sexta-feira, 20 de março de 2020

Resenha: Românticos Incuráveis - Frank Tallis

Título: Românticos Incuráveis
Autor (a): Frank Tallis
Gênero: Não-ficção
Editora: Faro Editorial
Ano: 2019
Páginas: 240
Compre: Amazon
Sinopse: Desejar, amar, se apaixonar, perder um amor... todo mundo conhece alguma loucura de amor, mas a experiência do amor obsessivo, apesar de comum, não é banal. Neste livro, Frank Tallis apresenta histórias extraordinárias de pessoas que ultrapassaram o real e criaram fantasias, romances e compromissos, onde não existia absolutamente nada, ou muito pouco. São histórias que falam sobre todos nós. Qualquer um que já se apaixonou terá experimentado os sintomas de uma loucura psiquiátrica completa: a desinibição, o pensamento mágico, a tendência ao toc de checar suas mensagens (ou as mensagens do seu parceiro) a cada cinco segundos... Segundo as pesquisas científicas mais recentes acerca dos mecanismos atrelados ao apego emocional, muitas pessoas sob o estado do “amor” dissolvem a divisão entre o que costumamos julgar ser normal e anormal. Da mulher que se apaixonou perdidamente pelo seu dentista e o perseguiu até que ele precisou mudar de país; ao rico empresário, casado há mais de 30 anos, que gastou toda sua fortuna com mais de 3 mil prostitutas; à linda garota com um ciúme tão doentio que afastou todos os homens da sua vida; e muitos outros casos que nos mostram que ninguém está imune à loucura do amor.

Românticos Incuráveis é um livro de não-ficção que me chamou atenção pela proposta, já que é escrito por um psicólogo onde o mesmo conta casos de pacientes sofrendo por amor, ou pelo menos achavam que era isso.

O doutor nos traz histórias que beiram o absurdo, desde um homem que transou com mais de 3 mil prostitutas, até um homem com desejos pedófilos. São casos que demonstram claramente algum problema psicológico mas todos envolvem a paixão, o amor, ou apenas o sexo. O autor nos apresenta seus pacientes, fala sobre o caso, transfere diálogos feitos nas sessões e seus pensamentos, e no meio disso tudo, nos da uma verdadeira aula sobre o assunto, com referências e argumentos. Aprendemos um pouquinho mais sobre alguns transtornos associados a essas loucuras de amor, e também da própria história do campo da psicologia e similares, com nomes de estudiosos conhecidos, locais e experimentos.

Eu, particularmente, não costumo me atrair por livros não ficcionais exceto aqueles que falam sobre as guerras, e me surpreendi ao me pegar querendo ler esta obra. Acho que no fundo, no fundo, todos nós reles mortais gostaríamos de entender um pouquinho melhor sobre o funcionamento do nosso cérebro, principalmente quando nos encontramos apaixonados ou atraídos por alguém, e eu não fujo a regra.

Consegui refletir um pouco sobre o tema, e os casos foram bem interessantes, principalmente a história de como Frank decidiu estudar para essa profissão, mas ainda assim, como não é um gênero no qual sinta extremo prazer em ler, me vi entendiada durante muitas partes do livro. O autor escreve bem e não é de todo técnico na linguagem, mas não consigo afirmar que é uma leitura que rende. Demorei meses para conseguir terminar. Mas mesmo assim, o recomendo para quem gosta de ter um pouquinho a mais de conhecimento (mesmo que meio aleatório) e principalmente, quem gosta dessa área de psicologia e funcionamento da mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)