sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Ninguém te perguntou: Porque não se deve falar mal da editora na própria página dela.



Oi pessoas! Dessa vez sou eu mesma que vou ditar o tema da conversa, e só resolvi escrever o Ninguém te Perguntou de hoje depois de muito pensar, e perceber que eu precisava desabafar um pouco minhas opiniões com vocês. 

É começo de ano e estamos em época de seleção de parcerias com as editoras. Todo mundo quer seu lugar ao sol e a chance de o selo das editoras iluminando seu lindo blog. Certo? Certo. 


Agora, vamos raciocinar comigo. Esse mundo de blogosfera está em alta apesar de tudo. Pode ta com as pernas bambas, alguns morrendo e desistindo aos poucos, mas não podemos negar que a cada dia surgem mais e mais blogs novos. O Brasil é grande, então imaginem o tento de blog literário que não deve existir? Milhares! Aí você pega a seleção de uma editora média pra grande, imagina o quanto de inscrições que não recebe?! Sim, milhares. Imagina o trabalho que da pra analisar tudo isso? (pra você que acha que elas não analisam porcaria nenhuma e fazem um sorteio, deve dar trabalho também hein). 

Guardaram essas informações na cabeça? Ok, então vamos prosseguir porque temos duas situações agora: a editora lança uma data pra soltar o resultado, mas com tanta coisa pra fazer ela atrasa o resultado. 
A segunda situação é: a editora não escolheu você pra parceiro naquele ano. 
Mediante essas duas situações sabe o que tem acontecido muito? RECLAMAÇÕES, XINGAMENTOS, CHORAMINGO, tudo isso bem na página da editora! 



A editora não lançou o resultado no dia em que prometeu? Da um tempo! Eles vão divulgar uma hora ou outra! Você não precisa ir lá ficar cobrando e reclamando, talvez, e digo talvez de forma irônica, eles saibam que estão atrasados e tem que liberar o resultado logo. Mas é uma editora, eles tem outras coisas a fazer, não é só ceder livro pra parceria. Eu duvido que você que está reclamando nunca atrasou nada na sua vida. 
A editora não te escolheu? Bola pra frente, ano que vem você tenta de novo! A vida é feita de nãos e se você não aceitar um não de uma coisa que aparentemente é seu hobby, imagina quando tiver um não no emprego.  É triste não passar? É, muito. Mas isso não significa que você seja ruim ou esteja fazendo alguma coisa errada. Você é bom, só não é o que eles queriam naquele momento. 

Ir na página da editora e falar que eles não tem compromisso, que atrasaram e que quando finalmente sair o resultado você não vai querer mais, que é um descaso, é a porta de entrada pra você assinar o termo de MIMIZENTO. (pra não dizer idiota)
Ir na página da editora ameaçar que vai excluir o blog/canal/instagram/página porque não passou, reclamar que a editora não te da uma chance também é péssimo. Vocês acham mesmo que pelo menos uma pessoa de dentro da editora não vá ver isso? Você acha que eles vão gostar e te dar uma chance ainda? Você ta iludido assim?
E isso ainda nos leva a outra coisa: ir nos comentários falar mal dos blogs que passaram. Realy? Vai botar defeito no coleguinha que nunca te fez nada? É essa sua maturidade? 

Quer reclamar, falar mal, xingar os deuses, faz isso no privado com seus amigos. Ficar postando sua consternação dessa forma publicamente só vai fazer outras pessoas pensarem que você ta meio mal das ideias. Conselho de amiga, juro. 


P.S.: Não estou aqui pra defender as editoras, esse não é o intuito do meu post. Quando uma editora atrasa e não da justificativa é bem chato mesmo, mas quando ela avisa, tudo bem né? Pelo menos você tem uma nova data. Atente-se que o objetivo do meu post é reclamar das pessoas que vão nas páginas xingar, porque isso tem acontecido bastante e eu acho bem errado. 


