segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Resenha: Poder Extra G - Thati Machado

Título: Poder Extra G
Poder Extra G, vol. 1
Gênero: Romance, Chick-lit, literatura nacional
Autor (a): Thati Machado
Editora: Astral Cultural
Ano: 2016
Páginas: 240
Compre: Amazon
Sinopse: Empoderamento define. É por isso e a partir daí que a história de Nina — e de Nico, de Marcela e de Noah — existe. Nina não é uma mulher de tipos. E não apenas por causa dos seus noventa e dois quilos. Nina tem atitude e amor-próprio. Talvez não nessa ordem, mas quem se importa? Ao namorar Marco, ela achava que estava subindo mais um degrau rumo ao topo de sua autoestima. É claro que alguns sinais lhe alertavam do contrário, só que o ego pode ser bastante ensurdecedor quando nos convém. Depois de se dar conta da farsa que era o seu relacionamento, Nina deixa sua vida em São Paulo e parte rumo a Buenos Aires, para um mês regado a argentinos sedutores e muito doce de leite. Ela só não esperava que o país dos hermanos pudesse lhe trazer muito mais do que uns quilinhos extras.



Poder Extra G é a história de Nina, uma mulher bem resolvida no alto de seus 92 kg, que resolve afogar as mágoas de um relacionamento mal sucedido tirando férias em Buenos Aires. Lá, encontra o maravilhoso Nico e começa a viver um romance de tirar o fôlego.

Essa história é sobre empoderamento e amor próprio. Pelo menos o foco principal devia ser esse, já que Nina é uma personagem criada para nos transmitir essa força e ensinamento. A autora até consegue atingir o objetivo, porém, peca em diversos pontos durante a narrativa. Apesar de ser uma história gostosa de se ler e envolvente de certa maneira, não é um livro que eu leria novamente ou que tenha me instigado a ler possíveis continuações. Nina é uma mulher bem resolvida sim, mas é uma personagem extremamente repetitiva, dramática e chata. A todo momento temos reafirmações de seu peso, curvas e gosto pela comida, o que PARA MIM, não é exatamente o melhor modo de mostrar o empoderamento. Em todo esplendor dos meus 100 kg (sim, sou gorda e crítica), não sinto necessidade de ficar expondo toda hora meu peso. Sou grande e normal, ponto final. Fica uma coisa maçante ler em todos os capítulos a mesma informação batida e os mesmos termos. A autora peca pela repetição.

Os problemas de Nina não chegam nem perto da realidade também. Nada é aprofundado o suficiente para que a personagem realmente sofra e faça com que o leitor se compadeça. Assim que um "problema" aparece, ele é facilmente e rapidamente resolvido, levando a crer que tudo é como num passe de mágica, e sabemos que a vida real não é assim. A personagem faz um drama extremo com tudo, dramas mexicanos, como ela tanto adora, e no final tudo dá certo, tudo mesmo! Na verdade, nada tem muito foco na história, nem os problemas, nem as coisas boas, que são rapidamente contadas sem tantos detalhes e logo já passamos pro próximo assunto.

O interessante no livro (e também o que era esperado), é a mente aberta dos personagens, seja quanto a gordofobia (vagamente tratada) ou a transfobia, já que temos uma personagem trans na história. O assunto é aprofundado? Não, mas achei legal a autora colocar mais de uma causa na história.
O romance é loucamente apaixonado e rápido, com várias cenas quentes - que para mim não acrescentam em nada - com o gostosão do Nico, que é simplesmente o homem perfeito. Sim, perfeito mesmo, o personagem não tem um defeitinho pra contar história, assim como sua família super mega legal.

Apesar de até agora eu só ter apontado o dedo aqui e ali, não é um livro ruim, não digo isso, mas acho que é uma história que podia ser melhor trabalhada. O tema é tão importante e foi escrito de maneira tão rasa, apesar de autora ser realmente boa escrevendo, que me deixou desanimada por completo. No final, foi um livro bom para passar o tempo mas que não me marcou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)