quarta-feira, 15 de abril de 2015

Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Título: Um Longa Jornada
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.
Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade.
Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.



Uma Longa Jornada trás não uma, mas duas histórias de amor, totalmente lindas e perfeitas.
Ira, um idoso de 91 anos acaba de sofrer um grave acidente de carro e enquanto tenta lutar para sobreviver, começa a ver sua amada esposa Ruth no carro, o que é impossível, já que ela morreu a alguns anos. Através de visões os dois começam a conversar e relembrar o passado, desde quando se conheceram até os últimos dias, contando-nos assim sua história de amor.
Em um outro lugar temos Sophia que acabou de terminar um relacionado de 2 anos e está um pouco desmotivada e amedrontada já que seu ex-namorado, Brian, não para de persegui-lá. Numa noite em que ela é convencida por suas amigas a ir num rodeio, Brian vai atrás e a deixa em apuros e é nesse momento que aparece Luke Collins, um caubói que prontamente a salva. Depois desse episódio os dois começam a conversar e viram amigos e algo mais...
Luke é totalmente diferente dos caras que Sophia conhece, é gentil, trabalhador, ajuda a mãe na fazenda e claro, além disso tudo monta em touros. Só que infelizmente a vida dele também é muito diferente de Sophia, que é uma estudante de artes e sonha em trabalhar num famoso museu. Será que os dois poderiam dar certos juntos? Ainda mais com Luke escondendo uma coisa importante de Sophia...

[...]"Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chamada vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa."

Aiôoooo, Silveeeeer!
Primeiramente gostaria de confessar que tinha um certo preconceito com o autor. Antes de Uma Longa Jornada só tinha lido dois livros dele e lido várias outras resenhas o que me fez chegar a conclusão que todos os livros eram iguais e que eu não gostava dele. Até aí tudo legal, tudo beleza, vlw, flw. Aí peguei esse livro e paguei a língua. Sério, foi tipo um tapa na cara e ai, vemk Tio Sparks ~abraça~.

Uma Longa Jornada conta duas histórias de amor, porque não basta uma, tem que ter duas pra gente suspirar mais. E são lindas, principalmente a história do Ira e Ruth. Que amor perfeito o deles! Um casal que viveu junto mais de 50 anos, se amando, se completando, sendo felizes. Fica claro pra qualquer um que leia que Ruth amava Ira e que Ira não só amava como venerava, idolatrava Ruth, ela era a razão dele viver.
O casal Luke e Sophia também arranca suspiros, principalmente o Luke. Aaaaah, um caubói desse aqui gente, casava na hora... brincadeirinha Nicolas, espero que você nunca leia meu blog, te amo. 
Luke é totalmente maduro e trabalhador, além de fazer de tudo para ajudar sua mãe. Sophia é para ele uma luz que apareceu em sua vida, iluminando tudo de uma maneira diferente. É visível como ele se apaixona rapidamente pela moça. Já Sophia demora um pouquinho mais para assumir seus sentimentos mas reconhece que Luke é tudo que ela precisa. Os dois são determinados, teimosos e fofos juntos.
Os quatro personagens principais são pessoas tão boas, tão integras que dá vontade de encontrar com eles de verdade. O amor transmitido no livro é tão puro e lindo que tive que dar meu braço a torcer e começar a gostar do Sparks. Eu chorei numa parte do livro, coisa que eu nunca achei que fosse acontecer lendo esse autor, foi o livro perfeito pra me fazer gostar dele. 

" - Eu entendo, Ira." E quando uma estrela cadente cruzou o céu, teve a estranha sensação de que Ira não só o ouvira, como sorria em aprovação.

"Mas Nathalia, se você ta elogiando tanto e achando tudo bonito, por que 4 estrelas?" Porque foi um porre terminar esse livro hahahaha a escrita do Nicholas pode ser envolvente pra vocês e tudo mais, mas o começo do livro meu Deus, que coisa mais chata! Principalmente as partes do Ira, tava quase dormindo já. Se o amor dele pela Ruth não fosse tão bonito eu acharia ele desnecessário na história, mesmo ele sendo muito importante no final. E aaaa, por falar nisso, velhinho danado! Adorei o que ele fez no final. Morram de curiosidade agora.
Tinha momentos em que eu pensava em ler só a parte da Sophia com o Luke que tava muito mais legal. Então, tenham em mente que não é um livro rápido de ser lido, principalmente se você for como eu e gostar de mais ação nas coisas. 



