quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Resenha: Máscara - Luiz Henrique Mazzaron

Título: Máscara
Autor: Luiz Henrique Mazzaron
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Páginas: 368
Sinopse: No mundo de Domus, a morte é a moeda que alimenta o jogo. E a verdade pode custar a vida.
Liam é um garoto que viveu por muito tempo isolado devido aos constantes castigos do sádico tio, um carrasco ex-militar. Porém, inesperadamente, surge uma entidade maléfica, uma figura das trevas trajando uma máscara, e passa a o perseguir, levando-o a participar de um jogo num mundo surreal, chamado Domus.
Junto a um grupo, Liam parte para uma experiência alucinante, em que os pecados da humanidade serão colocados em xeque, como numa espécie de julgamento. Um combate onde o principal objetivo do adversário é mostrar o quão odiosa é a raça humana…
Mas ainda há muitos mistérios que rodeiam este intrincado jogo. Por qual motivo a criatura possui tamanha obsessão por ele? E vale a pena prosseguir, já que a morte é a única certeza?


Liam é um rapaz de desde que nasceu passa por provações em sua vida. Abandonado pelos pais legítimos e criado pelo irmão de seu pai adotivo, Liam não teve uma infância fácil. Proibido de ir a escola e de ser uma criança normal com apenas 7 anos o pobre garoto sofria as mais absurdas violências na mão de seu tio, até que um dia uma assistente social vem em seu socorro, mas, o que era pra ser um lindo momento de salvação, também acaba num banho de sangue e sofrimento. 
Acudido por policiais e indo parar um orfanato, a vida de Liam continua a ser difícil quando um assassino ronda o lugar e provoca mais mortes. Aliás, mortes não faltam. O tal assassino persegue Liam, e tira do caminho quem o estiver atrapalhando. 
Depois do terrível episódio no orfanato, Liam vai com outras pessoas (um policial, uma freira, a irmã e sobrinha da assistente social e a secretaria da polícia) morar numa casa isolada e afastada. Tudo fica tranquilo durante anos, Liam cresce e agora é um adolescente normal, o passado ficou para trás e não ronda mais os pensamentos do garoto, até o dia em que ele resolve dar uma festa para os amigos da escola e coisas estranhas começam a acontecer. Num dia, Liam simplesmente acorda num lugar estranho, onde vê cabines com várias pessoas que cometeram diferentes pecados em suas vidas. Uma voz surge do nada mandando Liam escolher as pessoas que deseja salvar. É aí que o jogo começa. 

Ele era o mal. Ele era aquilo o que você mais teme. Ele era a sombra que o perseguia na luz. Sua missão era achar o menino. Aquele menino era especial. O destino demandava que ele fosse eliminado. 

Máscara é um livro de terror/suspense/fantasia que para mim, aborda o ser humano como um todo. A história nos mostra e acentua o que as pessoas tem de melhor e o que tem de pior, e todos sabemos que a raça humana pode ser muito, muito ruim. Tudo isso é exposto graças a uma entidade maléfica que montou um mundo próprio onde as pessoas que ele leva para lá tem que jogar um jogo doentio onde precisam sobreviver e chegar ao final, mas isso não é tão simples assim. Liam, é o principal do livro, sendo a pessoa que a entidade persegue. 

No decorrer do livro vamos nos deparar com cenas e personagens de dar arrepios, situações que enojam e dão raiva. Tudo beira a mais completa loucura. Aliás, beira não, tudo É muito louco. É um jogo de vida ou morte que te testa, te bota a prova, mexe com seu consciente. 
Liam passa pelos mais terríveis dilemas, decide sobre a vida de outras pessoas, enfrenta dores inimagináveis. Nem nos piores pesadelos dele esse mundo existiria, e o pior: ele não sabe o porquê de estar lá. Da para perceber que Liam é diferente, que ele é um ser especial e que até tem uma certa missão naquele mundo, mas a obsessão que a entidade maléfica sente por ele ainda é um incógnita para o próximo livro. 

