quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Bienal 2016: Minha primeira experiência!


A Bienal de São Paulo 2016 acabou e com ela fica a saudade. Foi minha primeira vez numa Bienal e só posso dizer que foi maravilhoso! É claro que depois percebi que nunca fiquei tão cansada na minha vida, nem com tantas dores no corpo mas qualquer cansaço físico compensa a satisfação que é conhecer autores e amigos queridos!
Eu só fui no dia 03/09, o último sábado, mas minha experiência começou indo pra casa da Ana Paula do Livros de Elite na sexta. Vocês não sabem como é bom conhecer pessoalmente alguém que você gosta tanto mas que só conhecia pela internet! Só de ir pra São José dos Campos já foi legal, pessoa aqui mora no fundo do fundo do fundinho do interior aí já viu né? Tudo é novidade hahaha
No sábado fomos bem cedo pra SP pra poder aproveitar tudo e me diverti desde o começo.

Minha fiel escudeira, mamis, conhecida também como Dona Rita pelos migos da Bienal rs
Enfrentamos uma fila do kct pra entrar mas tudo bem. Aliás, tudo tem fila, fila pra entrar, fila pra sair, fila pra pegar ônibus, fila pro banheiro, fila pra água. PQP! 
Mas compensou, porque ao entrar já fiquei em êxtase, é tudo muito lindo! 
Achei o ambiente bem organizado, tinha mapinhas pra quem quisesse se localizar (claro que mesmo assim eu me perdi) e apesar de ter muuuuita gente não ficou um empurra-empurra, dava pra andar mais tranquilo. Até as filas pro banheiro eram rápidas, só tenho que reclamar dos bebedouros porque alguns pararam de funcionar e com o calor que faz la dentro não tem como ficar dependendo de poucos pontos pra beber água né! 

Migas
Nathália e Ana Paula

Migos ♥ 
Da esquerda pra direita: eu, Cássia, Sammy, Tamiris, Alisson e Juliana

A melhor parte da bienal esta representada nas fotos acima: conhecer os amigos! Fui com a Ana Paula do Livros de Elite e lá encontramos a Sammy do Da Imaginação à Escrita, a Ju do Literata, o Ali do Re.view, a Cássia do Procurei em Sonhos, a Tami do Pausa Para um Livro e a Nathália Novikovas que tem um blog mas não mexe no blog e é antiga Livroterapias kkk
Minha intenção nessa Bienal nem era comprar livros, era conhecer esse povo lindo e cheiroso que eu só conhecia pela internet e foi maravilhoso. Cada abraço deles me deixava mais e mais feliz!


É claro que também fui conhecer nossos autores maravilhosos! Levei alguns livros que já tinha e comprei outros na hora, mas todos ficaram lindamente autografados. Foi um sonho conhecer todos esses autores, alguns parceiros aqui do blog, outros amigos e outros que eu admiro. Só a Adriana Brazil que eu não conhecia, fui pegar o autografo dela pra Sammy que tava ocupada na hora rs Mas foi super simpática. Aliás, todos foram super fofos, adorei poder conhece-los pessoalmente. 

Só tenho duas coisas pra reclamar. A primeira delas é: pessoas. As pessoas são muito mal educadinhas, credo. Tinha esperança que num evento assim fossem melhores. Não só eu como várias pessoas levaram malas de rodinhas, porque simplesmente é muito pesado carregar mochila. As pessoas tão vendo a gente arrastar a mala pesada e não abrem espaço, não pedem licença, chutam, pisam, e reclamam quando a gente atropela! Por favor né gente! Aff
A segunda coisa é: Falta de preparo de uns e outros, e me refiro aqui as editoras. De nada adianta fazer um estande perfeito aos olhos dos leitores, com um espaço temático pra tirar foto se você vai fechá-lo e impedir que as pessoas tirem fotos. "Ah, mas era por causa da sessão de autógrafos". Foda-se! =D. De 100 pessoas, 10 estão lá pra sessão, as outras 90 que só querem tirar a foto não vão poder por causa desses 10, sendo que nem na hora tava ainda? (os números são um exemplo), achei isso ridículo. Não citarei nomes, mas quem foi pode imaginar de qual editora eu falo.


E meu saldo final foi bem brasileiro! Só comprei livros nacionais, os outros foram presente/troca. Fiquei muito feliz com isso! Alguns já tinha lido em eBook e já até tem resenha no blog, mas nada supera ter o livro que você tanto gosta na estante né?! Espero poder ler os outros logo, com certeza vão passar na frente.

Só tenho a agradecer a Ana Paula e minha Mãe, que foram minhas parceiras nessa primeira experiência e deixaram tudo mais divertido, e agradecer aos amigos blogueiros e autores que encontrei. Minha primeira Bienal foi linda e já quero a próxima! Ano que vem não vou na do Rio, mas me aguardem na Bienal 2018! 


13 comentários:

  1. Que lindo ver as fotos com o resto da família literária *___* é como crossover de séries :D

    ResponderExcluir
  2. Haaaa!!!! Que linda vc Nath! Acho que já disse e vou repetir: venha qdo quiser! Tbm amei te conhecer pessoalmente e adorei conehcer tua mãe! Foram dias maravilhosos e espero mesmo que em 2018 a gente repita! ��

    Agora, vamos dar nomes aos bois??? Pq eu estou indignada com a ROCCO! De vdd, fiquei puta da vida de não conseguir tirar foto no estande deles... Achei falta de respeito com o leitor que sai do fim do mundo pra ir lá e não consegue tirar uma foto no estande... Se é pra fazer merda, nem inventa! u.u

    Bem, meu post vai ser em vídeo, espero que vc assista e goste tbm!