13 comentários:

  1. Vai, toma, pagou a língua! kkkkk brinks
    Fiquei curiosa agora pra saber o que essas duas histórias de amor tem a ver uma com a outra, isso é o que mais me incentiva a ler, porque não tô nem um pouco a fim de enfrentar essas partes chatas que você falou, mesmo valendo a pena. rsrs
    Amei a resenha! Abraço, Nath!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nathalia.
    Só de ver o nome do autor, já não leria o livro. kkk E não é preconceito, é decepção mesmo. Já li quatro livros dele e não achei nada demais, além de previsível e repetitivo.
    Bem, nesse pelo menos há uma diferença: dois casais. haha E sim, o Nicholas possui alguns inícios para lá de chato.
    Apesar de seus elogios, não leria. Acho até difícil ler algo dele novamente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo os livros do tio Nick (sou menininha sim e choro também, abs) mas também acho um saco a enrolação inicial. Mas como eu sei que vale a pena, sempre continuo. Sua resenha me deixou curiosa, kkkkk. Agora quero saber o que o Luke esconde e o que acontece com o Ira. Amo histórias de amorzinho <3

    Beijo!
    http://www.raciocinacomigo.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom, como eu posso falar?!
    Não sei se você sabe, mas eu não consigo ler UMA obra do Nicholas Sparks. Não gosto da escrita dele, nem das histórias que ele cria. Não sei, não gosto de livros de romance pra chorar, não vou mentir. E esta história é mais uma que não me prende nem me agrada. De qualquer forma, ainda bem que você gostou dele quase todo. kkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Nath!

    kkkkkk ri demais com sua resenha!
    Esse livro é perfeito, sem mais! Eu amei até as partes arrastadas! Um dos melhores que li do autor com toda a certeza do universo! kkkkkk

    Fico feliz que vc tenha gostado, agora, por favor, leia os demais ta? rsrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei interessado nesse livro desde a primeira vez que vi uma resenha sobre ele! O que ele mais me agradou foi saber que o autor, conhecidíssimo e adorado pelo público, conta duas histórias de amor, fazendo com que a leitura seja mais dinâmica. Eu adorei as duas capas, porém eu prefiro a do fillme, que foi lançado semana passada, nos Estados Unidos!

    ResponderExcluir
  7. Mas Nathalia, se você ta elogiando tanto e achando tudo bonito, por que 4 estrelas?
    ahahahahahahahhahahaha
    Sou louca pelo Nicholas, porque por mais que o livro seja um porre ou no começo ou no meio, ele sempre consegue te fazer soltar um palavrão de surpresa com o que acontece no final de cada livro!
    Que bom que gostou da leitura Nath, quero muito ler esse livro também.
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Eu fenho interesse em ler esse livro, mas sou do tipo que só gosta de coisas com muita açâo, sabe?

    Mas os romances do Tio Nicho são outra coisa. Apesar se você ter citado que a história do casal mais jovem era mais interessante, eu ainda fiquei curioso com a história dos idosos :3

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já tinha lido que esse livro foge um pouco do que tio sparks costuma escrever, e isso me instigou, ainda bem que tenho o livro em casa, acho que vai ser a próxima leitura para ver se o bloqueio me deixa de vez. Bom, na verdade já dei uma lida nele e sinceramente o começo parece realmente bem chatinho, mas depois da sua resenha eu vou insistir só para descobrir o que esse velho apronta no fim =P me deixando curiosa since 2015

    ResponderExcluir
  10. Os livros do Sparks são bem assim né? Ou ame ou odeie, ou sempre tem um pedacinho arrastado haha
    Gosto da maioria dos livros dele que li, na verdade gosto muito hahah, só O Melhor de Mim que não curti tanto como a maioria das pessoas.
    Preciso ler esse.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  11. Não gosto de ler romances e nunca li nada do Nicholas, por mais que as sinopses sempre me chamem a atenção, daí acabo vendo os filmes :D
    Mas essa coisa de ser sobre dois casais é bem instigante.

    ResponderExcluir
  12. Eu li Um Amor Para Recordar e Diários de Uma Paixão, e os dois bastaram para que eu pagasse pau pra o autor. Tio Nick é realmente expert em nos fazer chorar litros lendo seus livros. E olha que eu nem gosto de romances tanto assim rs
    Achei interessante a premissa desse livro e o fato de interligar duas histórias (lindas!) de amor, acho que vou curtir a leitura!

    ResponderExcluir
  13. Natália!
    Particularmente sempre gostei dos livros do Nicholas pela emoção que nos traz.
    Já li várias resenhas desse livro e muitos confirmam sua opinião que é um dos melhores dele por ter algumas diferenças básicas em relação aos anteriores, as vidas que se entrelaçam dos protagonistas, a lição que é repassada, etc...
    Não li ainda, mas com certeza farei a leitura.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)