segunda-feira, 25 de julho de 2016

Resenha: A Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon

Título: A Libélula no Âmbar (Outlander #2)
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
Ano: 2016
Páginas: 944
Compre: Físico - eBook
Sinopse: Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... E sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII. O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?




Não indicado para quem tem coração fraco. Brincadeira!, mas talvez não muito. O fato é que A Libélula no Âmbar deixa o leitor tenso a maior parte da leitura. Primeiro pela curiosidade de saber o que aconteceu para Claire voltar ao seu tempo e segundo (sabendo que terão outros livros) o que a fara voltar. Depois que li o primeiro livro da série fiquei muito ansiosa com o seu final, depois do que aconteceu com Jamie e a esperança de mudança e vida feliz ao casal; entretanto não teria graça ler um livro de 944 só com coisas felizes, certo?

É perceptível ao leitor todo o cuidado que Diana teve ao escrever seus livros, criando situações onde os personagens precisam tomar decisões certeiras e rápidas, além de intrigas, amor e muitos detalhes seja em ambientes, vestimenta ou até mesmo cheiro. Pode-se até mesmo culpar o tamanho do livro por esses detalhes. O principal objetivo de Claire e Jamie é tentar impedir a guerra que irá acabar com os clãs das Terras Altas, incluindo familiares e amigos do casal. Infelizmente, mesmo Claire sendo do futuro, não é de tanta ajuda com detalhes históricos já que ela nunca prestou muita atenção nisso quando Frank (seu marido do século XX) falava sobre o assunto; Mas de qualquer maneira é interessante acreditar que as coisas podem ser diferentes e ao mesmo tempo saber que não poderão ser, já que como em qualquer obra que envolve viagem ao tempo nós vemos que as consequências para as mudanças podem ser devastadoras.

O que eu senti um pouco de falta neste volume foi a presença de personagens secundários marcantes. De fato, ao meu ver, tem dois personagens que acabaram agradando-me bastante e que tiveram um certo destaque na trama, entretanto com taaaantas pessoas novas foi um pouco estranho algumas delas ficarem tão apagadas mesmo com a sua importância para a história em si. Se o livro fosse menor eu até entenderia, mas neste caso não é uma desculpa. Acho que pode até ser que a autora não quis fazer com que os leitores se apegasse aos demais personagens, já que em qualquer momento alguém pode morrer ou simplesmente deixar de aparecer na história devido a alguma mudança ou coisa do gênero.
A relação entre o casal esta cada vez melhor. Na leitura do primeiro livro fiquei bastante incomodada algumas vezes com os costumes de Jamie, que por sua vez refletem o costume da época, mas agora ele está muito melhor sabendo lidar com Claire e ela sabendo lidar com ele, ambos se respeitando acima de tudo sem impor a vontade/desejo do outro. Eu acho que nunca li um livro (e nem assisti uma série) em que o casal tem uma química tão maravilhosa quanto esses dois. Eles não são só aquele tipo de casal que você torce por eles, mas que você pode aprender com eles, entende? Ambos tem maturidade necessária e o desejo de fazer o relacionamento (e tudo aquilo que eles se propõem a fazer) dar certo. Eu acredito que são casais assim que faltam na literatura.

Apesar de ter amado o obra não darei cinco estrelas, pois em alguns momentos (são poucos) a autora ficou repetindo algumas coisas do primeiro volume (talvez isso pode ser bom para quem leu há muito tempo e não lembra dos detalhes) e depois mais próximo ao final ela repetia algumas coisas deste mesmo volume (alguns detalhes que poderiam ser perdidos por alguém mais desatento). E com um livro tão longo as descrições em alguns momentos passam a ser mais chatas, dando uma leve vontade de deixar o livro por uns três dias de lado e ir fazer outras coisas (eu acabei fazendo isso quando cheguei na metade do volume). Leitura mais do que obrigatório para os fãs da série (de tv também). ♥

10 comentários:

  1. Oi Sil!

    Ai Jesus! Senti até uma palpitação aqui! kkkkkk

    Eu ainda não li os livros, quero muito, pois a série me conquistou e estou ansiosa pela segunda temporada!

