sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Entrevista: autor Luiz Henrique Mazzaron


Hello! Voltei com mais entrevista pra vocês! Dessa vez vamos conhecer melhor o autor Luiz Henrique Mazzaron!


1- Como você decidiu se tornar escritor ?
Decidi depois de ler E Não Sobrou Nenhum, da Agatha Christie. A ideia já havia crescido em mim durante as aulas de redação no ensino médio, pois a minha professora sempre elogiava muito meus textos, mas só com a leitura desse livro é que criei coragem que ousar escrever algo mais do que uma simples narração ou dissertação.

2- Você é um autor jovem, pretende fazer isso o resto da vida ou é uma profissão pra segundo plano?
Eu simplesmente não consigo me enxergar num patamar do nível de viver da escrita, é um sonho muito louco para mim, pois a carreira em si no país é muito complicada rsrs Portanto, hoje, vejo ser autor apenas como uma paixão, um hobby.

3- Quais são suas influencias literárias? Tem um autor preferido?
Minhas principais influências são Agatha Christie, Stephen King, JK Rowling, Justin Cronin e George RR Martin. E não consigo destacar um autor favorito, assim como não consigo escolher um livro favorito, já que cada um me marcou de uma forma diferente por alguma razão, então vou ter que ficar em cima do muro dessa vez rsrs


4- De onde surgiu a ideia para escrever Máscara?
A ideia surgiu de toda minha paixão por histórias de terror e suspense. Seja filme, série, game ou livro: se for de terror, eu vou querer conferir rsrs E, como eu tenho muita afinidade com esse gênero desde muito tempo, não poderia deixar de começar meu caminho pela literatura com outro estilo de escrita.

5- Domus é um mundo assustador e curioso, você acha que conseguiria sobreviver lá?
Bem, eu criei cada um dos jogos, desafios e até mesmo o senhor do Domus, sem falar em toda a experiência adquirida com filmes, games e etc. Então creio que me sairia muito bem por lá... eu acho rsrsrs

6- Hoje, você acha que mudaria alguma coisa na história?
Creio que não, pois mudar a história seria como querer mudar meu próprio início como escritor, como se eu não estivesse satisfeito com o que conquistei até aqui. A trama, a alma, do livro, deve se manter intacta! As únicas alterações que faria seria em questão de palavras, estrutura... coisas mais técnicas que antes eu não sabia, pois me faltava maturidade e conhecimento nessa área.

7- Como é pra você, a experiencia de ser escritor no Brasil?
É ao mesmo tempo muito difícil e recompensadora. O cenário literário no Brasil ainda é muito fechado, a leitura em si não é incentivada, o que dificulta (e muito) a nossa vida, sem falar na ideia predominante de que livros/autores nacionais não possuem a mesma qualidade que os estrangeiros. Isso já vem mudando bem nesses últimos tempos, com a popularidade de filmes baseados em livros, booktubers e autores como Raphael Montes estando mais em destaque nas mídias.
Tirando esses e outros obstáculos, não tem sensação melhor no mundo do que ver uma resenha positiva ou receber um elogio (ou ameaça pela continuação rsrs)* de um leitor. Sem falar nas inúmeras amizades que você acaba fazendo no meio. Coisas assim compensam cada sufoco e nos dá gás para seguir em frente!

*Obs.: Eu, Nathalia, sou uma das que vai começar a ameaçar logo, logo. 

8 - Tirando o Liam, que é o principal, qual seu personagem preferido em Máscara?
Acho que eu, assim como boa parte dos leitores, gosto muito da Kelly. Porém acho que a Genevieve é a personagem que mais me surpreendeu durante o desenvolvimento do livro. Não sei como, mas ela tomou vida e tirou das minhas mãos as rédeas do destino dela, que acabou sendo totalmente diferente do que eu havia planejado no início. Então eu a escolho como favorita.

