segunda-feira, 2 de maio de 2016

Resenha: Deixe-me Entrar - Letícia Godoy


Título: Deixe-me Entrar
Autor: Letícia Godoy
Editora: Arwen
Ano: 2016
Páginas: 356
Sinopse: Julianne Ipswich cresceu confinada no internato Le Rosey, afastada de sua família com o pretexto de receber uma educação de qualidade. Este fato sempre a incomodou e o maior desejo de Julianne era descobrir a verdade para que a família tenha a afastado, uma vez que não ficou convencida de que a preocupação com os seus estudos seria o único motivo.
Ao completar 15 anos, ela retorna para Stone Forest, a cidade de seus pais, e, aos poucos, acaba descobrindo mais do que gostaria de saber.
Cercada por muito mais perigos e desafios do que ela jamais pôde imaginar que surgiriam em sua vida, Julianne precisará desvendar os mistérios de seu passado e preparar-se para os desafios do futuro rapidamente se quiser sobreviver. As vozes se misturam, os olhos sedentos nunca param de espreitar e o perigo está onde ela menos imagina. Será que Julianne conseguirá enfrentar tudo isso?



A convite da Nath, aceitei ser resenhista dos livros da editora Arwen, parceira do Pobre Leitora e para minha primeira estreia, eu escolhi uma obra que estava sendo bastante comentada na blogosfera um tempo atrás, o Deixei-me Entrar, novo romance da autora Letícia Godoy. Eu li algumas opiniões a respeito das primeiras impressões sobre o livro, a qual estavam circulando nos blogs e claro, fiquei empolgada, afinal, os colegas estavam elogiando a obra e minha curiosidade estava a mil. Não negarei que Deixe-me Entrar é um livro interessante, que tem bons momentos, na verdade, assim que chegou nos 60% da trama e foi se aproximando do final, finalmente o livro conseguiu-me conquistar um pouco, mas alguns aspectos do enredo e situações vividas principalmente por Julianne, assim como sua personalidade me incomodou bastante, o que acabou-me desagradando ao longo da leitura, que aliais demorou bem mais do que eu estava planejando e consequentemente interveio na minha avaliação final.

Julianne Ipswich viveu boa parte de sua vida em um internato, durante anos, seus professores Ellina e Jansen fizeram o papel de pais da garota, mas ela sentia falta da verdadeira família, havia um buraco em seu peito, tamanha a saudade e dúvidas do motivo que fizeram a colocarem em um colégio tão afastado e nem ao menos que faziam uma visita. No entanto, o desejo de Julianne em querer rever a família finalmente é atendido, depois de uma longa espera ela finalmente esta voltando para casa, mas o que pensou que seria um momento de pura felicidade acaba tomando um rumo diferente, primeiro seus amados professores lhe revelam que são vampiros, seres que até então, a jovem pensava que existiam apenas nos livros, mas Ellina e Jansen lhe provam o contrário e pedem para que Julianne tenha cuidado, ela é muito preciosa, há pessoas que desejariam toma-la e por mais que Julianne tenha dúvidas do motivo que tenha que ter tanta cautela, ela promete tomar cuidado.

Se por um lado Ellina e Jansen haviam escondido um segredo tão grande, Julianne acaba se surpreendendo quando descobre que toda sua família também é de um clã de vampiros e somente ela é humana, mas há algo ainda mais obscuro em volta dela, existe uma presença constante ao seu lado, uma voz que lhe sussurra, que sempre lhe mostra como chegar as respostas que tanto procura e isto se intensifica com a presença do misterioso Gerard, um vampiro tão antigo e poderoso que foi incumbido de uma missão muito importante, que liga sua presença com a da família Ipswich.

Há séculos atrás, Gerard viu seu único amor morrer, mas ela lhe prometera voltar e antes de partir, sua amada Jeanne concedeu ao vampiro um vasto poder, como bruxa, Jeanne possuía um sangue poderoso e antes de seu trágico fim, confiou a Gerard uma missão importante, que guardasse seu diário e lhe procurasse quando retornasse, ele saberia reconhece-la, quando chegasse a hora, os sinais seriam revelados.

Julianne passa a ter uma fixação intensa sobre o passado de Gerard, ela está disposta a tudo para compreender o vampiro, mas será que ela está pronta para a verdade?

A escrita de Letícia Godoy é boa, gostei das descrições dos personagens, ambientes e costumes dos seres sobrenaturais da trama, a mitologia criada a respeito dos vampiros e seus clãs, é fascinante, sem dúvidas foi o ponto alto do livro, toda parte sobrenatural de Deixe-me Entrar é ótima e por conta disto me fez continuar a leitura, assim como os personagens secundários e o próprio Gerard, que completam esse meio, são o que tem de melhor na trama, me deixando satisfeita, apesar de decepcionada com outros pontos do enredo. Para ser sincera, Julianne foi o ponto crucial para que o livro perdesse pontos comigo, sua personalidade ingenua ao extremo, a qual aceita tudo com facilidade, além de confiar em qualquer um, mesmo com os constantes pedidos da família e de seus antigos tutores, Julianne acaba sempre seguindo pelo outro lado, seu excesso de confiança no desconhecido, seu drama perante a problemas que ela mesmo arrumou por conta dessa ingenuidade, me deixaram bastante desanimada com a leitura.

