domingo, 12 de julho de 2020

Resenha: Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven

Título: Por Lugares Incríveis
Autor (a): Jennifer Niven
Gênero: YA, Drama, Romance
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 336
Compre: Amazon
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Tinha o livro na estante a um bom tempo, ignorando sua existência até lançarem o filme na Netflix e um amigo me dizer "assista!". Como sempre, quis realizar a leitura.

Eu já sabia que  livro se tratava de depressão (e/ou outras doenças psiquiátricas) e suicídio, então não fiquei exatamente surpresa com nenhum acontecimento na história. Também não achei uma leitura emocionante ou de impacto, na verdade demorei a engrenar na leitura, mas não culpo a história por isso. A autora escreve bem, não enrola, não esconde nada e não romantiza (pelo menos não achei) a situação. Ela mostra o que realmente há, dois adolescentes com problemas profundos e que se encontram em meio ao caos.

Violet carrega a tristeza e revolta após perder alguém; Finch traz problemas internos que ninguém realmente parece perceber e ele mesmo não sabe lidar. Ele é confuso, instável, perdido. Ele é o esquisito da escola e ela, até então, era popular. Contra as possibilidades, os dois se juntam graças a um trabalho escolar em que devem visitar lugares do estados. Nessas visitas os dois criam uma conexão muito bonita e que faz parecer que as coisas melhorarão e virá um final feliz. Infelizmente isso não acontece. O livro tem um final difícil, mas que segue a realidade de adolescentes depressivos e sem ajuda.

Apesar de não ser um tema que você lê de bobeira pra passar o tempo, o livro teve esse "ar" pra mim, acho que por ser mais teen. Não vou dizer que é um livro que me marcou e que sairei recomendando excessivamente, mas também não é um livro que chamaria de ruim. É um boa história e talvez um público mais jovem possa se identificar e se entender mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)