29 comentários:

  1. Oi Nath!

    Vc deveria fazr mais essa coluna viu? Com vc mesma, pq olha, o assunto é sério, mas eu racho de rir aqui! kkkkk

    Bem, vamos lá: Eu não acompanhei os mimizentos que fizeram xoxoxô nas pages da editoras, mas li as pessoas comentando. Cara, isso é tão ridículo que dá dó sabe? Se eu fosse uma editora, acho que já daria logo uma resposta pro mimizento, dizendo: amigo, se mata! Sério, é melhor vc morrer do que pagar esse mico... kkkkk

    Enfim, vc ta certissima! Assino onde??? *o*

    Bjo sua linda!

    ResponderExcluir
  2. Sempre assim, as editoras escolhem os melhores blogs e a pessoa invez de tentar melhorar, critica. Esse época de parcerias com editoras é a melhor para os blogs, quem é que não quer né? mas eles que escolhem, e devemos respeitar a opinião, eles tem muita coisa para fazer, não só divulgar o nome dos parceiros

    ResponderExcluir
  3. Bom, ando percebendo que as editoras estão selecionando blogs para parceria nessa época, e vi algumas colocando o aviso que iria atrasar alguns dias pela grande quantidade de inscrições, acredito que quem se inscreveu tem que ter paciência e aguardar, e se não for selecionado, aceitar e melhorar o blog para o próximo ano quem sabe conseguir uma parceria com a editora.

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa coluna, concordo com você o povo tem que entender que ha zilhões de blogs para serem analisados, povo hoje em dia nao tem paciência.

    ResponderExcluir
  5. Oii Nath! Li em outros blogs a msm coisa editora se atrasando e tals e mtos blogs impacietes...Mas como vc msm disse cada um tem seu lugar ao sol...Parabéns pelo post! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gente que não sabe perder ou aceitar o merecimento dos outros é fogo mesmo, além de não ter paciência :/ Concordo com tudo que você disse, amo esse tipo de matéria <3
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nath! Sou nova na blogosfera (em termos, pois já tive um blog na minha adolescência, há uns 10 anos) e adorei o post. Tenho participado de algumas seleções e vi muitos comentários desse tipo que você citou... Demonstra uma falta de maturidade tremenda, além de ser muito deprimente.
    Um beijo!
    Fê Cardoso
    Baseado em Livros

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Não sei bem o que pensar dessas pessoas que reclamam de tudo, seja da demora do resultado (eu espero de boas, mesmo que ansiosamente), ou do fato de não ter sido escolhido. Antes eu até ficava um pouco desanimada e triste, mas agora, sei que não adianta nada ficar choramingando e xingando o blog alheio.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. E vamos ser sinceras, Nath? O blogueiro tem mais é que pegar leve mesmo, porque no fim as parcerias são deliciosas para nós. Ganhar livro DE GRAÇA e ainda receber um monte de leitor pro blog nas promoções? Ahh, baixa a bola e seja gentil...
    As editoras precisam da gente sim, mas que é interesse nosso, é! hahahahaha

    Mesmo assim, se a Zahar não me escolher vou chorar uma semana seguida, mas prometo fazer isso sozinha no quarto hahahahaha

