quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Resenha: O Código Da Vinci - Dan Brown

Título: O Código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 312
Compre: Amazon - Americanas - Saraiva - Submarino
Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo.
Com a ajuda da criptógrafa Sophie Neveu, o professor de Simbologia Robert Langdon segue pistas ocultas nas obras de Leonardo Da Vinci e se debruça sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.
Mesclando os ingredientes de um envolvente suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, O Código Da Vinci consagrou Dan Brown como um dos autores mais brilhantes da atualidade e agora chega em nova versão, especialmente preparada para o público jovem, com fotos coloridas que enriquecem ainda mais o livro.




O Código Da Vinci não é uma história nova, na verdade, é bem conhecida e me arrisco a dizer que é o principal sucesso do autor, causado tanto pelas pessoas que gostam da história quanto pelas pessoas que condenam (alô Igreja, aquele abraço). Confesso que eu nunca tive vontade de ler esse livro por achar que seria chato assim como os outros - o saldo de livros do Dan Brown até essa leitura era de 1 livro lido com muito custo e 2 abandonados sem dó nem piedade - mas aí a Arqueiro lançou essa edição para o publico jovem e bem, achei que era agora ou nunca. Não sei dizer como é a primeira edição e talvez eu tenha gostado dessa justamente por estar revisada, mas fui com receio por escutar de colegas que essa era uma das histórias mais chatas. E cara, preciso dizer, EU AMEI! Já quero virar assistente do Langdon e sair decifrando símbolos por aí. 

O professor Robert Langdon (ow, esse é o único personagem que o Brown tem???) se vê em mais uma aventura quando um famoso curador do Museu do Louvre é assassinado dentro do museu. Uma das poucas pistas ao lado do corpo, é seu nome escrito em sangue. Será que Langdon é o assassino? Será que é ele que vai resolver o mistério do brutal assassinato? 
Com a ajuda de Sophie Neveu, uma criptógrafa especialmente interessada no caso, Langdon irá descobrir pistas deixadas pelo curador para resolver um grande mistério: a busca pelo Santo Graal. 
Passando por quadros famosos de Leonardo Da Vinci, museus, catedrais e adquirindo muita informação sobre a Santa Ceia, o Santo Graal e organizações como o Priorado de Sião e o Opus Dei, nós vamos junto com Langdon e Sophie descobrir quem é o assassino e a verdade sobre esse segredo guardado a 7 chaves pela Igreja. 

A-D-O-R-O uma conspiração, adoooroooo. Se envolver a Igreja então, vixe, fico louca. ASHUAHSUAHS 
Quem me vê falando acha que eu sou herege ou coisa do tipo mas juro que sou cristã, apesar de não seguir nenhuma religião específica. A verdade é que sempre tive um fascínio pelas histórias de religião e sempre tive um foco maior na história da Igreja Católica, talvez por ser a mais comum, mais conhecida e com mais causos com o passar do tempo. E foi justamente isso que esse livro me entregou, uma história cheia de símbolos e segredos, envolvendo não só a Igreja mas o próprio Filho de Deus e sua santidade. Se o que está escrito neste livro é verdade não me importa (quer dizer, importa um pouquinho sim, não vou mentir), o que me importa é que foi a ficção perfeita pra me prender e me proporcionar horas de prazer. 



A história criada por Dan Brown é tão rica em detalhes que eu tenho certeza que se ler de novo irei descobrir novas coisas e me surpreender mais uma vez. Mesmo já sabendo do que se tratava o mistério do Santo Graal (valeu o spoiler mãe), fiquei fascinada ao poder ler a história desse segredo contada em detalhes. O autor soube encaixar tudo muito bem, sem deixar nenhuma ponta solta se quer. Quando cheguei ao final e vi que tive todas minhas perguntas respondidas e tudo atado com maestria, juro que tive um orgasmo cerebral. Um livro com final fechadinho devia ser considerado uma das maravilhas do mundo. 

