segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Resenha: A Era dos Mortos (Parte 2) - Rodrigo de Oliveira

Título: A Era dos Mortos - Parte 2
Vol. 6 de As Crônicas dos Mortos
Autor (a): Rodrigo de Oliveira
Gênero: Terror
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 320
Avaliação: ★★★★★
Compre: Amazon
Sinopse: O último livro da saga AS CRÔNICAS DOS MORTOS. Zumbis, tiranos e rebeldes travam sua derradeira batalha pela sobrevivência da espécie humana.
Os trágicos acontecimentos que dizimaram os habitantes da Serra Catarinense levaram Sarah e Fernando a caminhos diferentes, o que só reforçou o desejo de derrubar o terrível ditador Otávio a qualquer custo.
Separados, os jovens enfrentam uma odisseia pela sobrevivência, em meio a navios abandonados, grupos em guerra e trabalho escravo. Agora, todos sabem que Otávio detém as mais poderosas armas de guerra já concebidas e está disposto a usá-las contra qualquer um que fique em seu caminho.
A sensação de segurança desaba e qualquer comunidade pode ser o próximo alvo. Enquanto isso, os zumbis atingem um novo patamar de evolução, tão letal que nenhum exército é capaz de detê-los. Finalmente, o ser humano não tem mais como combater os mortos-vivos.
É uma corrida contra o tempo. Prepare-se para a guerra e vivencie o desfecho da maior e mais original saga de zumbis do Brasil.

RESENHA LIVRE DE SPOILERS 

     Poucas vezes me sinto órfã ao terminar uma série. É claro que nunca queremos nos despedir de histórias que acompanhamos a tanto tempo, mas em alguns casos, esse sentimento é intensificado. Quando comecei a ler A Era dos Mortos - Parte 2 é claro que eu sabia que era o último livro, mas sabe quando parece que o cérebro não processa alguma informação? Meu cérebro jogou lá pro fundo a notícia de que não haveria outros livros, pois eu simplesmente não queria aceitar isso. Chegando na última página, além do sentimento de ter lido uma ótima história e ver o resultado de tanto esforço e ficar satisfeita, bateu um vazio no peito que eu sei que não será preenchido.

     No decorrer do livro, senti várias coisas pelos personagens. Sarah, de quem eu não era fã nº1, me conquistou totalmente com sua força e determinação, assim como aconteceu com Estela lá no começo. Já Fernando, foi um personagem difícil de fazer uma ligação com Ivan. Gostei dele sim, mas só a partir do momento em que se reencontra com Sarah. juntos, eles formam um casal de personagens muito interessantes e conseguem agradar o leitor, ainda que em minha opinião, nada supere a história de Ivan e Estela (sim, sou uma fã magoada com essa troca ainda). Independente de minha preferência pelo núcleo de personagens, Sarah e Fernando conseguem carregar o fardo nas costas, e fecham a nossa querida saga com louvor.

     É difícil falar sobre o desfecho em si sem contar o que acontece, mas não acho que faça mal eu contar que a bondade prevalece. Tantos anos de perrengue e lutas contra zumbis e humanos faz com que o leitor mereça o tão desejado final feliz e um pouco de paz, e Rodrigo e um surto momentâneo de bondade nos concede isso. Não sem antes causar muitas e muitas baixas, é claro. E não sem criar um final extremamente chocante e que deixa o leitor desesperado, principalmente por saber que não tem mais. Ao ler o último ponto final, minha vontade era entrar no próximo ônibus para São José dos Campos e dar dez tapas de cada lado da face do autor, gritando "como você pôde fazer isso comigo!!!!". Ser uma fã que se envolve tanto com a história não é fácil, né.

     Apesar de termos a presença de zumbis super dotados, mostrando a evolução do vírus, o autor continua focando e mostrando o grande mau: o ser humano. Dessa vez, temos o mau representado por Otávio, que só pode ser definido como um doente pervertido completo. O fim que Rodrigo preparou para o personagem é ótimo. Aliás, todo o desfecho dessa história é ótimo, pra mim, tudo terminou como devia.

     Minha única lamentação é que gostaria de uma atenção um pouco maior para o novo grupo de zumbis, dotados de certa inteligência. Acho que o o plot era muito bom e merecia um pouco mais de conteúdo. Fora isso, só fica minha tristeza por ter sido o fim.

     Tenho que confessar que não sei exatamente como termino essa resenha... Após colocar o ponto final aqui, sei que realmente terá sido o fim e parece que nada do que eu diga aqui vai conseguir expressar tudo o que eu sinto por essa história. São 6 livros + 1 spin off, dezenas de personagens, várias cidades, vários acontecimentos arrepiantes, de tirar o fôlego, emocionantes e um amor incondicional por cada página lida. Obrigada Rodrigo de Oliveira por ter escrito uma de minhas histórias preferidas de toda a vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)