quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Ninguém te perguntou: Não seja a blogueira que você não suporta (com Silviane Casemiro)


E voltamos com essa coluna linda e que todo mundo simplesmente adora! Até arranjei um banner hahaha Mas agora eu convidei alguns amigos para virem aqui falar com vocês, porque só eu falando enche o saco né? Deem boas vindas a Silviane do blog Estilhaçando Livros e vamos ver o que ela tem a nos falar hoje!



"Todo mundo acha que vida de blogueira é fácil e honestamente eu não culpo ninguém por esse modo de pensar equivocado. Honestamente eu já pensei algo semelhante antes de me tornar uma. Por isso que nunca me importo muito com o tipo de comentários em meu blog de pessoas que não são blogueiras. Eles são fúteis, nonsense, sinceramente eu não sei qual o objetivo dessas pessoas em comentar em um blog se for para fazer algo assim; Mas o que incomoda mesmo são comentários de blogueiras.
Por que eu estou falando isso? Bom, outro dia estava curtindo a minha vida no Facebook e vi um certo debate em um certo grupo sobre comentários que blogueiros estão dando em blogs, sendo eles todos fúteis e nonsense, deixando claro que a blogueira nem se deu ao trabalho de ler o post antes de comentar, que fez aquilo apenas em beneficio próprio (gerar visualizações para seu blog, subir comentários e quem sabe uns seguidores, caso não tenha ficado claro ainda). Mas vamos especificar bem esse grupo de blogueiras em questão: São todas blogueiras literárias! 


E a questão é: O que faz uma leitora (bom, suponhamos que sejam todas, de fato, leitoras) a nem se dar ao trabalho de ler um post antes de comentar e nos prestigiar com a sua não-opinião? Essa questão eu não tenho como responder, mas sempre irei me perguntar isso. A blogueira sabe bem o trabalho que a colega teve ao escrever aquele texto e caso você não saiba ou finja não saber eu deixo bem claro: Comprar (ou receber o livro de parceria), reservar horários do seu dia para a leitura, pensar sobre o que leu, alguns fazem anotações, sentar na frente do computador e perder muitos minutos (ou horas) escrevendo uma resenha (isso quando o livro é tão bom ou tão ruim que fica difícil falar dele de uma forma justa) e depois a divulgação. Tudo isso apenas para fazer um apelo: Não seja a blogueira que você não suporta. Até porque se você for assim, consequentemente as outras serão com você e isso gera um circulo vicioso de comentários chatos e até mesmo inimizades (teve uma discussão meio séria nesse debate que eu vi no Facebook). As blogueiras devem se unir e prestigiar sempre o trabalho da coleguinha. Curtir, comentar e até divulgar algo que tenha agradado e se algo te desagradou chama no privado e fala o que deu errado (sempre com respeito). O que mais tem por aí é blogueira inimiga e olha... Eu tô nessa treta de blog literário há um pouco mais de um ano e fico cada dia mais pasma com as coisas que acontecem. Não tô dizendo aqui que você tem que ser amiga de todo mundo, longe de mim! Mas se rolar um pouco mais de respeito acho que já é o suficiente para deixar toda a blogosfera literária em paz. "




E então galera, concordam com a Sil? Eu sim. Receber comentários nonsense de alguém que não é do nosso meio é relevável mas, vir um blogueiro(a) e comentar um belo de um "gostei da sua resenha, quero ler, beijos, ~link do blog~" é ridículo. Todos sabemos como ralamos pra escrever uma resenha, procurar conteúdos novos e por mais que façamos isso porque simplesmente queremos, porque nos é prazeroso, ver essa falta de empenho é triste. E vamos ser amigos, vamos ser felizes. O mundo lá fora já é um lugar tão difícil, pra que fazer da blogosferinha um lugar de conflitos também? Vamos ser menas, migas. rs

Beijo meu e da Sil. 

P.S: se você quiser participar dessa coluna também entre em contato comigo! 

7 comentários:

  1. Oi Nath!

    Concordo com a Sil, claro!
    Tbm fico puta da vida qdo entro no blog e vejo um comentario de quatro frases e o link do blog... dá vontade de matar! E como a Sammy ontem, tem uns que levam divulgação até na página do face ou twitter! Isso é ridiculo! Fico muito brava qdo vejo isso, antes eu até respondia, agora excluo e fim!

