segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ninguém te perguntou: O dia em que parei de me importar com os comentários


Olá pipous e pipas, vamos conversar?

Comentários são parte de um blog, de uma rede social ou de qualquer lugar do tipo. Quando criamos um blog é claro que pensamos em todos os comentários e todas as pessoas que alcançaremos. Não atoa existem tantos top comentaristas por aí. Não nego que uma das "metas" do Pobre Leitora quando ele foi criado, era ter muitos e muitos comentários, mas aos 2 anos de blog, sinto que não tenho mais isso em mente. Praticamente parei de me importar se minha resenha vai ter muita gente comentando e aumentando os números ali na caixinha.

Não que eu queira parar de receber comentários, não interpretem mal, eu só parei de tornar isso uma paranoia, uma necessidade sem fim. Não forço mais a coisa toda, apenas deixo rolar. Os posts tem acesso, mesmo que poucos, mesmo que o PL não alcance números de grandes blogs por aí, mas tem, e assim eu sei que o que eu escrevo é lido por alguém. E se tem acesso é porque alguém gosta, certo? Isso se tornou o suficiente pra mim por enquanto.

Não sei se é uma fase, se é algum tipo de cansaço ou até mesmo uma evolução minha como blogueira, mas sinto que é sim uma mudança, que hoje considero como um melhoramento. Me livrar das amarras da obrigação e da busca pelos "holofotes" parece me deixar mais livre para postar o que eu quiser e quando quiser, mais livre para escrever do modo que eu quiser. Como por exemplo, vir aqui e falar tudo isso pra você. Não sou a única a ser assim e nem me sinto superior a ninguém por isso, apenas venho compartilhar com você tudo isso.

Parei de me importar não só com a quantidade, mas também com a qualidade. A blogosfera literária tem muito a coisa de "comentar só um "gostei da resenha" não vale" e não nego que também já tive esse pensamento. Mas sinceramente, um "gostei da sua resenha" vale mais do que um nada. Hoje eu enxergo que se a pessoa teve o trabalho de abrir o post e vir comentar que gostou de algo que eu escrevi, que gostou da minha opinião, é porque essa pessoa realmente leu e gostou daquilo e quis me elogiar, sem obrigação de nada. Isso vale muito, isso me enche de alegria.

Não serei hipócrita e dar uma de good vibes desnecessariamente, é claro que ver meus posts cheios de comentários e de pessoas interagindo seria ótimo, maravilhoso. Acho que essa é a máxima de todo blogueiro. Não estou afirmando que não quero mais isso, quero, mas não me descabelo e perco noites de sono e prazer por isso. Me contento com o que tenho e agradeço por isso.

Então sim, não me importo mais com leitores fantasmas e com os zeros aparecendo nos posts. Eu amo meus leitores fantasmas e amo meus leitores presentes. Eu amo cada comentariozinho que aparece por aqui. Leio e guardo no coração. Estou mais solta assim e espero que seja uma coisa positiva para o Pobre Leitora.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Ok, parei! Acho que estou meio como você Nath, uma vibe de "To nem aí" mesmo porque ando sem animo pra dar atenção pro blog então fico feliz que ainda tenha algumas visualizações mesmo quando não postei nada novo. Mas sim, é gratificante ter comentários, só não me preocupo mais também.