Não sei como o personagem do professor Langdon é nos outros livros, mas senti que nesse, apesar de ser o protagonista, ele não foi o foco de tudo. Senti que as coisas ficaram bem divididas entre ele, Sophie e Teabing (estudioso obcecado pelo Graal). É claro que ele sempre é a mente por trás de tudo - e que mente! - mas seu protagonismo não foi exagerado e gostei disso. Seu conhecimento e inteligencia me encantaram, diga-se de passagem. 

Os cenários descritos no livro são maravilhosos, principalmente os museus e igrejas. Essa edição ainda tem o diferencial de trazer ilustrações de alguns locais e artes mencionadas na história, como a Monalisa, a Capela Rosslyn, a Abadia de Westminster, entre outros, e a vontade de visitar cada lugar e observar cada obra de arte é enorme. 

A edição da Arqueiro está impecável como sempre, simples e linda, e acho que essa versão vale muito a pena ser lida e pode atrair um público maior ainda, principalmente pela facilidade da leitura. Como já disse, sempre achei os livros do Dan Brown muito chatos por conta de sua narrativa, mas esse livro me pegou de jeito e foi uma leitura muito rápida e instigante, e isso não se deve só ao fato de eu gostar do assunto. 

Agora já posso dormir em paz e dizer que adoro um livro do autor. Recomendo O Código Da Vinci (essa edição em específico) de olhos fechados! É uma belíssima aula de história, arte e conspiração. 


19 comentários:

  1. Oi Nath!!!

    Eu ganhei esse livro em um sorteio e fiquei mega feliz! O livro está lindo demais. Ainda não o li, mas sou fã do filme! Sempre que posso, assisto!

    Adorei sua resenha viu?! Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Nath.
    Sei que Dan Brown é um autor que divide muito as opiniões. Eu adoro!
    Li O código Da Vinci há muito tempo atrás e gostei bastante. Assim como você sou fã de uma boa conspiração. Como faz tempo que li, confesso que não lembro de muita coisa, mas agora, com essa edição linda da Arqueiro, fiquei com vontade reler e me aventurar de novo nessa história, que é incrível.
    Adorei a resenha. Que bom que a história lhe agradou!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li, obrigada!
      Acho que você deveria ler essa edição quando tiver tempo, se você já gosta da história acho que ia ficar melhor ainda!

      Excluir
  3. Olá,
    Sinceramente nunca tive vontade de ler a obra, até tentei uma vez e simplesmente não rolou para mim na época. Assisti ao filme e quase dormi rsrs
    Bom, mas você que também não teve uma experiência boa no passado com o autor e agora gostou talvez eu dê mais uma chance e quem sabe não acabo me surpreendendo. Por enquanto não pretendo fazer a leitura, quem sabe no futuro.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!
      Realmente me falaram que o filme era bem chato, acho que por ser meio parado né? Acho que essa edição ser voltada pros jovens ajudou bastante, a linguagem deve estar melhor, mais fácil de ser lida.

      Excluir
  4. Oi Nhatalia.
    Lembro que quando eu ia à igrja, o pastor um disse para não lermos esse livro. O tiro siau pela culatra porque a primeira coisa que foi anotar para ler depois. No entanto, até hoje ainda não li, mas vontade é o que não falta. Ainda mais porque assim como você, eu gosto de uma conspiração! Hahaha
    Esse novo relançamento da Arqueiro está bastante atraente fisicamente, a capa principalmente.
    Abraços.

    Sorteio de um exemplar de Fallen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior coisa que ele podia fazer é justamente falar pra não ler kkkk Se você gosta, quando arrumar um tempinho leia, é ótimo!
      beijo

      Excluir
  5. Oi, Nath!
    Que saldo geral mais conturbado você tem com o autor, hein? Que bom que esse conseguiu fugir desse caminho e não apenas te surpreender, mas te conquistar tanto! Fiquei até visivelmente curiosa em fazer a leitura por tamanhos elogios; uma trama bem fechada são certamente mil pontos garantidos em favor de um livro, e esse teor investigativo bem que me atrai. Se um dia decidir ler algo do autor, certamente começarei por esse, valeu muito a indicação! E parabéns pela ótima resenha também! ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Nathalia.

