02/01/2017

Melhores do Ano do Pobre Leitora - 2016



Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou... Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou! cof cof ~limpa a garganta~. Desculpem, ainda estou no clima de musical da Globo. Inclusive, viram o banner da nossa retrospectiva? Já viram em algum lugar? Sim, estou muito global hahahahahaha.
Estamos em um novo ano, novas oportunidades, novas alegrias, novos tropeços, novos tombos e aquela animação que todo o brasileiro carrega de modo que mesmo tomando no cu, o que importa é ser feliz. O ano de 2016 aparentemente foi um ano bem zicado pra muita gente, e muito bom para outras mas o que importa é que passou e agora só precisamos lembrar das partes boas.
E falando em partes boas, é claro que preciso falar sobre as minhas leituras de 2016 e para isso, começamos agora a primeiríssima edição do Melhores do Ano Pobre Leitora! São ao todo 14 categorias e cada uma terá 3 indicados e 1 vencedor, desse modo, além do melhor da categoria ainda fica registrado um top 3! 
Peguem a pipoca e o refri, torçam pelos seus preferidos e venham saber quais foram os melhores do ano pra mim!


Essa categoria se destina aquele livro que me conquistou, me arrebatou. Realmente, o melhor livro do ano entre minhas leituras. 


"Ah Nathalia mas não eram 3 indicados?" Eu considero Uma Canção Para a Libélula como um livro só, shiu. And the Oscar goes to (haha): Paraíso Perdido - Eduardo Spohr! Sim, rolou uma espécie de fanservice mas foi impossível não colocar esse como o melhor livro do ano. Sou completamente e perdidamente apaixonada pela Tetralogia que o Spohr criou e ler esse último volume foi uma coisa indescritível! 


Categoria para eleger a capa mais bonita entre os livros lidos do ano. Levando-se em conta que é questão de gosto pessoal para artes de capas. 


Li tanto livro com capa linda esse ano! Mas esses três foram especiais! E o livro que leva a categoria é: Imperfeito - Robson Gabriel! Me considero uma tia babona por essa duologia do Robs e o amor pela capa é real. Só quem tem essa belezinha na estante sabe como é bonita!

Aquele autor já conhecido por mim e que se destacou com um ótimo livro ou um novo autor que mereça destaque. 


Os indicados da categoria são: Marcus Barcelos de Horror na Colina de Darrington, Keila Gon da Trilogia Cores e Juliana Daglio de Uma Canção Para a Libélula e O Lago Negro. Todos foram autores que se destacaram pra mim esse ano pela qualidade de suas obras (e também por serem muito simpáticos). E a revelação do ano é: Juliana Daglio! 


A editora que mais se destacou para mim durante o ano por "n" motivos.


Três editoras que gosto muito, tanto pelas história quanto pela qualidade dos livros. Duas delas foram minhas parcerias em 2016 e amei demais isso. Quem leva o prêmio é a Editora Arqueiro!


Melhor livro de literatura nacional lido no ano.


Claro que se Paraíso Perdido ganhou como melhores do ano ele foi um dos melhores nacionais que li também né. Mas tem muito livro bom pra mostrar então não vamos repetir. Li muitos nacionais em 2016 e a maioria foi ótimo! Mas quem leva o título de melhor é A Ilha dos Mortos - Rodrigo de Oliveira! Sou apaixonada por esses zumbis! 

Melhor livro de literatura internacional, independente do país, lido no ano.


Também li uma quantidade de livros internacionais ótimos e alguns se destacaram demais. Memórias de uma Gueixa na verdade foi uma releitura, mas merecia muito aparecer aqui. Passarinha é puro amor. E escolho As Cores da Vida como o melhor da categoria! 

Melhor personagem do ano independente do gênero. 


Várias personagens femininas poderosíssimas em 2016! Da esquerda pra direta: Rosalina, Daniella e Marcelline. Apesar de amar muito as três, tenho que escolher uma só: Daniella de As Grandes Aventuras de Daniella - L. L. Alves


Aquele casal com mais química, que conquistou mais. Independente se são ruins ou bons separados.


Os casais são respectivamente Rosalina e Samuel, Melissa e Vincent e Selena e Eliano, todos com histórias de amor lindas. Minha escola é Luz de Inverno - Keila Gon!

Melhor universo criado e/ou melhor descrição de cenário.