9- Quais são seus projetos futuros?
Pretendo continuar escrevendo quando a faculdade me permitir e lançar meus outros livros que já tenho prontos. Um deles, O Sol Perdido, entrará em pré-venda agora em janeiro, pela Editora Arwen, então meu primeiro plano futuro é trabalhar nele e em sua divulgação, além de dar início à sua sequência!

10- Deixe um recado para os leitores do blog :)
Primeiramente queria muito agradecer ao blog pelo espaço cedido para essa entrevista e todo o apoio!
Se você, leitor, gosta de coisas novas e busca por um livro de terror nacional, com toques de fantasia, dê uma olhada em Máscara! Espero que os jogos e mistérios obscuros de suas páginas consigam capturar a atenção de vocês.
E, para aqueles que gostam de fantasia, fiquem de olho em O Sol Perdido, meu novo livro que será lançado pela Editora Arwen nesse mês! Magia, castelos, princesas e até mesmo dragões esperam por vocês!
Muito obrigado pela atenção e ótimas leituras para todos :)


Vocês podem acompanhar o Luiz nas páginas de seus livros Máscara e O Sol Perdido. Espero que tenham gostado da entrevista! Não deixem de clicar ali na capa do livro e ler a resenha de Máscara também hehe



30 comentários:

  1. Oi Nath tudo bem? Eu já tinha visto a capa desse livro em alguns blogs, não sei se tinha visto aqui. Eu gostei bastante da entrevista pois o Luiz é bem simpático e acima de tudo bem realista (quanto a condição de escritores brasileiros), não acredito que leria Mascaras porque não curto muito o gênero de terror, mas acredito que O Sol Perdido seria uma boa pedida, inclusive já estou curtindo a pagina do livro!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nath.
    Adorei a entrevista e conhecer um pouco mais sobre o autor.
    Assim como o Luiz, sei bem como é querer escrever, mas saber que dificilmente viverá disso. Esse é um dilema bem triste para os autores nacionais.
    Fiquei bastante interessado no livro dele. Vou querer ler.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de fevereiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  3. Hummm, com uma referência como Agatha Christie, certeza de que será um grande escritor, desejo muito sucesso a ele, já li algumas resenhas sobre o livro, gosto do gênero...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei que ele sentiu vontade de escrever depois que leu livros da Agatha Christie, confesso que amo romance mas ela é a única que me faz fugir um pouco do meu gênero gostei muito do Luiz, e da forma que ele respondeu as perguntas com serenidade nas palavras , o livro deve ser muito bom para quem curte o gênero♥
    www.entre-livroseamores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que entrevista bacana, mas lindo ainda é ver um rapaz tão jovem já publicando um livro!!

    Um bjo
    Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro há bastante tempo. Acho isso bem legal, o fato de ser um jovem escrevendo e publicando livros que são muito bons. Também amo terror, em qualquer coisa haha!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nathalia
    Uma coisa que ele falou e que muito me entristece é o fato dos autores daqui não terem esse incentivo para poder viver da escrita. São raros os que conseguem. Mas, mesmo com dificuldades, espero que ele não desista no meio do caminho. Máscara parece ser legal e está dentro de um dos meus gêneros preferidos: terror ♥
    E vou ficar de olho também nesse novo trabalho dele.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff

    ResponderExcluir
  8. Eu conhecia o autor mas ainda não o livro dele, nossa, decidiu escrever após ler E não sobrou nenhum (eu li com outra versão, O Caso dos Dez Negrinhos), esse é o meu livro!!!! comecei a ler com ele e graças a Agatha é que sou viciada em leitura.

