sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Resenha: História é Tudo Que Me Deixou - Adam Silvera

Título:  História é Tudo Que Me Deixou
Autor (a): Adam Silvera
Gênero: LGBT, Jovem Adulto
Editora: Hoo
Ano: 2017
Páginas: 336
Avaliação:★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: Vem aí, do autor best-seller do New York Times, uma história cheia de tristeza e transtornos mentais sobre as consequências devastadoras que a recusa por abandonar o luto pode desencadear. Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia para cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Porém, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado. Para piorar as coisas, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é o Jackson. Mas, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e os segredos que ele tem guardado o estão consumindo. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.
Mas é claro que eu não perderia a oportunidade de ler uma outra obra do Adam não é mesmo? Na verdade eu li esse livro antes de ler Lembra Aquela Vez, muito ansioso pela leitura, pois os livros do Adam fazem muito sucesso, pela premissa do livro eu já esperava sofrer um bocado com a leitura, mas em nenhum momento isso me desmotivou ou fez eu ter vontade de desistir da leitura.

A perda de alguém que se ama é sempre algo triste de sentir e viver, e é exatamente por esse tipo de circunstância em que Griffin está vivendo, Theo o seu ex-namorado e primeiro amor, morreu afogado em um acidente, fazendo desmoronar todo o mundo de Griffin e trazendo com mais forças as compulsões obsessivas que ele tem, Grffin simplesmente não consegue seguir adiante a cada dia que passa ele fica ainda mais depressivo por ter perdido Theo.

Griffin nunca deixou de acreditar que um dia ele voltaria a ficar com Theo, mesmo ele tendo se mudado para a Califórnia e ter arranjado um namorado, Jackson, por lá, e a morte dele acabou por por todo um futuro que Griffin havia planejado por água abaixo. A pior parte de parte de tudo é que ninguém consegue entender completamente o sofrimento de Griff, bom a não ser Jackson, a única pessoa que Griff não queria ver nem pintado de ouro, mas é em seu maior inimigo que ele acaba por encontrar um pouco de conforto para lidar com sua perda.

Ainda que Jackson ajude um pouco a sensação da tristeza pela perda, não é o bastante, principalmente quando Griffin guarda um segredo sobre sua história com Theo que o atormenta sendo uma das causas pelas quais ele não consegue seguir adiante, resta a ele lidar com a situação para que enfim ele possa continuar com sua vida, mas, qual a melhor forma de lidar com a dor de uma perda?

Olha devo dizer que esse livro me surpreendeu muito, ele é repleto de reviravoltas interessantes na história, coisas que eu nem esperava que pudessem acontecer e eu adoro quando o autor tem tamanha segurança e sua escrita pra introduzir tais situações a narrativa. Outra coisa que amei no livro é que nós passamos por um montanha russa de emoções a cada fato que é revelado com a leitura. O livro é dividido entre o presente e momentos do passado que contam a história desde quando eles se conheceram até a última vez em que se falaram antes de morte de Theo, para mim sinceramente esse tipo de narrativa é muito agradável.

Griffin foi um dos personagens que mais me fez despertar sentimentos em minha vida, uma hora queria abraça-lo, outra hora queria dar na cara dele, numa outra acha ele o maior otário, depois eu queria abraçar ele novamente, mas acredito que é exatamente isso que faz dele um personagem interessante para a história, ele tem que passar por todos esses altos e baixos para enfim se encontrar. Não tenho muito o que falar sobre Theo afinal tudo que soube dele soube a partir dos olhos de Griffin que sempre colocava ele num pedestal. Já Jackson foi outro personagem interessante pois ele também nos causa alguns mudanças de sentimentos em relação a ele.

História é Tudo Que Me Deixou é um livro que começa dolorido de se ler por todo o sofrimento que o protagonista passa, mas que vai ficando cada vez mais fácil de lidar, assim como os próprios sentimentos do personagem. Eu achei essa capa brasileira bem bonita fiquei realmente satisfeito com ela, não encontrei nenhum problema de revisão do texto. Achei alguns aspectos da diagramação um pouco fofos demais para um livro que fala sobre a tristeza de ter perdido alguém, além da montagem do livro não favorecer o manuseio do mesmo, tive medo de abrir muito o livro e danificar a lombada. A fonte escolhida tem um bom tamanho e é agradável a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)