sábado, 23 de maio de 2015

Resenha: Os Goonies - James Kahn

Título: Os Goonies
Escrito por: James Kahn
Criado por: Steven Spielberg
Editora: Darkside
Ano: 2012
Páginas: 240

Sinopse: O clássico filme infanto-juvenil, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade. 










A maioria das pessoas já viu o clássico filme de Steven Spielbeg certo? Eu mesma já vi, não me lembro de nada do filme, mas já vi rs 
Os Goonies nada mais é do que uma história infanto-juvenil repleta de ação e aventura, um verdadeiro caça ao tesouro, digno da época em que foi produzido.

Os Goons (morados das Docas Goon) estão prestes e serem despejados de suas casas e no último dia que tem para saírem de lá, um grupo de amigos composto por Mikey, Brand, Bocão, Gordo e Dado resolvem ir atrás do tesouro de Willy Caolho, graças a um mapa que Mikey achou no meio das coisas do museu. 
Com fugitivos da polícia e muitas armadilhas pelo caminho, esses garotos vão se meter em várias encrencas super divertidas.



Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon, juntos ficaremos até o mundo inteiro acabar, no céu e no inferno e na guerra nuclear, grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar, no campo ou na cidade, na floresta, onde for, eu me declaro um companheiro Goony para sempre, sem temor.

Como eu disse no começo, eu não me lembro de nada do filme e acho que isso até ajudou na hora de ler esse livro, pois foi tudo uma surpresa pra mim.

O livro é narrado pelo Mikey que conta pra gente toda a aventura, explicando tudo o que acontece, falando sobre cada um de seus amigos. Ele realmente conversa com a gente e achei isso muito legal. 
A história toda é típica de sessão da tarde mesmo, é um livro feito para nos entreter.  

O que mais me chamou a atenção na história é a amizade dos garotos. Eles são muito leais um ao outro e a amizade deles é muito pura; mesmo quando um provoca o outro (normalmente é o Bocão) e que todos sejam "fracassados" aos olhos de pessoas de fora, eles sempre estão juntos, sempre se ajudam. Também é interessante acompanhar o crescimento deles no decorrer da história, a coragem que adquirem, o pensamento mais maduro, o praticamente primeiro beijo, são coisas bem comuns dessa pré adolescência. 

A diagramação do livro é impecável e muito linda! Foi meu primeiro livro da Darkside e eu fiquei encantada com o trabalho deles! As folhas são resistentes, amareladas. A cada capítulo há uma folha preta com desenhos ou frases que resumem o próximo capítulo. Há o mapa do Willy na capa. A fonte é em bom tamanho e há diversas notas explicando referências daquela época. Simplesmente amei!

Os Goonies é um ótimo livro pra se ler numa tarde atoa, pra se divertir, recomendável pra qualquer idade!


Tenham cuidado os intrusos com a esmagadora morte e a dor, encharcada de sangue, do ladrão usurpador.


5 comentários:

  1. Num eh? A diagramação é mesmo linda!
    Menina, tu pôs na resenha exatamente minha opinião sobre o livro. Bem divertido mesmo e amei acompanhar a aventura da turma!
    Ótima resenha! Bjos <3

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é incrível, o filme também. Impossível não dar gargalhadas com as travessuras dessas crianças. Adoro demais!
    E agora eu tenho meu próprio exemplar, novinho e cheiroso, que ganhei em um blog que eu gosto muito. Acho que você conhece. rs
    Adorei a resenha, Nath!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nath!!!

    HAAA!!! Que inveja danada de grande de vc! Eu quero tanto este livro.... quase o comprei neste mês, mas escolhi Orgulho e preconceito, versão bilingue que tava mais barato.... kkkkkk
    Adorei sua resenha, tbm já assisti ao filme, a uns 3 milhões de anos atrás... O.O e não me lembro de muita coisa tbm.... quero ler o livro e depois reassistir o filme! rsrsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira resenha sobre esselivro que eu leio, e adorei, com certeza um livro que irei gostar de ler, adorei saber sobre a amizade deles que eles são leais, acho que isso é muito importante e com certeza pretendo ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que se eu julgasse o livro pela capa, com certeza não leria, mas a história de amizade já me ganhou, pretendo mto ler este livro. :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)