    Adorei sua resenha, os livros já estão na minha lista de desejados e espero poder comprá-los na bienal!

    Bjo bjo^^

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu quero MUITO ler essa série. Tenho muita curiosidade de conhecer a escrita de Diana, bem como sua história, tão elogiada.
    Confesso que fiquei com um pouco de receio quando li na resenha sobre o quão detalhista é a escrita da autora. Mas acho que mesmo assim, os detalhes não deixaram a leitura cansativa né?
    O fato de ter repetição de algumas coisas do primeiro livro acho que também me incomodará, mas a vontade de lê-lo ainda é maior.
    Espero conseguir começar a série em breve.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Silviane, com certeza um livro com essa quantidade de páginas não é muito fácil de ler...
    Com certeza se ele fosse feito só de momentos felizes seria bem chato e meloso.
    É uma penas as repetições desnecessárias.
    Tenho muita curiosidade em ler essa série.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Eu estou DOIDA para ler essa série, eu já tenho alguns livros mas pelo tamanho deles eu ainda não tive coragem de inciar a leitura. Mas prometo um dia ler todos e assistir o seriado. Não li a sua resenha porque fiquei com medo de spoiler do primeiro livro. Mas já sei que você gostou muito. Pois já vi muito comentários desse livro.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Silviane, tudo bem?
    Olha esse livro não me chamou atenção, mais tem tanta gente falando super bem desse livro que fico curiosa. Talvez um dia eu leia, espero que sim! Adorei sua resenha, apesar de não ter dado 5 estrelas acho que valeu muito ler esse livro. Beijinhos.
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, sua linda, tudo bem?
    Eu já vi algumas cenas da série e me apaixonei!!! Um dos meus temas preferidos é viagem ao tempo, estou só esperando a editora publicar todos os livros, quero comprar a série inteira para ler. Gostei muito do que você disse sobre o casal, até porque li recentemente um livro em que o problema do casal era justamente não conseguir fazer dar certo. E isso é muito triste. Que pena que tem essas partes um pouco cansativas, a autora poderia fazer alguns cortes e deixar o livro perfeito. Mesmo assim, não como resistir, ainda mais com eles, estou louca para ler!!!Sua resenha ficou ótima Sil!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Silviane!
    Estou bem curiosa para ler essa série, mas toda vez que olho para o tamanho dos volumes, desanimo. Recentemente pensei em começar a assistir Outlander e conhecer um pouco mais desse casal que todo mundo fala, mas ainda não tive oportunidade. Bom saber que a relação entre o casal é maravilhosa, mas é uma pena que esse livro seja descritivo demais e um pouco repetitivo. Vou levar em consideração suas impressões ao ler a obra.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem??
    Adorei a resenha, confesso que quero muito ler essa série, mas sempre fico com o pé atrás por serem livros enormes kkkkkk, mas acho que vou fazer ano que vem um projeto para ler essa série!!
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre tive uma vontade enorme de ler essa série, desde que ela era publicada pela Rocco, mas confesso que acho os livros enormes e dá uma preguiça e um medo de ser uma leitura muito arrastada. Eu não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, então teria que terminar esse para começar outro sabe? Aí meu medo de enjoar... rsrs
    Sobre a história, eu adoro romance e essa coisa de viagem no tempo, apesar de achar confuso, então um dia terei que ler, não adianta.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Eu já conheço os livros da série, mesmo não lendo nenhum livro. Não tenho coragem para ler um calhamaço desses kkk' Porém, acho a história muito interessante, já que envolvem dois mundos. Acho a capa linda também e fiquei bastante curiosa e tentada a ler o primeiro livro para entender melhor o que acontece.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)