quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Resenha: Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum

Título: Três Coisas Sobre Você
Autor: Julie Buxbaum
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 288
Compre: Aqui
Sinopse: Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
Jessie perdeu sua mãe a 733 dias e desde então tudo mudou. Seu pai se casou novamente e eles mudaram de Chicago para Los Angeles. A nova vida de Jessie é totalmente diferente da antiga: agora ela mora no quarto de hóspedes de uma quase mansão, estuda num colégio particular e não tem nenhum amigo. Para piorar ela ainda é diferente do padrão de beleza magro, loiro, bronzeado e com roupas de marcas, que é o que reina em L.A. 
Em sua primeira semana na escola ela recebe um e-mail de uma pessoa denominada "Alguém Ninguém", lhe oferecendo dicas sobre o sistema do colégio, com quem conversar, como se comportar e o mais importante: oferecendo uma possível amizade sem cobranças mas também sem revelar quem é. A única coisa que Jessie sabe é que é um menino que a vê todos os dias lá.
A partir daí acompanhamos uma gostosa história sobre Jessie tentando se adaptar a nova vida, superando seus medos e dificuldades e tentando descobrir quem é AN.

Digo e repito: não tem nada melhor do que pegar um livro com as expectativas baixas e se apaixonar completamente. Solicitei por solicitar e foi uma das melhores coisas que eu fiz.
A escrita da autora é totalmente envolvente e a narração em primeira pessoa feita pela Jessie nos fisga desde a primeira página. É uma história jovem mas que agrada a qualquer idade pois tem uma profundidade interessante. 
São tratados os temas normais da adolescência como o bullying, sexo, aparência, paixonites e a necessidade de ter amigos. O legal é que a autora coloca a rebeldia esperada em um adolescente como causa da perda de alguém. A morte é retratada pelos sentimentos de quem fica e apesar do tom de revolta e solidão, o enredo em momento algum fica depressivo. Em vários momentos surgem reflexões sobre pessoas e a vida. 

Mesmo tendo saído do ensino médio a 3 anos, ainda me lembro muito bem de tudo que senti e consegui me enxergar em Três Coisas Sobre Você. Foi ótimo poder ler essa história e ver que eu passei por tudo aquilo também (menos a parte da morta da mãe, beijo mãe ♥ e menos a parte de ter um AN também né), eu me identifiquei com a Jessie me senti próxima e amiga, e não há nada melhor do que você se identificar tanto com um personagem. 
Quanto ao mistério de AN, afirmo com um sorriso que matei de primeira e fiquei radiante quando Jessie finalmente descobriu.

As amizades surgem como um ponto de destaque na história, são extremamente fofas. O relacionamento de Jessie com os mais velhos também chama a atenção, principalmente com seu pai. 
A edição está impecável e as conversas de An e Jessie são transcritas como e-mails mesmo, dando um toque a mais ao livros.

Mais do que recomento que todos leiam Três Coisas Sobre você um dia, é um livro encantador. 



8 comentários:

  1. Oiii lindinha, como vai?
    Garota eu morro de vontade de ler esse livro, sobre tudo o que a personagem enfrenta no dia e como seria tudo isso, adorei ler a sua opinião e ver que a avaliação foi ótima, dica super anotada.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu já li vários comentários positivos sobre o livro e minha vontade de lê-lo só aumenta.
    Adorei saber que a escrita da autora é envolvente e que o livro aborda temáticas importantes.
    Por conta de outras resenhas que já li, já tenho meu chute sobre quem pode ser o alguém ninguém, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nath!

    Ai, melhor coisa mesmo é quando a gente pega um livro por pegar e gosta demais... Eu quase nunca tenho sorte. Acho que YA ainda é um dos meus gêneros preferidos justamente porque trata desses assuntos que acabam sendo polêmicos quando a gente é adolescente. A gente acaba se identificando com várias coisas mesmo.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nathalia!
    Só tenho visto coisas boas sobre esse livro - tá na minha lista de próximas leituras porque né?! E é muito bom quando a gente se identifica com o personagem, é uma ligação a mais com o livro :3
    Sua resenha ficou ótima e me deixou com ainda mais vontade de ler! BJus

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nath!
    Eu sinceramente pensei tratar-se de mais um livro interativo na primeira vez em que vi a capa e tanto é que nem me dei ao trabalho de ler a sinopse na época, rs, mas desde que li uma resenha dele há algumas semanas estou com ele na minha lista de desejados, e agora depois da sua, mais ainda. É realmente ótimo pegar um livro sem grandes pretensões e encontrar tão mais do que se esperava e gostar de verdade da história; isso já aconteceu comigo em outros momentos, e espero ter a mesma experiência quando ler Três Coisas sobre Você, por mais que minhas expectativas estejam um pouco altas, mas procuro controlá-las ao máximo, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá Nathalia!
    Já vi muitos comentários maravilhosos a respeito desse livro e preciso começar urgentemente. Gosto muito de narrativas adolescentes, esses livros costumam lembrar a minha época da adolescência. Saber que a narrativa a escrita da autora são envolventes só me deixam mais curiosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Desde que a minha colaboradora resenhou esse livro eu fiquei muito afim de ler. Realmente parece aquele tipo de história que te surpreende. Eu não quis solicitá-lo porque não me atraiu, mas agora me arrependi. rsrs
    Eu quero muito tentar descobrir o tal segredo, será que consigo? :O Nunca acerto esse tipo de coisa, a não ser que seja muito previsível.
    beijos
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem??
    Adorei sua resenha!!! E amei a leitura desse livro, quando li o que mais me chamou a atenção foi a ação que a editora fez para promover esse livro, achei bacana e fiquei mega curiosa para ler, e apesar de não curti muito leitura desse tipo, mais voltada para adolescentes, gostei de mais e claro descobri quem era o AN antes mesmo de chegar ao final kkkk
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)