sábado, 2 de janeiro de 2016

Tag: Oscar Literário 2015


Vamos começar esse ano premiando minhas melhores leituras de 2015!
Essa é uma tag criada pela Camila Monteiro do blog Vida Complicada pra premiar não só o melhor livro lido em 2015, mas o melhor personagem, autor, etc., baseando-se na premiação do Oscar mesmo. Abaixo, você confere as categorias, meus indicados em cada uma delas e os vencedores!

O vencedor de cada categoria leva pra casa esta linda estatueta!





01 - Melhor descrição de cenário


Todos sabem que uma boa descrição de cenário/personagens faz TODA a diferença do mundo numa história! Se o autor não souber nos mostrar o que ele está vendo acabamos imaginando coisas "erradas" ou nem conseguindo imaginar! Nos três livros que indiquei consegui visualizar perfeitamente toda história e todos são livros ótimos. Escolho A Senhora dos Mortos - Rodrigo de Oliveira como livro vencedor nessa categoria graças a bela escrita do Rodrigo e seu poder de me fazer viver sua história. Convenhamos que escrever um cenário de apocalipse zumbi perfeitamente é para poucos! Mas Filme Noturno e Cores de Outono não deixam a desejar! Leiam e percebam isso. 


02 - Melhor personagem coadjuvante



Sempre tem aquele personagem secundário que nos conquistas mais do que o principal, né?! Seguindo a ordem das minhas indicações esses personagens foram: Desmond, Pedro e Tinny Cooper. E sem sombra de dúvidas Tinny Cooper ganha nessa categoria afinal, ele foi o que valeu a pena na história pra mim!



03 - Melhor personagem



A Mari tem o dom de fazer personagens cativantes e por isso mereceu dois livros seus nessa categoria! rs Em Guardião escolho como melhor personagem Milosh (melhor personagem da série Neblina e Escuridão inteira, pra falar a verdade), em Montanha da Lua elejo Mical e em Orgulho e Preconceito temos Elizabeth (e Darcy, óbvio). Como Orgulho e Preconceito tem não só um mas dois personagens que amo, ele sai como vencedor dessa disputa!


04 - Melhor escritor veterano



Esta categoria está descrita como "Aquele que você sabe que irá te salvar de uma ressaca literária. O que parece escrever apenas para você no mundo.". Tenho dois autores assim, mas não li nenhum livro deles esse ano. Para minhas indicações me baseei por livros que foram "refrescantes", revitalizantes pra mim esse ano, de fácil leitura e de bom entretenimento. A Vidente foi uma leitura totalmente agradável, assim como Inverso, que devorei e adorei. Como Falar Com Um Viúvo leva a estatueta por sua história densa e séria mais que ao mesmo tempo foi simples e divertida. O autor conseguiu me conquistar, me alegrar e me fazer pensar.

05 - Escritor revelação


Autores revelação, aqueles que chegaram causando no meu ano. Escolhi Amanda Ághata Costa, Marcos de Sousa e Josy Stoque para esta categoria, todos meus queridos parceiros E a linda da Amanda leva essa!



06 - Melhor livro nacional



Essa foi difícil, MUITO difícil, principalmente porque quase que só li nacionais esse ano rs. Escolhi três que mexeram muito comigo e de diferentes formas, que foram Guardião - Mari Scotti, País Imerso - Jéssica Anitelli e Allan Cutrim e Eterna: O Som do Amor - Bianca Sousa ganhou por ter sido tão perfeito pra mim. Ri, chorei, fiquei com raiva, ansiosa... Foi uma leitura maravilhosamente encantadora.


07 - Melhor livro infantil


Vamos considerar para essa categoria livros que eu leria para meus filhos! Kamaleon é uma fantasia muito parecida com um conto de fadas recomendável à qualquer idade. Os Goonies é um infanto-juvenil que apesar de ter sido publicado por uma editora de terror, é uma aventura super legal. E finalmente Extraordinário, o vencedor da categoria, é uma história linda e cheia de ensinamentos pra qualquer idade e que eu adoraria ver meus filhos lendo!


08 - Melhor conto




Esse ano descobri os contos. Antes tinha minhas dúvidas, meus receios, mas passei a simpatizar com a coisa rs. A Dama das Ameixas e Ninguém são contos e querida Karen Alvares e são demais! O Senhor do Vento leva essa por trazer uma história incrível, recriando uma lenda famosa e totalmente brasileira.


09 - Melhor Editora




A EraEclipse foi minha parceira esse ano, a primeira que tive <3 e gostei muito de seu capricho com os livros. A Draco foi uma que eu li bastante coisa, principalmente contos e a DarkSide foi uma editora que me encantou muito esse ano por seu trabalho com os livros. Alguns são quase obras de artes, com edições belíssimas e por toda essa dedicação, sai como vencedora.


10 - Melhor livro


Essa foi a categoria mais difícil, com certeza. Li vários livros ótimos esse ano, muitos me conquistaram e me marcaram de uma maneira que não da pra descrever. Esses três livros mereceram ser chamados de melhores por motivos diferentes que talvez que me faltem palavras para descrever. E No Escuro leva como o melhor livro que li em 2015 por sua intensidade, por me fazer viver, sentir na pele a história, por me absorver completamente. Mas Orgulho e Preconceito e Mentirosos são meus amorzinhos também. 


