sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Ninguém te perguntou: A blogosfera precisa de mais empatia


Hey galera, tudobão? Faz tempo que não trago o textão oficial aqui do blog mas chegou a hora dele retornar. Vamos bater um papo?

A conversa hoje é rápida e o motivo é um só: a blogosfera literária está precisando de mais empatia (o mundo inteira está, mas vamos focar só na blogosfera hoje).

Toda semana, quase que sem exceção, eu vejo uma ou duas tretas rolando na minha timeline. É no Twitter, no Facebook, no Youtube, não importa, sempre rola uma treta envolvendo blogueiros e/ou autores. Eu dou risada de algumas coisas, comento com a bff, procuro me informar, não nego nada disso, mas também não nego que acho muito desnecessário e feio.
O meio literário já é tão difícil pra todo mundo, pra que deixar ele pior ainda?

É autor reclamando de blogueiro, blogueiro tretando com outro blogueiro, leitor entrando no meio, iiiiiiiiiih. É demais gente! Minha intenção aqui não é julgar ninguém, cada um sabe o que faz da vida, mas é que ta acontecendo em excesso!
Eu sei que é difícil levar desaforo pra casa, ninguém quer sair por baixo e ficar quieto, mas é tão mais simples resolver tudo no privado e não expor ninguém publicamente, isso só torna uma coisa boba em um monstro de sete cabeças!

Tem espaço pra todo mundo no meio literário, tanto que a cada dia surgem novos blogs, novos autores e novos livros. Ler é um hobby/estilo de vida que deveria ser pacífico - não que eu acredite que quem lê é melhor do que os outros, mas é uma coisa tão inocente que não deveria causar estardalhaço. Eu acho triste ver esse embate de blogueiros x booktubers, blogueiro x blogueiro e booktuber x booktuber. Estamos aqui com o mesmo intuito, fazendo o mesmo tipo de serviço mas a concorrência tomou proporções que fazem com que um pise no outro. É claro que sempre queremos que o nosso trabalho seja o melhor e se destaque mais do que os outros, mas o sucesso só depende de nós mesmo, sua glória ou sua derrota não é culpa do colega, é você quem causa.

Eu acho, sinceramente, que devia haver mais coleguismo, mais ajuda nesse meio, ou pelo menos, uma relação mais de boa do tipo "eu não te incomodo e você não me incomoda". Precisa de mais respeito!

Não sei se vocês concordam comigo mas essa é uma opinião sincera minha e que queria desabafar aqui hoje. Gostaria de ver mais notícias boas, mais coisas alegres ao invés de mais e mais brigas.


2 comentários:

  1. Oi Nath!

    Pois é, o meio literário precisa parar e ter mais empatia, credo essas tretas são mega cansativas e muitas vezes por nada, mas acho que o principal problema é a competição, sinceramente é uma pena.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nathalia.

    Eu fico no anonimato observando essas desavenças bobas no mundo literário. As pessoas estão esquecendo que ler é um hobby/estilo de vida como você mesma comentou e fica cada vez mais uma situação difícil. Tem espaço para todos só precisam respeitar. Parabéns pela postagem.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)