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  10. Vou te contar hein, tem blogueiro que chega dá vergonha de ver! já é um negócio que ele vai sair ganhando se for aceito daí ficar pagando de mimizento é fogo, é feio pro blog dele e mancha a blogosfera. São milhares de blogs e dentre eles, poucos são escolhidos, acho que se deveria pensar em não chamar a atenção de maneira contrária. Imagino o responsável pelas parcerias que está terminando as seleções e vê um negócio desse, se fosse eu, olharia todos que fizeram as reclamações e não selecionaria.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nath!
    Primeiro quero participar da sua coluna, já fiz o post. Hahah. Já disse que adoro memes, esse do bob esponja, adoro. Eu sei que o texto é direcionado a quem vai até página da editora reclamar e dá show, mas depois que li seu texto e da menina Ju me contive e parei de perguntar a editora quando sairá resultado, falo aqui da universo que quero saber o resultado. Vou ser sincera, quando eu comecei o blog alguns anos atrás, em 2012, eu ficava em cima perguntando, mas hoje em dia fico na minha só observando as tretas (que adoro), e esperando o surto de quem não passa. Atualmente prefiro ler aquilo a ficar presa a parceria a editora, eu tenho minhas favoritas que sonho em conseguir, mas se não acontecer tudo bem, vida que segue. Eu ri nessa parte em que a pessoa é recusada e vai até página fazer aue, ai mesmo que não vai conseguir nem um tíquete para o almoço. Sim, conversar no privado melhor coisa. E atualmente tenho perdido a fé na blogsfera, tivemos épocas melhores HAHAHA.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Bem como vc falou, mas fique sabendo amiga que quem reclama e quem nada faz e de nada participá e quando participá de um rafflecopter ja esta ser achando e acha que pode ficar no pe da pagina. tenha páciencia gente. eu costumo entrar sempre nos blogs que participó e observo quando termina e volta todos os dias quietinha, caladinha e vejo se saiu ou nao o resultado. So imagino o trabalhao que nao da para conferir se a pessoa curtiu a tal página, se seguiu o blog, o twitter ou ate mesmo o instagram, se comentouy se convidou ufa!!!!. realmente e de matar. bjs e boa sorte e paciencia o que fazer.
    como dizia meu avô nos temos 5 dedos em cada mão e cada um é diferente. rsrs

    ResponderExcluir
  13. Nhaiiiiiiii!!
    Nath concordo com todas as suas palavras rsrs, eu comecei meu blog sem parcerias sabe? Consegui algumas graças ao Pai, porém se não tivesse conseguido ele continuaria existindo porque eu não fico dependendo/esperando por parcerias para ler os livros que eu quero vou lá e compro, tanto que já tenho mais de 70 livros não lidos na estante e estou em desespero kkkkkkkkk.
    Fico triste quando não sou selecionado? Sim eu fico, mas a tristeza passa e sigo a vida com o que tenho agora, se não passou tenta melhorar e tenta novamente, foi assim que fiz e consegui esse ano uma parceria que não tinha conseguido ano passado!!
    Acho esse pessoal que faz esse tipo de coisa muito escroto (sim usarei essa palavra) sabe? Saber esperar é uma das qualidades que um blogueiro/leitor deve ter.

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  14. Oi Nathalia, concordo com você, é só esperar mais um pouco e é muita falta de educação quando as pessoas fazem isso, tem que esperar, não custa nada né bjs.

    ResponderExcluir
  15. Oi xará
    Ótima postagem! Concordo com um comentário que teve mais acima, você deveria fazer mais dessa coluna contigo mesma, fica ótimo!!
    Isso de ir xingar a editora ou cobra-la é algo mais tiro no pé que existe. Além de set ridículo e totalmente sem educação. Não sei o que se passa na cabeça de quem faz isso, é muito bizarro pensar que eles possam achar que fazendo isso vão conseguir alguma coisa. De qualquer forma, pelo menos as tretas nos divertem hahashahha
    Bjo :*

    ResponderExcluir
  16. Olá, Nath.
    Sou obrigado a concordar contigo. Infelizmente, as editoras atrasam os resultados. Porém, todo mundo atrasa vez ou outra nessa vida, é normal.
    O chato mesmo é perceber que muitos começam a difamar as editoras, autores e etc quando não conseguem uma parceria. =/

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  17. Oiii!

    Melhor post EVER! SIM eu fiz mimimi quando não passei na Planeta, pq eles duplicaram o número de parceiros e mesmo assim não fui aceita,mas tipo, depois de muitos não eu só queria reclamar. É um pouco desmotivante quando você vê pessoas que sempre está metendo o pau nas editoras nos grupos da vida passar e VC não, mas nada que me faça reclamar tanto assim. As vezes é até melhor não passar e fazer tudo na sua vontade.

