quarta-feira, 27 de março de 2019

Resenha: Romance Tóxico - Heather Demetrios

Título: Romance Tóxico
Gênero: Jovem adulto, romance
Autor (a): Heather Demetrios
Editora: Seguinte
Ano: 2018
Páginas: 416
Compre: Amazon
Sinopse: Uma história contemporânea, comovente e incrivelmente honesta sobre como encontrar forças para se libertar de relacionamentos tóxicos.
Grace quer sair de casa. Ela se sente sufocada pelo padrasto agressivo e pela mãe obsessiva, que a faz esfregar o chão até toda a poeira (que só ela enxerga) sumir. Quer ir embora da cidadezinha onde mora, na Califórnia, pequena demais para seus sonhos. Quer fugir da vida que leva e se tornar uma artista em Paris, uma diretora de teatro em Nova York… qualquer futuro que seja distante do medo e da solidão que sente.
Então ela se aproxima de Gavin: charmoso, talentoso e adorado por todos da escola. Quando os dois se apaixonam, Grace tem certeza de que aquele romance é bom demais para ser verdade. Mas as suas amigas enxergam um outro lado do garoto — controlador e perigoso —, que, com o tempo, vai transformar o relacionamento dos dois em uma prisão da qual Grace será incapaz de escapar sozinha.


Sabe quando você lê um livro que te faz sofrer com a personagem ao mesmo tempo que você tem vontade de dar um chacoalhão nela? Bom, isso resume Romance Tóxico.

Grace sempre foi apaixonada pelo perfeito Gavin e após saber de sua tentativa de suicídio ela lhe escreve uma carta. A partir desse momento o garoto a enxerga e eles acabam se tornando amigos que vão nutrindo sentimentos um pelo outro. Poderia ser sim uma bela história de amor se não fosse pelo fato de Gavin ser extremamente abusivo. Ele estabelece regras sobre como ela deve se comportar com amigos, em diversos momentos ele a ofende ou a culpa por coisas que ela nem se quer tem controle e logo depois demonstra ser o garoto perfeito, dizendo que a ama e tudo mais. É uma relação que te faz pensar o tempo inteiro como essa menina aguentou tanta coisa. E a cada capitulo a angustia vai ficando cada vez maior.

A própria autora escreve ao final que passou por um relacionamento assim na adolescência e acredito que seja justamente por isso que ela conseguiu passar para o leitor a forma exata como a personagem se sente. Desde o início da paixão, a sensação de que ama a pessoa, as tristezas pelas ofensas, a raiva, negação e tudo mais. É uma carga emocional muitas mulheres compreendem fácil.

Grace tem outros conflitos na trama além de seu relacionamento amoroso. O relacionamento familiar também é horrível e isso só deixa o leitor com mais angústia por tudo que ela passa. Mas também me fez compreender o motivo que ela teve para achar que Gavin era perfeito mesmo com tudo de errado que ele fez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)