2015 foi meu primeiro ano com o blog e foi o ano em que descobri a magia dos livros nacionais e dos autores independentes. Foi um ano em que tive ótimas leituras e me descobri uma nova leitora. 
Se alguém quiser saber quais outros livros li nesse ano é só entrar aqui. Se você gostou dessa tag e quer faze-la entre aqui e saiba como! Achei muito divertido fazer esse Oscar, no ano que vem eu volto com os livros desse ano, se Deus quiser. Espero que esse ano eu tenha leituras tão boas quanto foram essas. 

17 comentários:

  1. Oi Nath!

    OMG! A série toda de As Crônicas dos Mortos é perfeita neh? Gente, Rodrigo me fez viver, literalmente, a história! Morar na cidade palco desse livro só piorou (ou melhorou) a situação!
    Cores de Outono é um dos meus queridinhos tbm! Adoro a escrita de Kei e estou ansiosa por Luz de Inverno.
    To morrendo pq ainda não li Guardião.... to esperando a editora me enviar desde novembro, até agora nada.... fico triste com isso, mas fazer o que neh?

    Adorei a tag. Super criativa. Não vou responder pq li tantos livros que não sei como escolher... odeio ficar indecisa! kkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Ahh que lindo!!!! Fiquei duplamente feliz aqui, pela tag em si e por ter sido indicada com meu Kamaelon! Que lindooo! Obrigada.

    Vou ter que ler EXTRAORDINÁRIO por que todo mundo fala dele. Amei suas escolhas. Beijos!

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Olá! Que saudade de comentar aqui!
    Quero muito ler Orgulho e Preconceito, porque assisti ao filme e achei muito bom, me encantei com a Elizabeth e o Darcy *-*
    No Escuro peguei emprestado e vou ler esse ano, todo mundo recomenda!
    E parabéns pelo seu primeiro ano com o blog, que venham muitos outros, muitas parcerias e muitos livros mais!
    Beijo.

    Tá rolando sorteio lá no blog, vem participar: Choque Literário

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho flor! Amei ter meus livros indicados e saber que você gostou tanto ♥♥♥

    ResponderExcluir
  5. hahahaah que chique!!!! Adoreiiiiiiii!!!!!!!!!! Muito obrigada, minha flor!!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei, amei, amei o post. Muito legal!!! Parabéns!!! Não conhecia a maioria dos livros, mas como fã de Jane Austen gostei de um livro dela ganhar o premio.
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  7. A DarkSide está realmente arrebentando <3 Preciso ler A Escolhida. Colocar na lista de próximas leituras. Amei o post :D

    ResponderExcluir
  8. Oi, xará. Tudo bem?
    Eu volteeeeei, agora com meu novo Blog.
    Que legal essa tag, eu não conhecia. Confesso que Mentirosos concorrer a alguma coisa é uma injustiça, porque achei o livro péssimo haha. Mas ainda bem que não ganhou.
    Quero muito ler Extraordinário e No escuro. São as minhas leituras para 2016, sem dúvidas.

    Revelando Sentimentos

    ResponderExcluir
  9. Adorei, Nath. O simples fato de ser indicado já me deixa muito feliz. Obrigado por tudo!
    A Senhora dos Mortos é realmente muito bom. Mereceu a indicação!

    ResponderExcluir
  10. Aiii que honra, gente! *-* Melhor livro nacional! Eterna arrasando aí! Obrigada, pobre leitora!!! <3

    ResponderExcluir
  11. Oi Natália... adorei suas indicações... Também fui convidada a responder esta tag... estou finalizando a minha... é super divertida, mas tb muito dificil de escolher entre nossos queridinhos....

    livros terapias / Sorteio de Fim de ano

    ResponderExcluir
  12. Oi, Nath! Legal as escolhas, eu ainda preciso preparar o meu, extraordinário está na estante esperando para ser lido, todo mundo fala bem dele. Editora Darkside é tudo de bom, as edições deles são perfeitas.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Lindona, que delícia estar aqui nesse post cheio de boas leituras! <3 Obrigada pelas indicações!!! (E uau, escritora veterana, eu? *__*)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Estou lendo Orgulho e preconceito aos pouquinhos, ainda não posso dizer o que achei de Elizabeth, pq estou bem no começo, ou seja, bem de pouquinho mesmo, mas vamos ver no que dá. Johnathan Tropper eu nem preciso te dizer que é um dos meus autores preferidos né? A vidente eu li alguns capítulos qdo trabalhava na livraria, mas ai o livro vendeu (Buaaaaaaaaaa). Nath estou doida para ler A Escolhida, tdo mundo falando mó bem desse livro, estou curiosa!
    Eterna me chama atenção pela capa, estou doida para ler desde que vi, depois vou ler a resenha que eu acho que não li ainda. Extraordinários está em casa e não li até hoje, meu deus preciso me bater! Não sou fã de contos, mas adorei a capa do vencedor kkkkkkkk. Enfim, adorei a tag, desculpa o comentário confuso nath!

    ResponderExcluir
  15. Nath!!!! Sua linda, muito boa essa tag em? Uma pena eu só ter lido dois livros de todos que foram indicados Mentirosos e Will e Will, e outros eu sinceramente nem faço questão como Orgulho e Preconceito, tenho horror a romance de época rsrs, fiquei muito feliz que o Tiny ganhou ele é maravilhoso né?

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  16. Nath!
    Tenho visto essa tag pelos blogs e acho bem diferente e interessante.
    E o melhor são as explicações para as escolhas.
    O livro que mais tem ganho é Proibido.
    “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)