    Bjo sua linda!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Nathalia, como vai?
    Eu tava acompanhando as suas fotos no facebook quando tu estava lá e confesso que estava louquinha vendo tudo e fiquei bem feliz de você fazer uma postagem assim, realmente lindo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Amiga, você escolheu o pior dia para ir para a Bienal hahahha. Eu fui em cinco dias e eu me estressei no sábado dia 03. Nem no primeiro sábado estava cheio desse jeito... Realmente, alguns são bem mau educados e saem empurrando. Nunca me senti tão cansada em toda a minha vida, e as dores continuam hahaha. Mas espero que você aproveite melhor a próxima Bienal.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nath!
    Que sonho de evento! Infelizmente ainda não surgiu oportunidade para eu ir, sabe como é, tô aqui no Nordeste, a Bienal tá no Sudeste, daí complica, principalmente com o financeiro, rs, mas um dia eu chego lá, hehe. <3
    Lindas as fotos que você tirou, e particularmente ainda mais feliz por seu saldo ter sido tão verde e amarelo! No dia em que for ao evento, eu também pretendo passar grande parte do tempo procurando amigos e autores, é certamente uma das coisas mais incríveis que o evento provoca.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Nhaa eu também conheci o Robson ♥ um amor de pessoa, né? O dia em que eu fui na bienal também foi maravilhoso, mas, claro, cansativo...haha' a gente anda MUITO, né? E o pior é que as editoras ficam um pouco longe umas das outras (as que a gente sempre quer ver), então tem que dar aquela corridinha para não perder a hora. Queria ter encontrado a Adriana e a Luene por lá, mas não deu *-* Também conheci a Agatha ♥
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Que pena que eu fui no primeiro final de semana e você no outro. Queria te conhecer! :(
    Eu cansei muito na bienal, e não me programei para conhecer nenhum autor, nem nada, me arrependi. u_u
    Eu comprei 14 livros e ganhei 4, não acho que foi muiiito, mas claro que eu podia ter me segurado, hahaha.
    Adorei as fotos, que bacana sua mãe ir junto. ♥
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. OOi, Nath!

    Também achei o ambiente muito bem organizado, foi minha primeira e me impressionei de todas as formas. Desde aos preços (que estavam altos, pelo menos com minhas expectativas kkk) ao todo. kkk
    Infelizmente minha ida foi bem corrida, não deu pra planejar nada e no dia ainda tive que voltar mais cedo do que gostaria.
    Meninaaa, realmente, da uma canseira que MEU DEUS. Cheguei em casa mortynha! kkkk


    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Nathalia! Ir a bienal em SP é um sonho para mim, infelizmente não pude ir novamente esse ano. Já fui a duas bienais aqui no nordeste e sei como a experiencia pode ser incrível. Lembro que fiquei muito cansada na minha primeira bienal também, mas eu simplesmente não conseguia parar de dá voltas e voltas pelas estantes procurando livros rs Amei a sua postagem, espero que em 2018 eu possa está por lá também :D

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nathalia não acredito que você foi no dia que fui também haha Sou do RJ e também viajei pra ir na Bienal e cheguei no dia. Me maravilhei com tudo, com os estandes, com os autores apesar de achar que algumas editoras erraram muito na mão dos preços e de como organizou o estande. DE FATO as pessoas eram muito mal educadas! Não fui com malinha de rodinhas, mas foi com mochila de costa e acabei enchendo mais duas ecobags e mesmo pedindo licença e quase gritando ninguém saia da frente. E quando passava saia reclamando que esbarrei com a mochila. Seu saldo de livros foi bem maior que o meu e a quantidade de marcadores também. Que bom que você adorou a experiência, espero que você possa vir na do RJ <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ah que lindo ver como foi a Bienal para você... Eu não consegui esse ano e fiquei bem deprê, mas por morar muito longe, não deu por causa de grana (passagem+hotel matam o orçamento).
    Legal que a maioria dos livros foram nacionais - e eu tenho a mesma mania, mesmo lendo em ebook, se eu curtir a história quero o físico também na estante!!!!
    Acho incrível como a gente se cansa em eventos assim mas no fundo nem dá bola já que é o nosso meio (como blogueiras) e sempre vê o lado positivo ao final do dia :)
    Que bom que você conseguiu ir e aproveitar :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá Nathalia, que linda as fotos com os autores que vc conseguiu autógrafos!! Ai meu Deus, queria tanto conhecer a Keila!:( Mas esse ano não pude ir!
    Minha filha vou te falar, esse povo mal educado está infestado em todo lugar!
    Poda que coisa chata que aconteceu com vc, que pena que vc não conseguiu tirar foto no estande da Rocco! :(
    Eu ia ficar P*** da vida se não conseguisse também!
    Amei seu post
    bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá flor!
    Ainda não superei não ter ido para a Bienal, sério! Mas fico muito feliz lendo o post de cada um que foi e aproveitou bastante. Que bom que o saldo foi bem brasileiro, e é sempre bom encontra amigos lá, ainda mas aqueles que conversamos pela internet e conhecer aquele autor lindo rs' As pessoas nesse evento não tem muita paciência e acabam sendo mal educadas, muito chato isso. Mas.. que bom que tirando esses ocorridos você se divertiu! Venha para a Bienal do Rio ano que vem, nesse eu irei com toda certeza!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)