segunda-feira, 18 de março de 2019

38 Estratégias para Vencer Qualquer Debate - Arthur Schopenhauer

Título: 38 Estratégias para Vencer Qualquer Debate
Gênero: Filosofia
Autor (a): Arthur Schopenhauer
Editora: Faro Editorial
Ano: 2014
Páginas: 128
Compre: Amazon
Sinopse: A forma como nos comportamos socialmente não mudou muito desde Aristóteles. Partindo dos escritos do pensador grego, Schopenhauer desenvolve em sua Dialética Erística, 38 estratégias sobre a arte de vencer um oponente num debate não importando os meios. E, para isso, mostra os ardis da maior ferramenta que todos possuímos, a palavra.
Usar argumentos e estratégias certas numa conversa é uma arma poderosa em qualquer momento. E tanto vale para quem quer reforçar um talento, evitar ciladas dialéticas, ou simplesmente estar bem preparado para negociações ou qualquer outra ocasião que exija argumentação... o que acontece em todos os momentos da vida. Essas estratégias não foram inventadas por Schopenhauer.
Seu trabalho foi identifica-las, reuni-las de modo coerente, mostrando como são utilizadas, em quais momentos elas surgem em meio a uma discussão, de modo que você possa utilizar-se deste livro até mesmo para desmascarar o uso das estratégias. Em discussões, o objetivo de todos é persuadir. No entanto, o melhor resultado é obtido pela pessoa mais hábil em manter a sua posição.
Esta obra cataloga os truques utilizados por profissionais de todas as áreas. Pode ser que você esteja com a razão, mas, uma vez que você entre num debate, estar certo não é o suficiente. Você precisa conhecer os movimentos dessa arte para ter força no jogo. Este livro ensinará tudo o que você precisa saber.



Schopenhauer é um polemico filosofo polonês que nasceu em meados de 1780. Ele era machista, tinha sérios problemas de aceitação com o pai e era extremamente competitivo (diz-se que tinha um outro filosofo concorrente dele na época e que Schopenhauer fazia questão de tentar sabotar as aulas desse cara na universidade somente por prazer, pois quando o dito cujo morreu Schopenhauer simplesmente decidiu que não iria mais lecionar). Apesar da sua extrema personalidade ele contribuiu com o mundo da filosofia com algumas obras que são admiradas, sendo uma delas A Arte de Ter Razão. 

Mas quem é que nunca quiser ser o dono da razão? Pode ter certeza que Schopenhauer acreditava ser o dono da razão em diversos momentos de sua vida, tanto pessoal quanto como filosofo (e no fundo só era um cara chato mesmo). Mas justiça seja feita o o homem nos agraciou com esse texto com estratégias bem fáceis e divertidas sobre como vencer qualquer debate.

Sim, algumas são bem uteis e que podemos levar para o dia a dia tranquilamente (vide estratégia 24), mas umas chegam ao absurdo (como a estratégia 36). Ficou curioso? Bom, não vou contar... Tem que ler o livro. Apesar de ser um livro de filosofia ele é tranquilo de ler a edição da Faro está bem feita, separadinha em capítulos e com ilustrações didáticas em alguns casos.

Eu ainda não testei nenhuma estratégia, de fato, mas pretendo agregar algumas para minha vida caso dê certo. Todas dependem do contexto que você precisa usar e vale muito mais para planejamento de debate do que uma conversa informal que acaba virando algo mais sério.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, volte sempre! :)