segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Resenha: Eu Vejo Kate - Cláudia Lemes

Título: Eu Vejo Kate
Autor: Cláudia Lemes
Gênero: Crime, policial, suspense, thriller
Editora: Empíreo
Ano: 2015
Páginas: 392
Compre: Amazon - Submarino
Sinopse: A HISTÓRIA RECOMEÇA 
Há um ano, Blessfield, uma pacata cidade do interior da Flórida, enterrou 12 mulheres vítimas do violento e cruel serial killer Nathan Bardel. Ele foi julgado, condenado e morto. Mas antes que as feridas da cidade pudessem cicatrizar, um novo assassino em série surgiu. Mais violento. Mais cruel. Usando o mesmo método que seu antecessor. E ele tem uma obsessão: ela 
ALVO NA MIRA 
Kate é uma escritora imersa na produção da biografia do assassino em série Nathan Bardel. Enquanto ela mergulha de cabeça na sombria vida do serial killer, ele próprio passa a acompanhá-la vivenciando as experiências conturbadas de sua biógrafa. À medida que se aprofunda nos mistérios de Bardel, Kate desperta outro assassino. Ela não sabe, mas sua vida corre perigo.
SERIAL KILLER X SERIAL KILLER 
Desde que Kate decidiu escrever a história de sua vida e de seus assassinatos, Nathan Bardel percebeu que mesmo depois de morto, poderia acompanhá-la. Ele vê Kate. Ele lê Kate. Ele a decifra enquanto ela o investiga. Quando Nathan descobre que um novo assassino está imitando seu método e assassinatos, fica furioso. Aquilo tudo lhe pertencia, foi sua criança e ninguém estava a altura de copiá-lo. Agora ele tem uma nova meta: encontrar o imitador. 
CAÇADOR DE MONSTROS 
Um agente especial do FBI que tem a capacidade de observar a cena de um crime e definir o perfil do criminoso, Ryan é um dos melhores profilers do país. Mas toda sua experiência será colocada à prova na busca pelo serial killer que não deixa pistas. Expert em Bardel, e envolvido com Kate, o detetive com um passado sombrio se vê mais uma vez numa investigação que pode terminar de forma trágica.

Eu Vejo Kate é um thriller nacional simplesmente INCRÍVEL! Não tenho palavras suficientes pra descrever o quanto gostei da obra e tudo o que senti durante a leitura. 

O livro se trata de Kate, uma escritora que resolveu escrever a biografia de Nathan Bardel, um serial killer que foi condenado a morte. Ao decidir fazer tal obra, Bardel passa a acompanha-lá e de certa forma a ajudá-la com os detalhes de sua vida. No meio de sua pesquisa para a biografia, Kate conhece o ex-agente Ryan, que foi o perito no caso Bardel e agora se envolve com a escritora.O que eles não esperavam é que um novo assassino aparecesse, copiando o modus operandi de Bardel e tendo um alvo muito específico: Kate. A meta agora é descobrir quem é o novo serial killer antes que ele acaba com a vida de mais alguém.
Resumão rápido pra não entregar muita coisa porque acreditem, esse livro merece ser lido e sentido, cada palavrinha deve ser descoberta pelo leitor para a surpresa ser verdadeira.Já aviso de começo: não é um livro fácil de ser lido. Eu Vejo Kate é uma história muito forte e não recomendada pra pessoas de mente fraca. Eu que sou acostumada com o gênero tanto em livros quanto em filmes, me vi enojada e sem saber o que fazer diversas vezes. 
A escrita de Cláudia Lemes é detalhada da maneira certa e te envolve, te puxa pra dentro do livro. Sendo narrado em primeira pessoa pelos personagens principais, você se vê dentro da mente de cada um. São personagens cheios de erros, quebrados, com mentes doentias. Em todo o livro fica claro o quanto a autora pesquisou e se dedicou ao assunto, não só para escrever sobre um serial killer, mas como trabalhou para montar personagens tão defeituosos e perfeitos para a trama. 

O livro é dividido em 3 partes e os capítulos são intercalados, principalmente entre Kate, Ryan e Nathan. Os capítulos narrados por Nathan foram meus preferidos. É interessante demais estar dentro da mente de um serial killer (mesmo um fictício), principalmente por ele estar numa situação pouco usual. Criei uma certa simpatia por Nathan, de forma que me senti até um pouco incomodada por gostar tanto de um personagem do tipo. 