      Excluir
  2. Compartilho o mesmo ideal, Nathália. Prefiro o team da sinceridade, sem obrigação e likes trocados, e entendo pq muitos não comentam, mas fantasma ou não, a gnt sabe que tem leitor ali.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oie Nathália, tudo bem? Nem sou blogueira mas to vindo aqui comentar! Hahahahahahaha
    Na verdade, eu contribuo pra um blog e confesso que sempre que faço uma postagem acabo dando uma olhada pra saber se teve comentários. Não pelo "ibope" de ter o comentário ali, mas pra saber a opinião das pessoas sobre o texto. Para todo texto produzido existiu uma dedicaçao e é normal querermos um reconhecimento, um feedback pra saber se o texto está bem escrito, se pode melhorar em algo..
    Como escritora, também passo por isso. Quando fecho parceria com um blogueiro, não é só pra conseguir divulgar do meu livro, mas também pq a opnião daquele leitor experiente é um feedback valioso pra mim. É um pouco frustrante quando essa opinião demora pra vir, vc deve conhecer a ansiedade dos escritores por uma resenha. Às vezes eu me pego pra baixo, pensando: "será que esse blogueiro não se interessou pelo meu livro de verdade? Será que minha sinopse não está atrativa?" e muito mais. É preciso muita confiança no próprio trabalho pra virar o jogo e dizer "meu livro é bom e minha sinopse muito atrativa. Esse blogueiro deve estar com muitas leituras na frente, na correria do dia a dia ... ou estava só querendo brindes, e aí é um problema dele como profissional..."
    Eu vi essa confiança no seu post, e isso é essencial pra quem atua no meio literário, parabéns.
    Nos comentários nos blogs eu acho que o ponto é a exposição. Como influenciadores literários, estamos acostumados com essa iteração constante, em abrir nossa opinião pra público. Mas, e os leitores, eles gostam disso? Na maioria dos blogs que eu visito, os comentários são quase exclusivos de otros blogueiros, isso porque eles gostam dessa exposição. A maioria dos leitores não, se não eles criariam um blog, não acha?! Então, acho que as visualizações/leituras são infinitamente mais importantes que o comentário. Se o leitor voltou a visitar o seu blog, é pq a experiência foi positiva. O preocupante é quando a maioria dos leitores não volta, aí sim poderia significar algo negativo.
    Enfim, o importante é confiar na qualidade do que se entrega e ter paixão pelo que se faz. Continue criando conteúdo de qualidade e sendo uma boa profissional que o "sucesso" será uma consequência. A carreira no meio literário é lenta e sofrida pra quase todo mundo.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belas palavras Bianca! E ai meu Deus, to demorando pra ler seu livro né? Socorro! UAHUSUHAS juro que não é a falta de interesse, é a falta de tempo, não desiste de mim ♥
      Eu não me acho tão confiante assim não mas que bom que to passando essa impressão kkkkkkk Eu sei que eu tenho alguns leitores que nem sempre estão aqui comentando e sei que não são blogueiros, isso que anima mais , assim como você falou. Querer alcançar o sucesso acho que faz parte pra quem ta nesse meio, mas pra mim no momento, o blog se basta com o que tem rs
      Obrigada por comentar ♥

      Excluir
    2. Nath, não foi uma indireta pra vc, juro hahahahahahaha
      Desde o começo vc esclareceu que não tinha prazo pra resenha, fique tranquila.
      Um beijo,

      Excluir
  5. Nath, com essa semana de prova da faculdade deixei o blog de lado (MAS VOLTEI COM TUDO!)

    E eu acho que os blogueiros realmente não devem estar com aquela necessidade de sempre precisarem que os leitores comentem, já que se isso não acontecer eles estão fazendo um post ruim, mas não é isso o que acontece. Eu mesma entro nos blogs mas apenas para ler as resenhas, ou alguma notícia do meu interesse, e eu não comento, mas isso não quer dizer que eu não gostei do post, é apenas uma preguicinha que toma conta de mim e me impede de digitar kk.
    Nesse universo dos blogs literários com certeza comentários são bem vindos, mas uma blogueira não precisa fazer disso uma meta a ser alcançada. O post está dando visualizações? Ok! Tenho leitores fiéis? Ok! Precisa de mais algo? Não! E vida que segue...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TAMBÉM, BATE AQUI (mentira, não voltei com tudo não kkkk)
      E por falar em leitores do blog que eu amo, olha você aí ♥

      Excluir
  6. Oi tia Nath!!!! Td bem???

    Sabe, eu tbm parei de me impostar tanto. Claro que é super legal ter muitos comentários para ler, eu me divirto horrores lendo os comentários do pessoal, mas as vezes, é cada coisa que a gente lê que eu preferia que nem tivesse comentado! kkkkk

    Como sempre, mandou bem tia! Amo vc!
    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nath, estou meio sem saber se continuo com meu blog ou não e meu dilema é receber muitas views e nenhum comentário, então não sei se gostam do que posto, e acabo postando cada vez menos nos últimos meses... hoje me empolguei um pouquinho novamente, escrevi uma resenha e até coloquei no ar um sorteio do livro, onde a pessoa precisa comentar para participar. Mas sei lá... enfim, sua postagem me ajudou a decidir que não devo me preocupar com o fato de ninguém comentar no meu blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Não sou parte desse público que ama comentar! kk É muito difícil pra mim fazer isso.
    Acho que essa visão também mudou muito pro conta da rapidez de uma celular. Os comentários são mais no facebook do que no blog, pelo que eu vejo. Muitas das resenhas que leio são para ver opiniões se devo ou não comprar tal livro.
    Beijo ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)