    Acho que assim, foi ridículo o que fizeram principalmente na Planeta e na V&R mas não consegui ver mais nada. E acho péssimo desmerecer só pq eu não fui Escolhida.
    Maaaas enfim, isso acontece. ÓTIMO POST!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Miga, essa situação é bem complicada mesmo.

    Primeiro: eu também acho super chato quando uma editora atrasa a divulgação dos parceiros, mas né, acontecem mil imprevistos. Sem contar que SEMPRE têm mais inscrições do que elas esperam, então. E sim, eu sou das que acreditam que, pelo menos a maioria, avalia cada blog, mas enfim.

    Segundo: é triste pra caralho mesmo não passar. E não adianta, a gente sempre pensa que fez algo de errado e que não é bom o suficiente (principalmente quando perdemos uma parceria). Mas a vida tem dessas coisas mesmo, a gente ganha umas e perde outras. Todo mundo merece uma chance e talvez todos nós a tenhamos um dia, digo isso por experiência própria.

    Terceiro: isso tudo é motivo pra ofender a editora? Claramente não! Para mim, tudo é conversado. Atrasou a divulgação e não explicou? O que custar perguntar educadamente o porquê ao invés de ficar pressionando e xingando?? Tem coisas que eu não entendo mesmo. Depois... A editora não pode selecionar todos os blogs... Ficar triste por não ter sido selecionado é normal, mas depois passa. Não precisa criar caso, né? Ai, já tô ficando nervousar, melhor parar por aqui. HAEAHEUAHEUAHEAE

    Beijão!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Nath!

    Não importa quantas seleções tem, sempre tem algum blogueiro que consegue dar uma de mimizento e vai reclamar, seja para falar do atraso ou por não ser escolhido. Neste segundo caso, não adianta chorar, não passou, bola para frente, você vai morrer por não receber um livro de graça? De verdade, não tenho paciência para blogueiros desse nível, antes eu até ficava irritada por não ter passado, mas nunca fui reclamar na page de editora nenhuma, prefiro guardar para mim, mas hoje em dia, nem ligo mais, afinal, quem perde são eles, não eu.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  20. Eu só fico observando essas pessoas xingando as editoras, é muita falta de cérebro, né? Nunca que a editora vai querer uma pessoa dessas como parceiro. Eu adoro essa coluna tua, só leio verdades! Quero mais posts do tipo!
    Fico chateada quando não passo, mas fazer o que? Bola pra frente e bora tentar no próximo ano. rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Eu não tenho acompanhado essas coisas de seleção e tal...Mas sério que tem gente agindo assim???
    As pessoas não tem nenhuma noção do ridiculo não?

    Tipo, a parceria em si eu encaro basicamente como um favor pro blogueiro (e pro bolso dele), apesar da editora também ser beneficiada com a parceria. Quero dizer, o leitor que realmente gosta de ler continuaria comprando livros e tal, independente da parceria ou não...né?

    E quanto a nao ser selecionado...Pelamor, ne. Vamo crescer. Se não foi selecionado é pq nao foi bom o bastante. MELHORE.

    Se eu fosse a editora anotava tudo as pessoas q se comportam assim e só de raiva não daria parceria pra elas, NUNCA. NEVER. hahaha

    ResponderExcluir
  22. Oi, Natalia, tudo bem?