Não consegui simpatizar com a personagem, nem aceitar suas decisões, compreendo que por ela ser uma adolescente e ter passado boa parte da vida em uma escola interna, acabou deixando-a mais fragilizada, querendo fazer amigos e até alguém que a ame profundamente, mas assim mesmo, não consegui engolir e assimilar tamanha ingenuidade de Julianne, a ponto de querer começar um namoro com um rapaz que mal conheceu! Além disso, essa constante investida em ir atrás do perigo, as birras e egoísmo dela, além de seus constantes dramas, me irritou profundamente, eu não aguentava a narrativa que se focava em Julianne e digamos, no mundo mortal de Deixe-me Entrar, era muita briga e infantilidade para mim, não só com Julianne, mas Dush e Dean, os personagens humanos importantes na trama; Mas quando a atenção voltava novamente ao meio sobrenatural, meu interesse voltava, este sem dúvidas foi bem bolado, o que deixa o leitor sedento por mais. 

Compreendo que por Julianne ser a personagem principal é o foco da narrativa e tenhamos que percorrer a leitura nesta parte, a qual mostra que o enredo tem toques de Young Adult, mas sinceramente, os dramas adolescentes não são para mim e confesso que quando li as críticas das primeiras impressões, eu esperava um enredo mais maduro. Por mais que o YA seja um gênero que muitas vezes me agrada, em Deixe-me Entrar acabou não funcionando dessa vez. Acredito que esses clichês comuns para personagens adolescentes, a qual são presentes na trama, me decepcionou muito, acabou deixando a leitura sufocada para mim e consequentemente, demorei mais do que o previsto para terminar de ler.

No entanto, apesar das minhas críticas, gostei sim de conhecer Deixe-me Entrar e como mencionei, o ponto alto do livro, o sobrenatural, sobressaiu muito e adorei, foi uma leitura com altos e baixos e apesar da escrita fluída e envolvente da autora, acabou não sendo exatamente o que eu esperava. Mas acredito sim que muitos leitores irão gostar da obra, os personagens secundários, como Eimar, por exemplo, a família Ipswich e os demais vampiros da trama, vão conquistar muitos leitores. Como li a versão digital, não há muito o que falar sobre a diagramação, mas vi de relance a versão física e está realmente muito bonita, além da capa, que é incrível, combina bem com a proposta da obra; A revisão está bem legal, não encontrei nenhum erro aparente.

Enfim, recomendo cada um a tirar suas próprias conclusões, por mais que Deixe-me Entrar não tenha funcionado totalmente para mim, pode ser o contrário com você, aconselho dar uma chance, afinal, a história tem bastante a oferecer ao leitor, mesmo com as ressalvas descritas na resenha.

17 comentários:

  1. Oi Sammy!!!!

    Eu ainda não havia lido nenhuma resenha do livro. Apesar de ter gostado muito da capa, foi bom eu ainda não o ter solicitado para a leitura... personagens inocentes demais e birrentas, me tiram do sério. A parte que me chamou mais a atenção, são os vampiros, claro! Amo demais esses seres e espero que, quando eu ler a obra, consiga engolir a personagem principal para poder desfrutar do universo criado pela autora.

    Ótima resenha! Adorei conhecer seu ponto de vista!

    bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, gosto de resenhas verdadeiras que a pessoa fala realmente o que sentiu do livro, porque tem gente só faz elogios, lógico que tem livros perfeitos que quando nos apaixonam, mas tem uns que só dizem que gostam por causa que é de parceira! eu amei sua resenha! foi sincera e detalhada. Muito bom continue assim bjs Lyh


    Blog Rascunhos da Lyh

    FanPage

    Instagram

    ResponderExcluir
  3. Oiiii, tudo bem?
    Menina sou louca para ler essa obra, connheço a autora e toda vez que ela posta algo meu coração se desespera. Sua resenha ficou maravilhosa!
    Beijjinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, não conhecia a obra dessa autora, a sua resenha elucidou muito bem a história e o seu ponto de vista também ajudou. Gostei bastante da sua resenha, porque protagonista mimada as vezes é muito maçante mesmo e torna a leitura extremamente cansativa. Parabéns pela resenha.
    bjs
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá! Realmente é ruim quando não nos identificamos com o personagem, para mim também a leitura passa a ser bem arrastada quando isso ocorre. Quando você mencionou sobre os vampiros, vi que o livro não é para mim, que não sou fã de fantasia, mas pelo que você conta, a trama também envolve dramas familiares e tomadas de decisões bem interessantes que permeiam a história. Vou indicar para quem curte o gênero.
    Parabéns pela resenha tão detalhada e pela sinceridade!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Confesso que desanimei bastante com a leitura após ler sua resenha, pois, acho que também não curtirei essa protagonista, logo, tem tudo pra se tornar uma leitura maçante... O unico ponto que você curtiu, o lado sobrenatural, é um tema que não agrado muito, então, é melhor nem arriscar, né?
    Espero que sua próxima leitura seja mais agradável.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nathália.

