    Não gosto de terror, e suspense apenas alguns, e esse não faz parte. Então não leria..
    Ótima resenha!

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sammy, tudo bem?
    Eu fiquei louca para ler essa obra, a loira do banheiro é uma das lendas que vivi na minha infância, meus colegas morriam de medo e afirmavam cm todas as letras que viram a menina imagina huahuahuah mas, com toda certeza quero ler <3 fiquei bem surpresa diante dessa obra, não sabia da existência.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Já li várias resenhas desse livro e fico muito curiosa em conferir esse enredo, porque eu gosto bastante de conferir desenvolvimentos sobre lendas conhecidas. A lenda do banheiro mesmo acredito que seja uma das mais conhecidas e eu adoro as premissas envolvidas nos casos. Esta na minha lista de desejados.
    Vou procurar mais informações.
    Boas leituras para nós!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  6. Adoro terror e adoro contos, então esse livro deve ser para mim! Hahaha
    Gostei muito da ideia de explorar lendas brasileiras.
    Valeu pela dica!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Vish, Sammy! Eu tinha visto a capa desse livro outro dia e fiquei até curiosa, acho legal história com lendas e tal... Mas geralmente não leio livros desse gênero e quando pego algum tem que ser um que seja bom e dê um pouco de medo, ou cause alguma coisa. Acho que pelo seu texto não pegaria este para ler não.
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Sammy!
    Puxa vida, quando vi o titulo pensei justamente que fosse um livro com um clima de suspense e terror, afinal é o que fica explícito pelo nome e capa do livro. Acho que qualquer pessoa que pegue esse livro para ler está esperando por uma história que tenha, ao menos, o mínimo possível de suspense, que nos faça ficar com aquele friozinho na barriga... entendo essa sua "decepção".
    O livro me chamou atenção inicialmente, mas confesso que perdi um pouco o interesse por ser diferente do que eu imaginava. =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o livro em algum lugar esses e me interessei, mas confesso que sua resenha me desanimou, contos de terror sem suspense não tem a menor graça.

    ResponderExcluir
  10. Oi Sammy, sua linda, tudo bem?
    Confesso que não tenho o costume de ler livros de contos, eu prefiro um livro com história única, ou até mesmo um conto único. Para mim as histórias serem leves, não assustarem e nem surpreenderem, não seria um problema. Mas não serem bem desenvolvidas, acabarem rápido demais, aí sim, acho que não conseguiria me envolver. Uma pena. Dessa vez irei deixar passar a dica. Mas gostei muito da sua sinceridade e resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Sammy,
    Poxa, achei que o livro era super interessante e mega assustador, já tinha me empolgado pela capa, mas depois de ler a resenha, vou repensar se quero ler!
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. A capa tá muito linda e chama a atenção e a sinopse te deixa louca para ler e ainda por cma vem essa resenha maravilhosa....amei .

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem???
    Nossa, pensei que seria um ótimo livro de terror que poderia assustar os leitores, uma pena não ser tão do jeito que a gente espera, gosto muito de livros assim e quando vi queria ler, mas agora não sei se vou ler ou não. Ótima resenha.
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ah, achei que seria um livro super assustador!
    O autor poderia ter acrescentado mais alguns elementos para tornar o livro mais aterrorizante, pena que não fez isso.
    Mas realmente, deve ser um livro indicado para pessoas que não tem muito contato com esse tipo de história, ou jovens leitores.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sammy, como não gosto do gênero eu realmente passo o livro. Gostei muito da sua resenha sincera e penso que o autor poderia ter incrementado um pouco mais para aterrorizar os amantes de terror e suspense.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)