    Concordo em gênero, número e grau. E digo mais, outro dia eu estava conversando com alguns blogueiros amigos no nosso grupo do whatsapp e eu disse que caso eu trabalhasse em uma editora e fosse responsável peça seleção de parcerias, por exemplo, eu pegaria o nome de todos os bonitos e bonitas que reclamam e colocaria na lista negra! Não seriam nunca mais parceiros! Sou dessas! hahahaha
    Não passou? Paciência! Trabalhe mais. Trabalhe melhor!
    Ótima postagem!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  23. Oi, Nath!!
    Sempre nessa época de seleção é a mesma coisa, o povo se transforma, e é cada barraco que sai que minha nossa.
    Eu estou sempre longe desses mimimi, acho que isso acaba trazendo uma repercussão negativa para o blog.
    No ano que passou eu me atirei a participar de tudo que foi seleção, e não passei em muitas, claro que a gente fica tentando entender porque a editora X me aceitou e a y não.
    Mas esse ano resolvi ir devagar, participei de apenas 3 seleções e dessas passei em uma,
    mas agora nem esquento mais, simplesmente penso que se tiver um livro que eu queira muito ler
    eu vou na livraria e compro, leio sem compromisso.
    Adorei o post e acho que tu tens razão, tem comentários que devemos fazer em off.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  24. Oi Nathalia!
    Menina, ADOREI esse post! E amei a coluna! Tem um monte de blogueiro mimizento que precisava ler isso!
    Queima muito o filme gente, demais, é muita falta de profissionalismo!
    Eu gostaria de ter mais tempo e poder me dedicar mais as leituras e transformar o hobby em um emprego, mas acho que falta um tanto bom pra isso!
    No passado eu ia nos links de alguns blogs e perguntava "como esse blog passou e o meu não?" hahaha mas nunca reclamei com ninguém, muito menos com a editora!
    Adorei sua dica!
    Beijos, Juliane.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Nath. Nossa, não sabia que isso de blogueiros ficarem reclamando por não terem sido selecionados pelas editoras ou pelo atraso! Que horror, porque, como você disse, isso só vai piorar tudo na hora da escolha de blogs parceiros! Esse post é muito bom pra quem faz isso se tocar.

    ResponderExcluir
  26. Arrasou no texto!!! Pessoas que fazem isso precisam urgentemente Amadurecer e ponto! Ai depois pergunta o motivo de não ter passado na seleção :/
    As pessoas precisam entender é que elas tem que parar de focar nos blogs ou trabalhos dos outros e focar em si. Se você não passou na seleção, mas seu coleguinha sim, procure achar "os erros no seu blog" e tente melhorar. Todas as pessoas merecem oportunidades, mas você tem que FAZER por merecer!

    ResponderExcluir
  27. Teu post ficou tão pertinente, Nath, disse tudo que tinha que dizer e que muito de nós, blogueiros, gostaríamos que as editoras e nossos próprios colegas mimizentos soubessem. É decepcionante não passar no processo seletivo de alguma editora? É claro que é, receber um não nunca será a coisa mais agradável do mundo. Mas é necessário pensar que o blog é um cantinho da gente, onde nos expomos e encontramos pessoas que pensam como nós (ou não) e que nos enriquecem de alguma forma. O fato é que as parcerias são apenas consequências, mas não o objetivo maior, pelo menos pra mim. Ter um blog é extremamente pessoal, por mais coletivo que ele seja. Não existe certo ou errado, e criar um espaço só para conseguir solicitar os livros que você tanto quer é uma tarefa fadada ao fracasso. Ser blogueiro é ter amor e dedicação em tempo integral, mesmo que tu não esteja 24 horas por dia no blog. Ah, e claro, não esqueçamos a boa e velha maturidade, que sempre ajuda!

    ResponderExcluir
  28. Ta aí uma coisa que ainda não tinha prestado a atenção, o povo só sabe reclamar, deve ser muito difícil para eles administrarem tudo, você com certeza falou tudo.

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Muito legal a coluna, deu para perceber que esse e um mês muito guardado para os blogs mas ainda não tinha parado para ver a agitação que isso causa e acho que com certeza reclamar não é o melhor caminho pois deve mesmo ter muitas inscrições !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, volte sempre! :)