quarta-feira, 13 de março de 2019

Resenha: O Poder - Naomi Alderman

Título: O Poder
Gênero: Ficção científica
Autor (a): Naomi Alderman
Editora: Planeta
Ano: 2018
Páginas: 368
Compre: Amazon
Sinopse: O que você faria se tivesse o poder em suas mãos?
“Jogos vorazes encontra O conto da aia.” (COSMOPOLITAN)
Em um futuro próximo, as mulheres desenvolvem um estranho poder: elas se tornam capazes de eletrocutar outras pessoas, infligindo dores terríveis... até a morte. De repente, os homens se dão conta de que não estão mais no controle do mundo.
“Um olhar fascinante no que o mundo poderia ter se tornado se o sexismo dos últimos milênios tivesse tomado rumos diferentes. Engenhoso... merece ser lido por todas as mulheres (e, claro, por todos os homens).” (THE TIMES)
“O poder é uma leitura explosiva.” (FINANCIAL TIMES)
“Um romance envolvente, que nos obriga a encarar uma distopia que já existe... e que está entre nós há séculos.” (MICHAEL SCHAUB, NPR)

Você já imaginou como o mundo seria se fosse totalmente dominado por mulheres? 
Bom, Naomi Alderman imaginou e nos presenteou com esse livro incrível. 

Em O Poder a autora nos da um vislumbre de uma sociedade onde as mulheres desenvolvem uma trama relacionada a eletricidade e com consciência desse poder, literalmente, nas mãos, elas passam a dominar o mundo de uma forma que nem nos nossos melhores sonhos imaginamos. É obvio que a obra é feminista, mas mais do que isso ela é um deboche a nossa sociedade atual. E porque isso? Bom, vou explicar:

Ao iniciar a leitura e com o decorrer dos acontecimentos eu passei a julgar a obra como feminista, mas como toda leitura requer uma grande reflexão por parte do leitor algum tempo depois eu percebi que ela usa de todos os exemplos que temos nos dias atuais em mãos para colocar nas mão das mulheres. Mulheres são estupradas? Lá estão mulheres estuprando homens com sua trama. Mulheres são proibidas de dirigir? Agora nós dominamos, vamos proibir os homens. E olha que esses dois exemplos são os mais óbvios.  

O livro é narrado em terceira pessoa e nos mostra diversos lados desse novo mundo. Mulheres que se tornam lideres, lideres que descobrem o quanto a liderança realmente é valida com o poder em mãos, homem que está no centro dos acontecimentos do lado das mulheres mas que depois temem a presença dela e crianças que junto com seu medo e coragem (sim, os dois juntos) vão descobrir como dominar as pessoas ao seu redor. Sério, é um livro incrível pra caralho que vale a leitura. 

Nem tudo são flores. Apesar de eu ter amado demais o livro eu achei a passagem de tempo dele confusa. Mas não atrapalhou, necessariamente, a minha leitura. Foi só algumas momentos que me senti perdida com os acontecimentos mas logo tudo se acertava na linha do tempo da trama. 

Você, mulher, que quer ler obras feministas não pode deixar de ler O Poder e refletir sobre como seria caso nós dominássemos o mundo. 

Um comentário:

  1. Ainda não li, achei interessante sua resenha!

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)