quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Resenha: Perdido em Marte - Andy Weir

Título: Perdido em Marte
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 336
Compre: aqui
Sinopse: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho.
Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente.
Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate.
Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência.
Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá.
Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor. 


Tá difícil começar essa resenha, mas vamos lá: Aposto que assim como eu, você não é uma pessoa habituada a ler ficção científica e justamente por isso vai ter um pouco de preconceito com este livro. Digo apenas uma coisa: pare. 
Perdido em Marte é simplesmente um dos melhores livros do gênero que eu tive a oportunidade de ler e com certeza irá te divertir tanto quanto me divertiu. Ele é engraçado, apesar de algumas especificações técnicas o autor se preocupou em deixar a linguagem o mais popular justamente para que pessoas leigas possam entender o que está acontecendo com Mark o tempo todo. Por mais que seja um gênero que eu não tenho muita intimidade, a leitura fluiu muito bem e eu ficava com raiva quando tinha que interromper a leitura para trabalhar. 

Mark é um homem extremamente otimista. Imagine você, após um acidente, estar sozinho(a) em Marte e ter que tentar sobreviver sem nenhuma comunicação com a Terra. Eu acho que no lugar dele imediatamente ficaria louca e tomaria alguma atitude extrema, mas ele se concentrou na sua sobrevivência até saber que uma próxima missão chegaria a Marte. Tudo o que ele fez foi tão bem pensado e testado que tem horas que fica difícil acreditar que isso é possível (e bom, não sei se realmente é, mas espero que isso nunca aconteça para termos a prova). 
Este é definitivamente o protagonista que carrega toda a história nas costas e consegue não deixar a história chata, maçante.

Ah! E quem pensa que o livro é o tempo todo Mark, está enganado, em diversos momentos temos narração em terceira pessoa nos contando o que está acontecendo na Terra, as atitudes da NASA ao descobrir que ele está vivo e também de seus colegas da Ares III. São momentos que me deixaram com um pouco de raiva no início, mas é um pouco difícil entender como essas entidades são tão diplomáticas o tempo todo quando tudo que você quer é que eles ajudem o moço lá no planeta vermelho. 

Com certeza uma das melhores leituras do ano (por isso cinco estrelas) e indico a todos. Para quem ama adaptações também indico o filme que, pelo que me lembro dele, ficou bastante fiel ao livro e isso me agradou (mas assim faz tempo, então algumas coisas podem ter passado). 


"Marte é um deserto estéril e de que estou completamente sozinho aqui. Eu já sabia disso, é claro. Mas existe uma diferença entre saber e de fato vivenciar algo."

12 comentários:

  1. Eu já assisti ao filme, e achei simplesmente maravilhoso, não teria tanta calma como Mark, e acabaria fazendo algo para "fugir" de toda essa situação. E é bem interessante essa dinâmica, que o livro/filme trazem, de mostrar não apenas o que acontece com o personagem em Marte, mas também sobre como está a situação na Terra.
    Fico feliz que tenha gostado tanto do livro, vou procurar ler, já que não tenho tanto costume com o gênero de ficção científica e também porque o filme é excelente.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Gosto bastante do gênero e já assisti ao filme.
    Mas não sabia da existência do livro e fiquei bastante curiosa para saber se Mark irá conseguir plantar batatas para sobreviver e se será capaz de sair desse planeta com vida!
    Gosto de bom humor nos personagens e espero me divertir muito também.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Na verdade eu adoro ficção cientifica, hahahaha. Então quero muito ler a obra, já tinha visto sobre o livro, mas faltava um empurrãozinho maior, lendo sua resenha fiquei mais empolgada ainda para querer ler. Que bom saber que a leitura é fluída, porque normalmente ficção científica é mais lento de ler por conta de termos e tudo mais, rs.
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Silviane!
    Não me lembro de ter lido ficção científica, mas acredito que vai ser muito bom começar por esse. Já tinha visto muitos comentários positivos a respeito da obra, mas fiquei bem mais animada depois de ler a sua resenha. Estou bem curiosa para saber como Mark sobrevive em Marte.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Silviane!
    Ainda não li o livro, mas assisti o filme várias vezes já (minha mãe adooora o filme), mas fico muito feliz em saber que o livro é ótimo também! Ficção científica é o meu gênero "de folga" dos romances, então sempre tenho um engatilhado haha. Ah! É um alicio saber que a trama não fica o tempo inteiro com o Mark - é bom a gente ficar sabendo o que acontece na Terra també né?
    BJs!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Quando vi que era ficção científica, confesso que fiquei com preguiça. Mas logo li que não devemos ter preconceito com o gênero e, ao ver que se trata de uma história com humor e superação, fiquei interessada na leitura. Que bom que o protagonista não torna o livro chato em momento algum.
    Vou procurar para ler.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu sou fã de ficção científica, então, esse livro definitivamente é para mim. Eu li várias críticas positivas do filme, foi assim que conheci a história. Não resisti e quando vi o filme, me surpreendi. Fiquei impressionada com tudo o que ele fez, e tiveram momentos, em que todo o esforço dele se perdeu, naquele momento eu me desesperaria e desanimaria, mas ele não, ele seguiu em frente. Estou louca para ler o livro. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Silviane, já vi muita gente gostando da história, mas acho que não com tanto amor e com cinco estrelas.
    Não faz meu estilo de leitura.
    Quem leu foi meu namorado e ele não conseguiu gostar muito.
    Que bom que pra você foi tão boa assim.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Como eu não curto o gênero, não fiquei muito animada quando vi que o filme estava em cartaz, além do lançamento do livro. Mas agora eu quero...hehe' vi o trailer há alguns dias e fiquei curiosa, e saber que o protagonista é incrível e não deixa a história maçante, e que você gostou tanto do desenvolvimento da história me deixou ainda mais animada.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Olha bom saber que não é o típico ficção científica. Confesso que acompanhei o burburinho que veio na notícia do lançamento do filme, porém nem por ele me interessei. Acho que é um assunto que não me desperta em nada, mesmo sua resenha sendo impecável. Acho que estou numa fase que só quero ler livros que possam me arrebatar e por enquanto esse não se encaixa. Quem saiba futuramente eu me anime.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Quando saiu fiquei interessada em conferir, mas depois fui esquecendo rs' são tantos livros. Enfim, sua resenha está ótima e bem empolgante, mas acho que passo a leitura mesmo parecendo ser muito bom, não sou de ler muito ficção cientifica, mas quem sabe no futuro rs'

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Silviane!
    Se eu já tinha certa curiosidade no filme, agora fiquei com relação ao livro! Estava interessada justamente por saber da parte mais cômica e dinâmica, e bom saber que o livro mantém, talvez até melhor, esse aspecto. É uma situação tão surreal, mas deve ser mesmo tão divertido de ler - assustadora de viver, mas, enfim, rs. Vou procurar para ler quando quiser algo mais espontâneo e diferente do que costumo ler. Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)