Odeio com forças livros que detalhem até a manchinha de sujeira que tem na casca de uma árvore no meio do caminho, mas não posso negar que uma boa descrição faz a diferença. Luz de Inverno descreve um mundo mágico incrível e As Gêmeas do Gelo tem uma ótima ambientação com descrições de lugares reais (e com nomes difíceis). Meu escolhido leva o título de melhor por saber dosar a descrição e ainda assim ter um cenário surpreendente: O Andarilho das Sombras - Eduardo Kasse.

Melhor livro lido que seja parte de uma série/saga/trilogia. 


A Ilha dos Mortos é o quarto livro de sua série e os outros dois são os primeiros volumes de suas respectivas séries. Escolho o livro que mais mexeu com minha mente: A Oportunista - Terryn Fisher!

Edição/diagramação mais bonita.


Uma bela edição conquista o leitor logo de cara né? Não basta só a capa ser bonita, todos os detalhes são importantes e meus três indicados são caprichados nesse quesito Sendo que Horror (...) e O Vilarejo trazem ilustrações maravilhosas! Tudo e Todas as Coisas é perfeito nos detalhezinhos. Escolho Horror na Colina de Darrington - Marcus Barcelos pois nunca vi uma edição tão perfeita como essa! 

Entre os gêneros literários lidos no ano, aquele que se destacou mais (representados aqui por algum dos livros lidos).


Três gêneros se destacaram pra mim esse ano, principalmente por não serem costumeiros entre minhas leituras: Drama, YA e Romance de Época. Escolho drama como o gênero vencedor pois nunca imaginei que fosse gostar tanto de ler livros do tipo, nunca fui muito fã. 

Melhor livro lançado de forma independente. 


Não li muitos livros independentes esse ano e por isso só tem 2 indicados nessa categoria. 

Meu escolhido é: A Noiva Devota - Mari Scotti!

Livro que mesmo que não tenha sido o melhor, foi uma grata surpresa.


Tive boas leituras em 2016 e muitas me surpreenderam positivamente, principalmente por superar minhas expectativas. Mas nenhuma leitura poderia ter me surpreendido mais do que a escolhida: O Código da Vinci - Dan Brown. Os bons segredos e Três coisas sobre você foram livros que ultrapassaram minhas expectativas mas o livro do Dan Brown se destacou, principalmente porque eu não gostava do autor. 

E chegamos ao fim do prêmio Melhores do Ano Pobre Leitora, edição de 2016! Clicando nos nomes dos livros vocês podem conferir as resenhas.
Espero que tenham gostado do post, eu me diverti muito montando! Tive ótimas leitura no ano passado e fiquei muito feliz com o meu saldo, mesmo não tendo batido minhas metas. Foram leituras de qualidade e que acrescentaram muito em minha vida e entraram no meu coração. Espero muito que agora em 2017 minhas leituras continuem sendo tão prazerosas assim! 
E quero saber de vocês, qual foi o melhor livro de vocês em 2016 ou qualquer melhor outra categoria daqui? beijão!




7 comentários:

  1. Fiquei muito feliz que você gostou da ambientação do meu livro, O Andarilho das Sombras. Obrigado pelo apoio e feliz 2017!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nath!

    Mulher, eu morro de rir lendo seus posts! kkkkkk
    Mas bora lá: amei suas indicações e ainda mais algumas de suas escolhas! Só fiquei triste da Keila não ter ganhado em autor revelação... :( kkkkk

    Bjo sua linda! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Nath preciso aumentar minha lista de 2017, afinal a maioria desses livros que vc mencionou não tive contato. Muita coisa boa, O Vilarejo realmente tem uma bela edição, foi muito bem trabalhado, estou com muita vontade de ler Horror na Colina de Darrington, afinal quero inserir muito autores nacionais durante esse ano...
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaah fiquei pelo livro L.L.Alvez ter ganho <3
    Muitos dos livros indicados não conheço ou não li. Mas amei o post...
    E melhor post, vc é mto comedia <3

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh que lindo seu post, adorei hahaha, obrigada por ter colocado A noiva devota entre tantos títulos incríveis! Amoooo o Vincent também, se fosse eu, ele teria ganhado todas KKKKKKKKK.
    Feliz 2017!
    Beijooo, Mari

    ResponderExcluir
  6. Que post mais lindo!! Muito feliz em ver as Libélulas indicadas aqui e muuuuito também por ter sido sua autora revelação. Muito bom ter te conhecido, sua linda!!!


    Beijuuuuus!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh nem acredito!!!!! ♥ ♥ ♥ Dani como a melhor personagem é demais para meu coração! hahahaha Obrigada obrigada! *-* Muito amor viu ♥

    Beijão

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)