sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Resenha: Não Confie em Ninguém - Charlie Donlea

Título: Não confie em ninguém
Autor (a): Charlie Donlea
Gênero: Suspense
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 352
Avaliação: ★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: O melhor livro de Charlie Donlea - até agora. O destino de Grace Sebold toma um rumo inesperado durante uma tranquila viagem com o namorado. O rapaz é assassinado... e ela é condenada pelo crime. Depois de dez anos na prisão, surge a chance de Grace provar sua inocência ao conhecer a cineasta Sidney. Em um documentário que exibe as falhas do processo, a cineasta questiona se a condenação foi fruto de incompetência policial ou se a jovem foi vítima de uma conspiração. Antes do término das filmagens, o clamor popular leva o caso ser reaberto, mas um novo fato provoca uma reviravolta: Sidney recebe uma carta anônima afirmando que ela está sendo enganada pela assassina. A cineasta começa a investigar o passado de Grace e quanto mais se aprofunda na história, mais dúvidas aparecem. No entanto, agora, o que está em jogo não é apenas a repentina fama e carreira, mas sua própria vida.
 
   Vocês vão me desculpar, mas essa resenha precisa começar com um sonoro e gritante PUTA QUE PARIU. A cada livro do Donlea eu fico mais impactada com o talento desse cara, e fico mais apaixonada e querendo ler tudo o que ele for lançar, é claro.

   A sinopse resume bem a história então serei breve. Grace é acusada de matar o namorado numa viagem à Santa Lucia, no Caribe. É presa por lá mesmo, e depois de 10 anos parece que finalmente vai ter a chance de provar sua inocência - que afirma desde o primeiro momento. Sua esperança está em Sidney, uma cineasta que está crescendo na carreira após alguns documentários bem sucedidos, principalmente um em que ajuda a revelar a inocência de uma presidiária. Esse caso chama a atenção de Grace, além das duas terem estudados juntas muito tempo atrás, o que a leva a escrever cartas para Sidney ao longo dos anos, até a mesma ler uma e se interessar pelo caso. A partir daí, começa uma busca por material para um documentário "ao vivo", onde Sidney semana a semana apresenta um novo episódio feito enquanto vai descobrindo provas e pistas.

  Charlie Donlea enlaçou toda a história de Grace muito bem. Ao mesmo tempo em que somos levados a acreditar que ela é inocente, afinal, tudo aponto que sim, também nos sentimos enganados pela personagem, que no fundo parece ser culpada. Ela matou ou não o namorado? É difícil de definir, e assim como Sidney, a cada nova descoberta ficamos mais e mais confusos. Um passo a frente, e dois atrás, é assim que segue a investigação para o documentário, já que com cada descoberta, novas perguntas e pistas surgem.

   Assim como nos outros livros do autor, você lê e nem percebe o tempo passar, de tão ávido que fica por novas informações. O ritmo de leitura é maravilhoso, e o time que o autor tem para nos apresentar novas informações é perfeito. Ele intercala entre presente e passado, para nos mostrar não só Sidney e todo seu trabalho atual, como o que realmente aconteceu há dez anos atrás, só que sem deixar na cara quem é o verdadeiro culpado. E meus amigos, mesmo que vocês consigam definir o personagem do mau antes da hora, garanto que o final vai lhes deixar boquiabertos, assim como eu fiquei. Fui obrigada a pegar meu queixo lá no chão antes de ter um surto, porque sim, eu surtei demais quando terminei a leitura dessa história, de tão chocante que foi o final pra mim.

   Donlea também agrada trazendo uma personagem do livro passado (Livia Cutty, de Deixada para trás). Achei muito bom esse link entre as obras, é interessante ver que um personagem seguiu em frente e evoluiu, e ainda por cima ajuda em um novo mistério.

   A história toda é instigante e você realmente não pode confiar em ninguém, pois todos os envolvidos no fatídico dia, parecem carregar algum segredo que pode ser a chave para o mistério que ronda o crime. Já sou fã de carteirinha do autor e posso não ser muito imparcial, mas sendo sincera, é um dos melhores enredos de suspense/policial que já li e Charlie Donlea um dos melhores no gênero.
Leia essa história maravilhosa e venha surtar comigo!

Um comentário:

  1. CARAMBA! Eu tô surtando é com sua resenha kkk acabei de ler um livro nessa pegada e o meu queixo ainda não retornou para o lugar, agora eu já quero ler esse que você resenhou, que demaaaais, eu amo o gênero e essa história tão bem descrita por você me deixou mega curiosa. Ele não foi apenas para a lista como para o carrinho haha quero ler pra ontem!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)