quarta-feira, 13 de maio de 2015

Resenha: Marcada a Fogo - Josy Stoque

Título: Marcada a Fogo (vol. 1 da série Os Qu4tro Elementos)
Autor: Josy Stoque
Editora: independente
Ano: 2014
Páginas: 200

Sinopse: Como você reagiria se descobrisse que o amor de sua vida é uma fraude? Que construiu sua família com base em uma mentira? Que a pessoa que ama esconde um segredo terrível e inacreditável? Após uma experiência de quase morte, Tamires do Valle passa a enxergar que Gustavo, o homem em quem mais confia, mente. Seu mundo perfeito rui. A relação mística com a ametista, a única peça de seu passado obscuro, se fortalece e descobrir sua origem se torna uma obsessão.
Uma mulher em chamas, consumida pela paixão e pela mentira.



Tamires do Valle é um mulher jovem, linda e sexy, casada com o também jovem, lindo e sexy Gustavo do Valle. Ele é dono de uma empresa e ela sua diretora administrativa, os dois são ricos e poderosos e Tamires está muito feliz com a vida que tem, principalmente com sua linda família, que inclui sua filhinha Sofia. Mas nem sempre a vida de Tamires foi assim. Ela viveu sua infância toda em orfanatos já que não tinha seus pais e nem se lembrava deles, aliás, sua primeira infância é um incógnita em sua vida, ela não se lembra de nenhum familiar nem de onde veio e isso começa a assombra-la em sonhos/pesadelos, até que em uma "experiência" que quase a mata, a vida de Tamires começa a mudar...
Poderes começam a surgir, mentiras começam a ser reveladas, pessoas que ela não faz a mínima ideia de quem sejam começam a aparecer e o pior: quem ela mais ama nesse mundo não é bem quem ela pensava. A vida de Tamires de um giro de 360° e ela precisa decidir que rumo tomar.

Afinal, destino não é o fim, mas apenas o começo.

Esse é o meu primeiro contato com alguma obra da Josy Stoque e tenho que dizer que a escrita dela é ótima! É envolvente e bem rápida, você nem vê a história passar e de repente já está na última página. Adoro isso! Os capítulos também são curtos e muito bem construídos. 

Os personagens são bem intensos. Achei bonito o amor de Tamires e Gustavo apesar de tudo. A fidelidade de Carolina com Tamires também é bonita, uma verdadeira amizade.  A Sopia é a coisa mais fofa <3 Fiquei impressionada com a capacidade de alguns personagens de fazer o mal também.

Maaaaas, apesar da ótima escrita, dos bons personagens e de uma premissa pra lá de interessante, a história não me agradou completamente e acho que sei o porquê. Marcada a Fogo é o primeiro livro de uma série, e primeiros livros são sempre a introdução da história. Marcada a Fogo não é diferente a regra mas em minha opinião, não foi uma boa introdução pois eu fiquei BEM perdida até mais da metade do livro. Ta, eu sou um pouco lerda as vezes, mas não há muita explicação pras coisas que estão acontecendo até lá pra parte final do livro. 

Vejam bem, a gente fica perdido junto com a Tamires e vamos descobrindo as coisas junto com ela, o que é um recurso interessante, mas eu tive a sensação de que ela entendeu e aceitou tudo muito mais rápido que o leitor, que tem uma visão das coisas que ela não tem! 
Em alguns momentos também eu senti que a história dava pulos e isso me incomodou um pouco, principalmente quando eu lia de um dia pro outro. Resumidamente falando depois de já ter falado muito, é como se a história se perdesse no começo e só se encontrasse do meio pro final.

Ao final de tudo eu entendi o teor da história sim, entendi o que a Tamires é e como ela foi parar nessa situação, mas de começo eu fiquei sim muito perdida e esse foi um fator que me fez não gostar tanto assim da história. 

Uma coisa que eu achei bem legal é que os capítulos alternam o ponto de vista da narração, os capítulos da Tamires são narrados por ela em 1° pessoa e os capítulos focados nos outros personagens são em 3° pessoa. Achei que isso nos deu uma boa visão não só dos sentimentos da personagem principal como de tudo o que acontecia quando ela não estava por perto, o que foi muito bom. 

Eu li a história em e-book e achei vários errinhos mas nada que atrapalhasse a leitura. Cada capítulo se inicia com uma imagenzinha do símbolo do elemento de Tamires.

No geral é um livro bom, com uma escrita ótima e com certeza quero ler os próximos e conhecer os outros personagens!


A verdade era uma faca de dois gumes. Por um lado, estava feliz por obter respostas; por outro, fora ferida brutalmente.





6 comentários:

  1. Oi, Nathalia, obrigada pela resenha sincera. Então, a ideia era essa mesma, de vivenciarmos as angustias de Tamires na pele. E sim, eh um livro introdutório, eu não podia dar as explicações aos poucos, porque não haveriam pistas suficientes para acreditar nisso, eh algo que nunca se viu antes, então, precisava de alguém com propriedade para contar quem ela eh e de onde veio. Tamires realmente aceita fácil, ate porque ela estava em busca da verdade. E por ser o pontapé inicial da historia, não haveria o restante se ela não aceitasse. Fico feliz que tenha gostado da narrativa e queira ler o restante. Os próximos ficam mais emocionantes, já que o leitor conhece o segredo, outras tramas irão dificultar essa jornada mistica. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Nath! A Josy tem razão qdo diz que os próximos livros são mais emocionantes: terminei Filho da Terra ontem e adorei a história! Marcada a fogo foi mais introdutório mesmo, mas as partes com ação são maravilhosas neh? rsrsrsrrs

    Adorei sua resenha vio!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nath.
    Normal os primeiros livros de séries serem mais introdutórios, mas é uma pena que houve outros detalhes que não te agradaram tanto.
    Quanto ao livro, esse lado mais fantástico dele me chama bastante a atenção. Então, acho que irei gostar.
    Pretendo dar uma chance em breve.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nath!!
    Que pena o livro nos deixar perdidos em alguns momentos, mas eu fiquei com muita vontade de ler por ser uma leitura rápida e também curto o gênero.
    Ótima resenha! Bjos <3

    ResponderExcluir
  5. Oi. Ainda não li, mas ele esta na minha lista de desejados que pretendo ler em breve.Adorei a sua resenha, e ouvi dizer que a sequencia é melhor, e espero que os proximo não deixe o leitor tão perdido

    ResponderExcluir
  6. Nossa, a história parece ser forte! O gênero me interessa muito. Vou fazer de tudo para ler.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)