sábado, 20 de junho de 2015

Resenha: Piratas - Karen Alvares (organizadora)

Título: Piratas
Autor: Diversos
Editora: Cata-vento
Ano: 2015
Páginas: 230
Sinopse: Você já sonhou em navegar pelos sete mares, enfrentando sereias e saqueando tesouros? Ou, quem sabe, você prefira uma dose de rum e um voo em um dirigível? Ou então viajar por mares antigos e misteriosos, vingando seu amor perdido, enfrentando abutres sanguinários, vendendo relíquias não tão preciosas assim? 

Ahoy, leitor, então seja bem-vindo a bordo de Piratas, um navio onde dez grandes autores se reúnem para contar as histórias mais incríveis de todos os mares sobre... piratas, é claro! Içar velas, marujos! Vamos partir rumo à aventura!
Compre: aqui.


Piratas é um antologia com 10 contos sobre, bem, piratas né haha Cada conto é escrito por um autor nacional e a Karen Alvares é a organizadora desta bela obra.
Com um tema bastante diferente das coisas que eu leio normalmente, Piratas me conquistou pela qualidade dos contos aqui escritos e pela belíssima capa. De maneira geral, é muito bem escrito e gostei do recurso de em alguns contos o personagem nos contar sua história e conversar conosco, como se fossemos verdadeiros marujos ouvindo lendas de piratas. 
Vou falar um pouco dos contos que mais gostei.

À primeira vista, sei bem o que vai pensar. Vendo-me à proa, com a lupa grudada ao olho direito e o outro escondido sob o tapa-olho, gritando ordens para indivíduos mal vestidos e beberrões, criminosos em sua maior parte, parece haver apenas uma palavra que me representa: pirata. 

Vingadora - Paola Siviero
Neste conto temos capitão De Merda nos contando sua história, conversando conosco. Sua história é a história de uma vingança contra aquele que tirou seu bem mais precioso a muito tempo atrás. 
Conto em escrito, bonito, profundo. Adorei o final.

Barracuda Negra e a Máquina Misteriosa - J. M. Beraldo
Neste conto temos capitã Karyan (adoro quando é uma mulher a comandar o navio), que ao atacar outro navio encontra uma misteriosa máquina que ninguém sabe para que serve. Ela e mais um tripulante do navio atacado, vão atrás de respostas para saber pra que aquilo serve e o que descobrem é no mínimo empolgante, pra mim, não para o tripulante :p 
Adorei o elemento sobrenatural utilizado nos peixes e adorei o final. 

Mais pesado que o ar - Melissa de Sá
O que é essa história? Gente! De longe o conto que eu mais gostei. Totalmente original e inovador. 
Em mais pesado que o ar temos Amélia Harship, filha do dono da Harship Co., uma empresa de dirigíveis. Ela se encontra viajando/fugindo num dirigível quando o mesmo é atacado por piratas e a partir daqui não conto mais nada.
Como dito na apresentação do livro, o conto da Melissa é uma obra mais steampunk e eu simplesmente adorei! A coisa da pirataria nos ares me pegou de jeito. A Amélia também é super forte e corajosa. 

O tamanho dos sonhos - Sabrina Mota Marcondes
Dot acaba de perder sua irmã, a única pessoa que lhe restava. Com o histórico familiar dos Daaé isso era até esperado mas mesmo assim, Dot se sente perdida e é no mundo dos sonhos que ela encontra alento e aventuras. 
Este foi um conto que chegou até a me emocionar, Sabrina fez uma história não só criativa e interessante, mas profunda e cheia de sentimentos. 

Piratas não conhecem o perdão - Karen Alvares
Essa é a história do capitão Thomas Cavendish e de como sua vida mudou depois que ele roubou um artefato mágico e que uma bela bruxa entrou em seu navio e mudou sua essência. 
Uma história cheia de magia e ressentimento, a qual eu simplesmente adorei!

Esse foi basicamente meu top 5 dentro desse livro, mas os outros contos também são muitíssimo bons. É uma antologia que vale muito a pena ser lida!




*Livro lido através de um booktour*

11 comentários:

  1. Oi, Nath!
    Primeiramente essa capa. Deixa quieto, né.
    Amei o fato desse livro trazer um pouco de sentimentalismo nos contos, e acho que vou amar tanto quanto você do conto da Melissa! Gostei de ter um pouco de steampunk nele.
    Amei a resenha! Bjo <3

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nath.
    Já conhecia o livro de capa, mas não tinha lido resenhas ainda. Após ela, então, fiquei com ainda mais vontade de ler a obra. Parece ser mais do que excelente!
    Piratas sempre foi um assunto que eu gostei bastante, então a obra vai me agradar, com certeza.
    Fiquei curioso para ler o conto da Karen.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Nat!
    Gosto de livros de contos porque cada autor pode abordar o tema da forma que mais aprecia.
    Aqui como o tema são Piratas, deve ser um livro rico em descrições sobre o assunto.
    “A glória da amizade não é a mão estendida, nem o sorriso carinhoso, nem mesmo a delícia da companhia. É a inspiração espiritual que vem quando você descobre que alguém acredita e confia em você.”(Ralph Waldo Emerson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nath!

    Não conhecia este livro, mas já fiquei curiosa. Adoro contos, tenho vários livros assim, de coletâneas.
    Mais um para minha lista de desejados. Gostei pq foge do gênero que to acostumada a ler, nunca li nada sobre piratas! rsrsrsr

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada com piratas como personagens. Particularmente, gosto bastante de contos. E o bom, nesse caso, é ver que são contos de gêneros diferentes. Tem steampunk, drama, aventura, e por aí vai. Se tiver oportunidade, dou uma conferida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca li nada sobre piratas.
    Parece ser uma coletânea interessante de contos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu nunquinha li nada sobre Piratas então uma coletânea de qualidade parece uma boa opção porque eu não teria que tentar começar por algo mais longo que viesse a me decepcionar, parece um livro cheio de aventuras.

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada sobre piratas mas adoro suas histórias e já vi muitos filmes com essa temática, estes contos devem ser ótimos.

    ResponderExcluir
  9. Nath, adoro o estilo, piratas dão personagens fascinantes principalmente pelo arquetipo anti herói, não sei se é o caso de algum dos contos mas eu simplesmente adoro a temática. Não conhecia essa coletânia que a Karen organizou e fiquei curiosa, o conto da Melissa de Sá que foi o que vc mais gostou foi o que mais despertou minha curiosidade, estou precisando ficar rica!

    ResponderExcluir
  10. Nossa que máximo essa iniciativa. Contos são uma ótima maneira para conhecermos vários autores. Achei muito inovador esse tema de piratas, acho pouco explorado hoje em dia.
    Esse da Melissa que você mais gostou foi o que me chamou mais a atenção, premissa bem legal.

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)