    Tento fazer a boa vizinhança com todos, mas sempre tem aquela que o santo literário não bate neh? kkkkkk Graças a Deus é uma minoria, tenho mais amigos bogueiros do que "inimigos", mas a dica é válida e vale a pena dedicar um pouco de atenção. Se não é pra comentar decentemente, porque, diabos, se dá ao trabalho de abrir o site do blog???? Neh? Convenhamos.... Enfim, se deixar fico aqui o dia inteiro! hahahahahaha

    Parabéns pelo post Sil! Arrasou! Parabéns a vc tbm Nath! Adoro suas tretas! u.u kkkkk

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Nathy e Sil, desisti de grupos de comentários. Todo dia, religiosamente eu comentava em todos tentando ao máximo demonstrar que li e absorvi algo do conteúdo. Ao menos tentava mostrar que comentava com carinho. Mas só a minoria retribuía assim, com cuidado e... carinho mesmo. Recebia comentários superatrasados e outros nonsense mesmo, sem nada a ver com o conteúdo. Quando comentava em alguma postagem sobre um assunto desconhecido para mim, tipo uma animação japonesa que nunca ouvira, uma playlist de uma banda nova pra mim ou um livro de gênero literário que desgosto, sempre, sempre tentei até aprender algo do que o(a) blogueiro(a) se dava ao trabalho de escrever com paixão. Mas comigo, se minha postagem saísse um pouco do "comum", ou seja livros modinha, se puxasse pra ficção científica ou quadrinhos, recebia uns comentários tão superficiais, tão nada a ver... Desisti de grupos de troca de comentários. Por outro lado, recebia comentários lindos, onde a pessoa se empenhava, demonstrava que tinha lido tudo. Aprendi muita coisa, especialmente de gêneros que não gosto, de seriados que não assisto, bem legal essa troca. Pena que a minoria troca de verdade, troca respeito, carinho, ideia. Fora que as editoras já estão "de olho" nisso e algumas desaprovam esta prática por considerar "forçada" para elevar a audiência. Enfim, tive uma experiência positiva e outra negativa. Guardo as positivas e até retorno às vezes aos blogs que conheci, mas cansei do ritual de comentar diariamente e ver que alguns comentavam uma semana depois. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nath e Sil, comentários nonsense me irritam muito, ainda mais quando vem de blogueiros literários que sabem o tempo e o trabalho que temos para chegar até a publicação da postagem. O caso mais ridículo que já vi é blogueiro que tenta disfarçar o comentário nonsense pegando apenas uma parte da sua opinião e focando seu comentário naquilo. Isso são tão fora do contexto da resenha/postagem as vezes que chega a ser risível a esperança do blogueiro comentarista que acredita estar tudo muito bem obrigada. Logo, concordo e assino embaixo!

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje que esse tipo de comentário vem acontecendo infelizmente, já comentei com vocês que deixei vários grupos de comentários por conta disso, pois é chato ver que pessoas desse meio pouco se importam com o que o colega escreveu, concordo que em posts genericos é impossível ter algo elaborado, mas o que custa ler a resenha, ou a opinião do colega? Infelizmente a blogosfera, principalmente a literária, é cheia de ter seus conflitos, blogueiros querendo ser superior aos outros e por ai vai, nestes cinco anos que tenho o blog, vi e vivi muita coisa, e muita coisa que deixa estagnada, mas sou daquelas, gosto de fazer o meu, dar o meu melhor e principalmente cultivar amizades, pena que nem todo mundo é assim, que está aqui brigando por um motivo tão tosco. Enfim, adorei o tema (ainda vou elaborar o meu, Nath!).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    Vem visitar meu blog, tem um post especial de Janeiro e vocÊ pdoe ganhar muitos prêmios.
    .
    .
    .
    .
    .
    Que ódio né?! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Eu ri muito, porque é inevitável não receber um desses em todos os posts. Como pode a pessoa não se dar nem ao trabalho de FINGIR que leu a coisa e comentar algo bobo antes de jogar um link ali!!!!

    Ah, falando nisso, aí mais meu link: (kkkk)

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post, Nathi. Visita meu blog. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros








    AHuAHUIAOHAUhauhAIHAAHi ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)