segunda-feira, 21 de março de 2016

Resenha: Depois de Você - Jojo Moyes

Título: Depois de Você
Como eu era antes de você, vol. 2
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 320
Sinopse: Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.



Esta resenha pode ou não conter spoilers, depende de sua interpretação. 


Existem livros que precisam de continuação, que merecem um desfecho e existem livros que são únicos, perfeitos em sua solidão e deveriam continuar assim. Como eu era antes de você deveria ser um livro único e ponto. 

Você poder não ter lido CEEADV (vamos usar sigla porque é mais fácil de digitar) ainda, mas com certeza você sabe o que acontece no final ou pelo menos tem consciencia de que é um final triste e para muitos, revoltante. Will se vai e deixa uma Louisa apaixonada para trás, deixa uma Louisa que tinha acabado de descobrir as maravilhas da vida e que agora não sabe viver. Sim, não sabe mesmo viver, porque mesmo com tudo que Will lhe mostrou, com tudo que ele lhe ensinou e com tudo que deixou pra ela, Louisa desperdiça seus dias num trabalho medíocre e com uma rotina de vida ridícula. Superar a ida de alguém é realmente difícil, mas depois de 6 meses, será que ainda é pra tanto? Não quero ser insensível aqui, até porque não sei como eu mesma reagiria diante de uma situação dessas, mas Louisa não passou de uma idiota pra mim. 

Depois de Você me fez perceber que o que me fez gostar de CEEADV foi o Will e só. Não foi a Louisa, na verdade, eu não gostava da Louisa, só sentia simpatia pela personagem nos momentos em que ela estava com o Will, só gostava daquilo que o Will fez com ela. Logo, sem o Will a Louisa não foi nada mais do que uma personagem irritante pra mim. O pior é que ela não só regrediu como se tornou ainda mais sem graça do que antes de conhece-lo.  E como o livro é centrado nela, você pode imaginar minha decepção com tudo isso.

O fato é que arranjaram uma filha saída dos confins da mente da autora. Isso estragou a imagem  que tínhamos do Will? Não, pois sabíamos que o Will era uma pessoa totalmente diferente quando andava, então não foi uma surpresa. O problema é que essa filha estragou a Louisa. 
Lily é uma adolescente no pior sentido da palavra. Bebe, usa drogas, acha que é dona do mundo e da razão. Ela realmente fode com a vida da Louisa e nossa "querida" Lou ainda agradece por tudo e isso foi o que mais me injuriou durante a história. Lily só vai ter uma melhora de caráter no final, e sinceramente, os motivos apresentados pra ela ser do jeito que é não me foram convincentes. A situação pela qual ela passou foi puramente escolha dela e tudo nessa vida tem consequências. Em 90% da história a menina foi um pé no saco e a Louisa se compadecia, se martirizava e tomava as dores de tudo. Afinal, se sua vida já esta ruim porque não piora-la de alguma forma, né Louisa?!

Mas nem tudo é ruim nesse caso. Lily com seu péssimo jeito, ajudou Louisa a voltar a ser um pouquinho do que era, ajudou-a a acordar pra vida. Só que quando você precisa de uma adolescente pra poder se sentir viva e sair do modo zumbi, quando você precisa de uma menina de 17 anos, que você nunca tinha visto na vida e não é nada sua além de uma parente de um cara que você amou, bom, sua vida está MUITO fodida. 

Ao meu ver, esse livro só foi escrito para agradar os fãs, o que eu acho um erro. Como já disse, alguns livros merecem ser únicos e continua-los apenas para agradar (e por que não faturar uma graninha a mais) pode acabar com a grandiosidade da história. Eu não queria saber realmente o que aconteceu com a Louisa, eu estava bem com minha imaginação e ao ler e descobrir que ela não fez nada, que ela se tornou uma personagem patética, me doeu. 
Assim como CEEADV,  aqui, só consigo achar Louisa interessante quando ela esta com Sam. Ele sim foi um personagem interessante e simpático, o que fez ela ser assim também. 

Mas não podemos negar que a Jojo Moyes tem muito talento para a escrita. Apesar de todas as encheções de bola no meio da caminho, a história é bem escrita e não é lenta ou chata, e por isso, dou minhas 3 estrelas na avaliação. E só por isso também. Se não fosse o talento da autora eu teria dado 2 estrelas.

Resumidamente falando, sim, fiquei decepcionada com essa continuação, eu esperava uma história muito melhor e me sinto trouxa pra falar a verdade, porque no fundo, eu sei que eu não deveria ter esperado um grande avanço da personagem Louisa. Se recomendo para os fãs? Sim. Eles podem tem uma sensação totalmente diferente com a história e adorar. Mas sim, é um livro totalmente desnecessário. 