A escrita do Luiz é ótima e te prende ao livro. Mesmo sendo doentio, o jogo te atrai e você não quer largar o livro enquanto a próxima prova ou situação começar. É estranho mas é legal pra caramba de ler, sabe? Ou eu que sou meio louca e tenho um gosto duvidoso hahaha
A construção da história é muito boa, nos mostrando como foi a vida do Liam desde o comecinho, e ô personagem pra sofrer hein? Nada fácil a vida do pobre rapaz. 
Os personagens são um show a parte. Temos todos os tipos de seres humanos presentes e aqui e se fosse falar de um por um a resenha ficaria enorme, mas posso dizer que a personagem que mais gostei na história foi Kelly, uma drag queen super corajosa, justa e cheia de estilo. 

Para os fãs de um terror mais rebuscado, mais bem trabalhado, um terror que mexe bastante com o ser humano em sua essência, que nos disseca, esse livro é a pedida perfeita. E claro, como sempre tenho orgulho em dizer, é nacional! Agora, se você é fraco pra terror, se assusta com qualquer coisa e vomita quando vê algo nojento... leia mesmo assim! 

Não posso deixar de comentar também que acho a capa do livro incrível! Pra mim ela representa muito bem toda a loucura de dentro do Domus. E acredite em mim quando eu digo que esse livro tem tudo para figurar como um dos principais do gênero na nossa literatura. Alô DarkSide, publica o Luiz!

Entre no jogo, conheça Domus e perca sua cabeça. 

- " Conheça minha história. Sinta minha dor. Liberte-me".



11 comentários:

  1. Olá!!
    Já to mexida só em ler sua resenha imagine quando ler o livro, gente, pobre do Liam, vivi um verdadeiro inferno o pobre, eu to atordoada de imaginar essas atrocidades que ele passa, espero poder ler em breve, quanto lia sua resenha ficava imaginando o que será que ele é mesmo pra ser tão perseguido por essa tal entidade maléfica, e aí chega no final da resenha e descubro q o livo termina sem o motivo ser revelado, melhor eu esperar pelo lançamento o seguindo pra eu não infartar até la rsrs
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Nath!!!!

    OMG! Que resenha fantástica! Fiquei arrepiada! kkkkk
    Eu tenho este livro mas ainda não li, minha desculpa é a continuação que nunca sai! A Diana tbm adora este livro e sempre me indica, mas neh? Cadê a continuação??? O.o rsrsrsrsrs

    Adorei a resenha, espero pode lê-lo em breve!
    Bjo^^

    ResponderExcluir
  3. Que incrível! Já tinha visto várias resenhas desse livro, mas a sua me prendeu de forma avassaladora. O livro me atraiu de uma forma incrível! Como eu amo suspense/terror, me vi na necessidade de ler esse livro. É tão bom ver que um autor nacional faça um livro tão ótimo, pois ainda existe aquele tabu que livros nacionais não prestam. Já coloquei na minha lista de próximas compras!

    ResponderExcluir
  4. Nat!
    Livro feitinho para meu gosto.
    Aoro terror/suspense e tudo o mais e me parece que o livro é bem forte nesse sentido além de abordar o caráter humano, adoro livros assim, porque existem pessoas de todo tipo no mundo e aqulas que gostam de fazer maldade. Bom poder observar suas caracteristicas.
    “Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. oii
    já conheço esse livro e me encantei com a escrita do autor
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Muito curiosa pra saber como foi essa vida angustiante de Liam maltratado pelo tio carrasco.
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Leria com certeza tudo que almejo lutar por um mundo melhor..........

    ResponderExcluir
  8. que capa é essa? já fiquei nervosa e quero muitoooooo ler e essa resenha? tô no chão.

    ResponderExcluir
  9. OMG!Resenha òtima Amo livro assim Quero muito ler esse..

    ResponderExcluir
  10. Resenha maravilhosa, já com vontade de ler o livro.

    Josenilda Lins

    ResponderExcluir
  11. Resenha maravilhosa, já com vontade de ler o livro.

    Josenilda Lins

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)