    Concordo com o autor sobre o mercado brasileiro, ainda existe muito preconceito com autores nacionais, mas estamos melhorando muito. Eu leio e apoio a literatura nacional, também sou escritora e vejo a dificuldade que leitores sentem ao falar de um livro brasileiro, mas os blogs estão ajudando muito a mudar essa visão

    ResponderExcluir
  9. Oi Nath!
    Adoro ler entrevistas de autores, apesar de não ter ideias para montá-las ou perguntas legais. Nossa o autor é novinho, primeira vez que leio sobre o livro dele, a capa é bem interessante, essa posição da pessoa. Das influências do autor comparando com as minhas só J.K. Rowling, os outros nunca li. Realmente tem quem ache que a literatura brasileira não tem a mesma qualidade, mas eu não. Dependendo do autor pode ser até melhor que muitos autores internacionais. Sucesso ao autor e ótima entrevista. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nathi. Olha que entrevista boa, já pode virar repórter kkk brimks ♥
    Achei legal o autor analisar a sua obra dessa forma, sem querer mudar nada. Já que tem tantos que depois acabam se desagradando com o livro e alguns até editam para melhorar; Gostei de como ele diz que seria como mudar a própria jornada como autor.
    É uma pena que ser escritor no Brasil não seja algo rentável. Tantos autores bons que poderiam viver apenas disso mas acabam deixando para segundo plano por nosso pais não valorizar a leitura.
    Nunca li esse livro, vou vou ficar aguardando O Sol Perdido da Arwen.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nathália!
    Que simpático! A resenha ficou muito legal! Realmente o cenário literária nacional é um pouco complicado, mas felizmente vem mudando, ainda que aos poucos. Não sou leitora do gênero de terror e suspense, mas pelo pouco que ele falou sobre O Sol Perdido, vou procurar mais informações à respeito depois, deixou-me levemente interessada, rs. Sucesso ao autor e suas obras!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi Nath!

    Eu conheci o autor em um dos eventos da vida que fui! rsrsrsrrs Gostei muito de papear com ele e só depois descobri que o homem escreve terror! Ele tem um rosto tão amigavel sabe? kkkkkkkk
    Tenho o primeiro livro dele, Máscara, mas ainda não o li, não é por falta de vontade, é por falta de tempo mesmo! rsrsrsrsrs

    Adorei a entrevista! Desejo muito sucesso ao autor e que seu novo livro faça tanto ou mais sucesso que o outro!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  13. Oi Nathalia.
    Entrevista bem bacana que você fez com o autor. Eu tenha este livro na lista de desejados por causa da capa e a sinopse que despertou muita curiosidade.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Nath!

    Gostei bastante da entrevista, o Luiz é simpatico e ler as perguntas e respostas, me fizeram ficar interessada em conhecer Mascara, principalmente porque faz parte do meu tipo de livro, cheguei a ver a campanha que fizeram para ele entrar na Darkside com esse livro, mas não sei se deu certo. Enfim, desejo boa sorte ao escritor com seu novo livro, espero que a pré-venda na Arwen venda bastante!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua entrevista com o autor. Ele é parceiro do blog, e eu adorei sua obra Máscara, adoro terror/suspense, e me surpreendi bastante com a trama.
    Gostei da resposta dele a respeito se mudaria algo do livro, realmente, além de praticamente mudar o que ele amadureceu, a obra em si nem precisa de nenhuma mudança. ♥
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que legal o apoio do blog ao autor, isso é sempre muito bem-vindo! Amei a matéria, parece ser um cara super gente boa e sua obra também parece incrível, quero muito ler, já que adoro histórias de suspense e terror. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Oi Nathalia, eu não conhecia esse autor, eu gostei bastante da entrevista achei bem legal as respostas dele e eu gostei bastante da sinopse do livro eu gosto de livros de suspense e terror bjs.

    ResponderExcluir
  18. Nath pela entrevista dá para perceber que o Luiz é um típico leitor, não saber definir um livro ou autor favorito é tão normal no nosso meio que nem me espanto mais, apesar de eu ter alguns nomes de autores que se destacam sem nem precisar pensar demais. Eu já tinha visto esse livro em algum lugar, e acho que até já li uma resenha, mas não lembro se a opinião foi positiva ou não, mas vc sabe né, se é voltado pra terror é bem difícil eu gostar. A pergunta que mais me interessou foi sobre seguir a carreira como modo de sustento, e gostei da resposta dele, nada ambiciosa, tudo o que ele quer é seguir com seu hobby. Dá para saber um pouco mais sobre O Sol Perdido? Acho que eu acabaria me interessando por ele!