13 comentários:

  1. Oi Nath!

    Não li sua resenha por causa do spoiler ta? Eu tenho o primeiro livro e como todo mundo que resenha este volume diz que não foi necessário, prefiro ler só o primeiro e nem passar perto deste! rsrsrsrsrs

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oii! To doida pelos livros da autora, ainda não li, mas td q tenho visto a respeito tem me chamado mto atenção, preciso ler urgente! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Nathalia.
    Ainda não li o primeiro livro, mas pelas resenhas que já li e o trailer é um livro comovente. E quero ler antes de assistir o filme. Já este segundo livro, eu tenho visto que as opiniões estão divididas. Alguns gostando outros achando que não deveria ter continuação. É uma pena que ficou decepcionada com a leitura e mesmo não sendo fã da Jojo eu quero ler o livro.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathalia,
    Eu li só o primeiro livro, ainda não comecei o segundo, apesar de considerar lê-lo eu não estou empolgada ou ansiosa por esse momento. Quando fiquei sabendo que teria continuação eu fiquei um pouco decepcionada também achei que acabaria com a imagem do primeiro livro, por isso a falta de ansiedade. Imagino que irei reagir da mesma forma que você.
    Abraços

    (umrascunhoamais.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Mulher do céu concordo plenamente que CEEADV deveria ser livro único, achei desnecessária a continuação e não lerei nem se for de brinde. Amei a resenha, foi bem sincera, até mais flor.

    Davidson,
    http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Estou todo me tremendo com a resenha, eu simplesmente preciso ler logo Como eu era antes de você, principalmente porque quero ver o filme e também porque quero ler Depois de você. Acho que o livro só foi mesmo para termos noção de como seria a vida da personagem, mas que pelo jeito a autora não souber prender o leitor tão bem como no primeiro livro. Você ficou bem chateada mesmo, mas eu ainda quero ler o livro e saber qual seria minha reação.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Morro de medo de ler CEEADV, e tenho mais medo ainda desse livro. Amo resenhas verdadeiras que mostram como o livro realmente é.
    :/

    Ainda to tomando coragem para ler o primeiro.
    Mil beijos
    www.modaeeu.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nem o primeiro ainda, mas não sei se quero ler. A história é linda, mas acho que vai me deixar triste, e não gosto de ler esse tipo de livro que me deixa triste :P

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Nath!
    Eu ainda não li Como eu era Antes de Você, mas já peguei tanto spoiller dele que nem me importo mais. hahaha Sério, sei o que acontece no livro todo e, por incrível que pareça, ainda não me fez deixar de querer de ler ele.
    Você não foi a primeira pessoa que se mostrou decepcionada com essa continuação. Como não li, não posso opinar muito e vou pela opinião de quem leu e achou a continuação desnecessária (para eles, o final do primeiro já bastava).
    Pretendo ler ambos, não sei quando, mas certamente o primeiro lerei antes de ver o filme.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oieeee
    Nossa que frustrante esse livro não? Concordo com você que tem livros que nasceram para serem únicos e pelo visto é o caso de como era antes de você. Eu tentei ler esse livro, mas achei a Lou tão chata que nem prossegui. Hehehehe
    Amei sua sinceridade na resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Nati devido aquele aviso lá em cima, não vou ler sua resenha, pelo motivo que estou com Como eu era antes de vc aqui para ler e to com medo de pegar spoiler. Mas li os ultimos paragrafos o fiquei triste em saber que ao seu ver esse livro foi feito para agradar os fãs, se esse for mesmo o motivo, que chato né?!
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fui lendo a resenha, pensando em ler só algumas partes e pá, peguei o spoiler. HAHAHA Mas a culpa é minha, você avisou. :P Pretendo ler a obra, só porque amei muito o trailer do filme, achei fofa a história, e já estou triste por saber o final. :( rsrs
    É ruim quando o autor acha que está fazendo algo para os fãs, e não tem necessidade disso, acaba que estragando a experiência toda, pelo menos eu acho. Claro, tem casos que é maravilhoso, mas pelo que eu vi da sua resenha, nessa trama não tinha necessidade, ainda mais se acaba assim o primeiro livro, qual o sentido? D: rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Ahhhhh
    Tô fora então!!! Tenho milhares de livros 5 estrelas pra ler, por que vou perder meu tempo lendo um livro 3 estrelas e que te decepcionou?! Vou continuar com a história linda do Will e da Lou (vem adaptação!!! Vem!!! te quero!!!) e ser muito feliz obrigada! Hahahahaha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)