segunda-feira, 5 de março de 2018

Resenha: A Era dos mortos, parte 1 - Rodrigo de Oliveira

Título: A Era dos Mortos
Vol. 5, parte 1. Série As Crônicas dos Mortos
Autor (a): Rodrigo de Oliveira
Gênero: Terror, ficção
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 208
Avaliação: ★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: E OS HUMANOS DESCOBREM QUE A PIOR DESGRAÇA NÃO SÃO OS ZUMBIS...
Vários anos se passaram desde que Uriel, agindo como um tirano, assumiu o controle da maior colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi na Terra.
Ivan, Estela e quase todos os seus aliados estão mortos. Do grupo original, apenas Isabel, Mariana e alguns poucos conseguiram escapar de Ilhabela. E a cada dia, a fome de poder de Uriel e de seu filho, Otávio, aumenta, tornando a vida dos sobreviventes ainda mais penosa. O trabalho escravo se torna a regra. A cobrança de mais e mais tributos e a imprevisibilidade do poder central mantêm todos em constante alerta.
Otávio, que passou anos realizando pesquisas médicas, finalmente consegue um meio de controlar os bersekers, os zumbis monstruosos, transformando-os em cães de caça. É a sua forma de assegurar a permanência no comando da comunidade, mas também de destruir, pelo medo, qualquer intenção de resistência. Então, ele produz algo ainda pior, uma criatura feroz e diabólica com o poder de destruição em massa.
Há muito em jogo. O governo central ainda considera Isabel uma grande ameaça, seja viva, ou morta-viva, o que poderia transformá-la numa nova Senhora dos Mortos. Mas, duas crianças chamam a atenção de Isabel que decide prepará-las para batalhas ainda mais sangrentas. Serão elas a esperança para o fim daquela era de medo e destruição?
A derradeira batalha está para começar, mas os inimigos, humanos e zumbis, também têm suas surpresas. 
Sejam bem-vindos a uma nova era de horror e violência. Esta é... a Era dos Mortos. 

RESENHA LIVRE DE SPOILERS.


Como sempre, termino mais um livro do Rodrigo olhando para o nada e pensando "caralho :O". O autor consegue sempre surpreender, seja deixando o leitor feliz ou enraivecido.
A história se passa anos depois de A Ilha dos Mortos, e como já dito na sinopse, morreu todo mundo. Confesso que é muito estranho continuar lendo essa história sem seus principais e queridos personagens, na verdade, me parece que eu estava lendo outra coisa. Me explicando melhor, é como se a série tivesse sido dividida em duas partes: a primeira com Ivan e Estela e a segunda sem eles. Depois de 4 livros, é difícil não sentir falta de personagens que acompanhamos em tantos momentos tensos, mas nem por isso o livro é ruim.

Rodrigo tem uma criatividade surpreendente, A Era dos Mortos toma rumos que nunca imaginei e traz alguns episódios que me deixaram rindo de nervoso. O que mais chama a atenção nesse ponto da história, é que os zumbis não são mais o principal problema. Como sempre, num mundo pós apocalíptico o ser humano se sobressai com sua ruindade e capacidade de fazer o mal. E temos ótimos vilões pra isso, acreditem. Uriel, Otávio e seus capangas são o exemplo perfeito de maldade. Otávio inclusive, chega a surpreender! Suas experiências com os zumbis são de dar nojo.

Temos um foco aqui em Fernando e Sarah, duas crianças excepcionais e que vão comandar o resto da história a partir de agora. Sabemos o porquê de sua importância, acompanhamos seu breve crescimento e os dois demonstram que têm tudo para serem ótimos personagens, mais do que já o são. Os personagens que já conhecemos - Isabel, Uriel, Otávio, Silvio, dentre outros - continuam fodas em todos os sentidos da palavra. Isabel, que mantem nossa ligação com aquele primeiro grupo lá em SJC, está mais especial do que nunca! Chegando já perto dos 100 anos, ela mostra um poder e sabedoria gigantescos.

As cenas continuam sendo bem descritas e ação é constante. Rodrigo é muito bom em descrever cenas de modo que tudo possa ser facilmente visualizado e sem se tornar maçante. É simplesmente mais um livro que não podemos largar até terminar. Não conquista, em minha opinião pessoal, o mesmo posto dos outros, mas isso se deve a minha preferência pelos antigos personagens. Sinto uma dificuldade tremenda em me desapegar, mas hey, vocês não devem levar isso em consideração, é claro. A Era dos Mortos é fenomenal e um prato cheio de surpresas para os fãs da série.

A edição da Faro é maravilhosa como sempre. Acho os livros dessa série um pouco simples até perto de outras edições, mas não deixam de ser caprichados. Esse é o menor volume da série, sinceramente acho que não precisaria dividir em duas partes, mas a Faro sabe o que faz né. Recomendadíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)