    Eu li alguns capítulos que a autora forneceu para as primeiras impressões, até estava curiosa pela continuação, mas com o passar dos dias desanimei com a leitura, mesmo gostando de personagens sobrenaturais. Após ler sua resenha, eu tive a certeza de alguns pontos na história e caso apareça uma oportunidade de ler, farei isso só por conhecer o desfecho da história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. E eu achando que esse livro era aversão do filme de mesmo nome! Hahahahahaha
    Eu não sou muito fã de sobrenatural, mas se esse livro caisse no meu colo eu daria uma chance.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá, agradeço pela resenha. Só gostaria de dizer que realmente, a personagem é imatura, mas é devido a idade. Como é uma série, eu gostaria que o leitor percebesse a evolução, o crescimento dela, no decorrer dos livros.
    Mas que bom que gostou da ambientação e de alguns outros pontos, o que fez com que sua leitura não fosse totalmente ruim. Obrigada, de toda forma, e espero que se identifique com os próximos, quem sabe.

    ps: por favor, pode arrumar o nome da personagem, é Ellina e não Ellian.

    Abraços e sucesso ao blog.

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha ficou ótima! Entendi perfeitamente o seu ponto de vista. Também li o livro e gostei bastante.

    Quanto à sua crítica... Realmente, Julianne é imatura, imoulsiva, teimosa, negligente e irresponsável. Mas... Convenhamos, ela é uma garota de 16 anos que viveu praticamente toda a adolescência em um internato feminino, sem sair nem mesmo em finais de semana e nas férias. Esperar que essa personagem fosse madura e sagaz é querer algo incindizente com as características que seriam coerentes em tal situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você não leu a resenha completamente, tanto que eu disse que entendia que por ela ter passado a vida na internato, era comum a ingenuidade dela, mas tudo tem um limite e como leitora, achei forçado e pouco atrativo isso, me incomodou muito, afinal, o personagem não precisa ser desse jeito, ter uma pouco de noção das coisas seria bom para a Julianne, mas dramas adolescente e mimimi por isso vão sempre me incomodar em um livro, pois como falei é algo pessoal meu, que como leitora eu não gosto. Eu esperava sim algo mais maduro e para uma adolescente de 16 anos, a Julianne agiu como uma de 12 para menos, por isso não simpatizei com ela, mas voltou a repetir, leia a resenha, mostrei claramente que fora isso, o livro me agradou, principalmente pela parte sobrenatural.

      Excluir
  12. Bom, não gosto nem um pouco de vampiros, então até a parte sobrenatural seria um problema para mim. E essa personalidade da Julianne ia me irritar de um jeito que nem sei se conseguiria chegar ao final do livro. Ai que falta de paciência eu tenho com birra e infantilidade! Acho que funcionaria menos para mim do que funcionou para você, prefiro não me arriscar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu também vi muita gente falando desse livro, mas ainda não li. Eu gosto de histórias com mitologia e sobrenatural, isso sempre me deixa animada.
    Essa parte sobrenatural eu iria gostar, mas acredito também que não gostaria da Julianne. Enfim, eu adoro histórias com vampiros, porém não sei se gostaria dessa personalidade dela tão imatura. Enfim, mas acredito que cada um tenha que ler mesmo e quem sabe um dia eu possa ler, mas por enquanto não.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sammy! Eu achei que a sua resenha tinha sido mais agressiva do que isso AIHOAHI mas enfim, eu entendi o seu ponto de vista. Acho que os mesmos problemas que você teve com a protagonista seria ms problemas que eu teria também. São uns detalhes que acabam me deixando irritada mas quando o livro tem outros atrativos eu tento relevar.
    Eu não me lembro de ter lido a sinopse anteriormente, então não sabia que os seres sobrenaturais da obra são vampiros. Gostei. Gosto de vampiros e faz tempo que não leio algo que tenha esses seres. Fiquei curiosa sobre os clãs e tudo mais. Acho que o que mais desanima é saber que vai ser uma série longa, como você chegou a comentar outro dia no grupo.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Sammy, sua linda, tudo bem?
    O fato da personagem se comportar como adolescente se ela o for, não me incomoda, é próprio da idade. O que me incomodaria, seria se eu não acreditasse nela, no drama dela. Não sei se a autora conseguirá passar verdade para mim. A parte do sobrenatural eu gostei, sou fã de vampiros, risos...Esse é o tipo de livro que só lendo para ver se irei gostar. Gostei muito da sinceridade da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)