    Dan Brown sempre dividiu a opinião entre os leitores que deixam criticas positivas e negativas. Eu tenho 4 livros dele, mas não li nenhum porque assisti os filmes, adoro todos, mas acabei adiando as leituras. Eu tenho a versão anterior de O Código da Vinci. Tenho vontade de ter essa edição nova por causa do capricho e essa vontade aumentou ainda mais depois que li sua resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Adoro os livros do Dan Brown, em especial os que tem o Robert como protagonista. Acho que suas obras possuem uma escrita envolvente e muito interessante.

    Faz muito tempo que li este livro, acho que está na hora de reler! :D

    ResponderExcluir
  8. Oiii!!
    Eu acredito que livros desse estilo é necessário ler com calma e muita paciência para entender tudo o que está acontecendo e o que o autor quer nos passar. Eu não estou com esse tempo por isso sempre deixo os livros do Dan para depois.
    Maaaaas é claro que vou querer ler em breve! Deve ser ótimo poder ficar preso nesse misto de suspense e curiosidade.
    Adoro livros que questiona a igreja tbm!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Nunca me senti atraída pelos livros do Dan Brown, são complexos demais pra mim, esses livros têm que ser lidos com calma e paciência. Mas essa edição nova é bem bonita, pelo menos visualmente.

    ResponderExcluir
  10. Gente, achei que essa edição nova era só de capa e tal, que legar que é uma versão mais fácil de ler. Confesso que nunca li nada do autor porque sempre vi falaram que os livros eram chatos e tal, mas agora lendo sua resenha fico mais animada para me aventurar na história, pois também adoro conspirações e tal, rsrs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Nath, sua linda, tudo vem?
    Eu adoro os livros do autor, mas é porque adoro história, então, para mim a narrativa dele não é cansativa e seus enredos são fascinantes. Eu já li esse livro, mas a primeira edição, também não sei dizer se tem diferença. O que sei é que concordo com você, a conspiração, os símbolos, e todo o mistério, nossa, é muita ação e é muito instigante, você realmente quer desvendar junto com ele e fica super animada a cada pista. E os cenários deslumbrantes mesmo, eu sempre quero ir para os cenários dos livros dele. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nath, tudo bem??? Acredita que nunca tive vontade de ler um livro do Dan Brown? kkkkkkkk Sempre parto da ideia de que não vou gostar e para não correr o risco de abandonar (coisa que eu odeio) eu nem pego! Mas assim como você, adoro histórias com conspiração que envolve religião, principalmente a igreja. Mas acho que se deva ao fato de ter muitos escândalos ao longo da história envolvendo a igreja católica né? Um dia eu tomo coragem e pego um livro do autor pra ler! Bjosssss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tinha vontade, peguei e não foi legal, não aconselho UHAUSHUA o autor é muuuuuuito detalhista e tem certas descrições que não me chamam a atenção, se você for que nem eu, bem difícil gostar.

      Excluir
  13. Meu Deus eu vou me matar! Tinha escrito um comentário tão elaborado e lindo e essa bosta deu pau. Voltando a programação. Já li esse livro há algum tempo e lembro de sentir a necessidade de que tudo fosse real, simplesmente porque me ajudava em várias dúvidas com relação a religião. Mas como nem tudo que se quer é, acabei me conformando com o fato de que este é um bom livro. Depois dele só consegui ler mais um livro do Dan Brown, mesmo tendo adorado O Código Da Vinci tenho preguiça dos outros livros. Sua resenha me deu saudades desta leitura e estou pensando em reler, mas não vai ser tão já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprende comigo Ju, escreve o comentário no bloco de notas enquanto vai lendo, aí não da pau UAHSUHAUS também queria que tudo fosse real, ia ser bem mais legal u.u

      Excluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)