    ResponderExcluir
  19. Oii Naty! Adorei a entrevista! Já tinha visto a capa do livro em alguns lugares...História me chamou atenção por gostar mto d terror e suspense .. simplesmente adorei, qro ler! A luta pra quem tem sonho de escrever um livro e colocar esse sonho em papel e dpois transformar em realidade eh gigante ... sei bem como eh ... Mais a luta não para não! Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi Nath!

    Nunca tinha ouvido falar do Luiz e nem do livro dele. Não sei se leria porque eu sou medrosa demais, tento evitar livros de terror/suspense, mas enfim. Acho bacana demais quando até os escritores são leitores iguais a gente, que não conseguem escolher livro e autor preferido. No fundo somos todos iguais, né? kkkkkkkk
    Imagino que um dos principais problemas em ser escritor são as cobranças, né? Eu ia ficar bem irritada, odeio gentes me cobrando as coisas. q

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  21. Aha! Sabia que conhecia ele desde o início, fizeram um projeto pra Máscara ser lançado pela DarkSide! Eu até apoiei que fiquei doida pra ler e ainda estou agora depois da entrevista, ele começou a escrever depois de Não Sobrou Nenhum! Eu amo esse livro da Agatha, é o meu favorito por sinal, além dela ele ama outros grandes mestres da literatura, como não admirar esse jovem autor.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  22. Adorei saber mais, aliás, conhecer, já que não tinha visto esse moço por aí ainda. Gosta de J. K. R. já simpatizei, hahaha. Mas terror... Aii, eu passo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Bom, não conhecia esse autor nem o livro dele, mas é sempre bom conhecer novos autores da literatura nacional, gostei da entrevista e espero que o autor tenha muito sucesso com seu livro.

    ResponderExcluir
  24. Linda capa...
    Não conheço esse autor e nem sua obra, gostei muito da entrevista, espero em breve desfrutar dessa leitura.

    ResponderExcluir
  25. Sempre bom ver entrevistas, pois vendo as respostas do autor ja imaginamos sua escrita, amei as perguntas e respostas

    ResponderExcluir
  26. Na verdade ainda não o havia conhecido, essa é a primeira vez que eu vejo algo sobre o autor. Ele me parece ser simpatico, ele é novo não?

    ResponderExcluir
  27. Oi!

    Nos ultimos anos, por causa da faculdade, eu ando meio afastada desse territorio de novos escritores brasileiros. Frequentemente eu lia alguns muuuuito bons, que com certeza fariam muito mais sucesso no exterior do que fazem aqui.
    Enfim, Luiz me ganhou como futura leitora antes mesmo de eu ler a sinopse dos livros dele simplesmente por me dizer seus autores favoritos. Se ele tivesse dito Anne Rice, Marion Zimmer Bradley e Tolkien eu teria corrido comprar os livros dele ahahaha (brincadeira, to sem dinheiros pra comprar livros :( )

    ResponderExcluir
  28. Ainda não conhecia esse autor e nem o livro Máscara, mas gostei bastante da entrevista e vou procurar saber mais sobre o livro. É realmente incrível e animador saber que os nossos autores estão cada diz mais conquistanto espaço no mercado e destruindo aquela afirmação de que livros nacionais "não prestam". Ainda é melhor saber que existem pessoas como você e blogs como esse, que dão total apoio para nossos autores!! Adorei! Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Já conhecia o autor de outros blogs, e confesso que esse é um dos livros nacionais que eu mais tenho curiosidade em ler, principalmente por também ser uma apaixonada por histórias de terror. Assim como o autor, também não consigo destacar meu autor favorito, mas o King seria um grande candidato ao posto! rs

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Muito legal a entrevista com o Luiz Henrique, ainda não conhecia o autor mas achei bem interessante o livro dele e sua entrevista e sempre bom ver a visão do autor sobre sua obra e gostei das influencias do Luiz !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)