A história foca muito no ódio que os psicopatas sentem pelas mulheres, em várias falas é possível sentir na pele essa raiva infundada e confesso que esses foram os momentos que mais mexeram comigo. Cenas de estupro e violência SEMPRE serão difíceis de se ler mas não são exatamente novidades na literatura. Agora, entrar na mente de uma pessoa doente, assim como são os personagens desse livro, e ler, sentir, imaginar o que eles pensam é muito, muito difícil, chega a ser quase impossível continuar. Demorei muito mais que o normal pra ler esse livro justamente por conta disso. Eram cenas que me causavam enjoo. A desculpa de que era tudo culpa das mulheres, tudo culpa da sociedade, me causava uma raiva tremenda, e ainda agora escrevendo essa resenha, tenho sentimentos bem fortes. E acho que esse é o ponto forte do livro: te fazer sentir. Nenhum livro, por mais forte que tenha sido o tema, tinha me causado isso ainda. Uma história forte a ponto de te causar ânsia, pra mim, só mostra o enorme talento da autora. 

E para os que possam achar que esse livro é mais um daqueles que se usam de violência para se valer, NÃO, não é. Eu Vejo Kate é um livro que trata sobre um serial killer no mais íntimo de seu ser, que tem como proposta mostrar não só o que pensa uma pessoa desse tipo, mas também pessoas normais e que tiveram sua vida modificada, que se auto destroem. 

Eu Vejo Kate é um dos melhores livros que li em minha vida e tenho uma grande estima por ele e pela autora, que foi capaz de escrever uma coisa tão grandiosa. 

8 comentários:

  1. Nathalia Simião, faz meses que tenho visto resenhas desse livro e todas elas me deixaram curiosa com esse livro, mas você me conhece né, ainda tenho um pé atrás com esse gênero. Mas ainda assim ele me faz pensar em precisamos Falar Sobre o Kevin e tenho a impressão que vou gostar tanto quanto, parece ser um daqueles livros que não é só terror, mas é acima de tudo uma história que faz pensar e você pode comemorar pq esse eu com certeza vou ler. Só preciso ter uma folga das parcerias!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Vou te falar Nathalia, esse gênero não me atrai nem um pouco, pelo contrário, quero correr para longe dele! rsrsrsr No entanto, sua resenha super empolgada me deixou curiosa para conhecer a obra mais a fundo. Quem sabe mais para frente eu não crie coragem e não me aventure nas páginas dessa trama?

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  3. Oi!!


    Olha eu tenho tentando ler outros estilos, mas confesso que fico com o estomago embrulhado ao imaginar determinadas cenas, então mesmo sabendo que a autora merece tais louvores tenho receio de começar a ler e não conseguir continua. Todo esse mundo de serial Killer me deixa curiosa e indecisa. Enfim, vou tentar ler e ver se sou impactada positivamente. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiiiii!!

    Só tentei ler triller duas vezes e não consegui... Mas eu morro de curiosidade em ler Eu Vejo Kate pois li resenhas maravilhosas assim como a sua. Fiquei animada por saber que a obra despertou muitos sentimentos em vc e mesmo que seja raiva, é legal saber que isso aconteceu hahaha.
    Gostei muito da resenha!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Nathalia! \o/
    Esse livro está na minha listinha de desejados já faz um tempinho! Me interesso muito pois os comentários em relação a história e a forma como a autora desenvolveu são sempre muito positivos. E sua resenha só deixou isso ainda mais claro, quero ainda mais agora conferir esse livro e sinto que irei gostar.

    Beijos e até logo! \o

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu li e é maravilhoso! O jeito como a Claudia conduziu a obra é único, nunca vi nada parecido. E o final, que final é aquele, gente? Chocada até hoje! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro na bienal e estou louca para ler. Todas resenhas que eu conferi falavam o quanto a obra é pesada. Eu também adoro esse tipo de história, deve ser muito chocante estar dentro da mente do serial killer e entender mais suas ações. Estou bem empolgada pela leitura, acho que vou pegar pra ler em fevereiro!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Que resenha! Fiquei até sem folego! huahuahuhua
    A trama parece realmente incrível. Não conhecia a obra, mas quero muito conhecer!!!
    Muitíssimo obrigado pela dica!!!!

    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)